14 motivos para consultar um cirurgião vascular

Dor nas pernas, inchaço no fim do dia ou manchas incomuns não devem passar despercebidas. Cuidar da saúde vascular é fundamental para prevenir complicações, e passar por uma consulta com um especialista é o primeiro passo.

Mas, muitas pessoas acreditam que só precisam procurar um angiologista ou um cirurgião vascular quando surgem as varizes, mas existem diversos outros sinais e fatores de risco que merecem atenção

O diagnóstico precoce de condições vasculares evita diversos problemas sérios, como trombose, úlceras e até acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Pensando nisso, o blog do Dr. Fábio Rocha listou 14 sinais que indicam que você precisa agendar uma consulta com um cirurgião vascular. Confira!

1. Hipertensão arterial

A pressão alta é um dos principais fatores de risco para doenças vasculares, visto que compromete a saúde das artérias, aumentando as chances de AVC e de insuficiência arterial. Nessa situação, o acompanhamento especializado ajuda a reduzir complicações e prevenir quadros mais graves.

2. Diabetes e saúde vascular

O diabetes prejudica a circulação e pode levar a problemas como neuropatia, feridas crônicas e até amputações. Desse modo, o cirurgião vascular acompanha de perto a saúde dos pés e das pernas para evitar essas complicações.

3. Tabagismo

O tabagismo danifica os vasos sanguíneos, acelera o envelhecimento das artérias e aumenta muito o risco de trombose e aneurismas. Por isso, se você é fumante, consultar um vascular é essencial para prevenir consequências mais graves.

4. Histórico familiar de doenças vasculares

Doenças vasculares podem ser hereditárias. Desse modo, se seus pais ou avós já tiveram varizes, trombose ou aneurisma, suas chances de desenvolver doenças vasculares são maiores. A avaliação preventiva, nesses casos, é a melhor forma de se cuidar.

5. Dores nas pernas

Dores frequentes podem ser um sinal de insuficiência venosa ou até obstruções arteriais. Consultas de rotina podem evitar que o problema avance, a partir de um diagnóstico precoce.

6. Varizes e vasinhos

Além do desconforto estético, varizes podem causar dor, inchaço e evoluir para complicações como úlceras venosas e tromboflebite.

7. Colesterol e triglicerídeos altos

Níveis elevados de colesterol e triglicerídeos favorecem o acúmulo de placas de gordura nas artérias, aumentando o risco de entupimentos e AVC. Se você tem alguma alteração em relação a esses níveis, o acompanhamento com um médico vascular é fundamental.

8. Feridas de difícil cicatrização

Feridas que não cicatrizam podem indicar insuficiência venosa ou arterial. O acompanhamento é essencial para evitar infecções e complicações maiores.

9. Pernas inchadas

O inchaço frequente pode estar ligado à insuficiência venosa, problemas linfáticos ou cardíacos. Aqui, o papel do cirurgião vascular é identificar a causa e indicar o tratamento adequado.

10. Avaliação vascular antes de cirurgias

Antes de procedimentos abdominais, plásticos ou ortopédicos, é recomendada uma avaliação vascular para reduzir o risco de trombose no pós-operatório.

11. Pacientes em tratamento oncológico

Pacientes oncológicos têm maior risco de desenvolver trombose devido à própria doença e a alguns tipos de quimioterapia. Ter o auxílio contínuo de um médico vascular pode ser fundamental. Para saber mais sobre o tema e entender a relação entre os dois diagnósticos, acesse aqui.

12. Trabalho em pé ou sentado

A falta de movimento prejudica o retorno venoso e favorece o surgimento de varizes e inchaços. Quem trabalha em pé ou sentado por horas deve fazer acompanhamento vascular.

13. Sedentarismo e circulação

Outro fator que  pode comprometer a circulação e aumentar os riscos de trombose, obesidade e até mesmo de hipertensão, é a falta de atividades físicas na rotina.

14. Viagens longas

Permanecer muitas horas sentado no avião ou ônibus aumenta o risco de trombose venosa profunda. Um cirurgião vascular pode orientar medidas preventivas.

Agende uma consulta com o Dr. Fábio Rocha e cuide da sua saúde vascular!

Consultar um cirurgião vascular não deve ser visto apenas como uma medida de tratamento em casos de doenças, mas principalmente de prevenção, especialmente se você se identifica com algum dos motivos listados.Não adie sua saúde, cuidar da circulação é essencial! O cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha, atende em Ribeirão Preto – SP e é especialista em atendimento humanizado e adepto do Slow Medicine. Agende sua consulta e evite problemas no futuro.

Veja também:

20-08-2025

Qual a relação entre varizes, estética e saúde vascular?

Quando falamos em estética, muita gente pensa apenas em beleza. Mas, na medicina vascular, esse termo tem um significado diferente:…

Leia mais
18-08-2025

Afinal, o envelhecimento afeta a saúde das veias?

De fato, o envelhecimento é um processo natural – e faz parte do processo da vida humana. No entanto, traz…

Leia mais
14-08-2025

Conheça os principais grupos de risco para trombose e como evitá-la

A trombose ocorre quando coágulos prejudicam a circulação do sangue, representando um risco maior para algumas pessoas.  Fatores como: obesidade,…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por