A ausência de movimentação pode colocar a saúde do coração em cheque, consequentemente, afetando todo o sistema vascular. Esse é um dos principais motivos para se combater o sedentarismo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil possui a população mais sedentária da América Latina e ocupa a 5ª posição no ranking mundial.
Ainda de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens, o número chega a ser ainda mais alarmante: 84%.
Veja no texto a seguir como o sedentarismo impacta na saúde vascular e os melhores exercícios para combatê-lo.
Por definição, a OMS considera sedentários adultos entre 18 e 60 anos, quando estes não realizam ao menos 150 minutos semanais, ou 30 minutos em cinco dias na semana, de atividade física leve ou moderada.
É também considerada sedentária a pessoa que se mantém muito tempo inativa, sem praticar exercícios físicos e também aquelas que, apesar de se locomoverem e trabalharem em serviços físicos, não dedicam um período à prática de alguma modalidade esportiva ou treino em geral.
O sedentarismo está ligado a vários problemas de saúde e o sistema circulatório é um dos mais afetados. Quando não praticamos atividades físicas, por exemplo, há uma redução no bombeamento muscular.
Isso ocorre porque quando nos movemos, os músculos das pernas atuam como bombas, ajudando a impulsionar o sangue de volta para o coração. O sedentarismo reduz a frequência desse bombeamento, resultando no acúmulo de sangue nas veias.
Hoje com a comodidade da tecnologia, as pessoas passam cada vez mais tempo sentadas em frente ao computador, seja no trabalho presencial ou no home office. Porém, ficar muito tempo sentado, sem intervalos, pode aumentar a pressão nas veias, contribuindo para formação de varizes.
A falta de atividade física ainda pode provocar outras condições como atrofia muscular, infarto, AVC, problemas articulares e distúrbios do sono.
Para evitar o sedentarismo não há outra forma senão iniciar a prática de atividades físicas. Mas antes de começar é preciso consultar um profissional especializado e realizar exames.
Tendo o aval médico, é hora de iniciar os exercícios!
Se você está parado há bastante tempo, comece de forma leve e de preferência com uma atividade que desperte o seu interesse. Se você gosta de tranquilidade, provavelmente vai preferir algo como caminhada ou pilates.
Já para os que gostam de adrenalina e competição, esportes em equipes, como: futebol, vôlei e basquete são sempre boas opções.
A distância é uma das principais responsáveis pela desistência de exercícios físicos. Para não interromper a prática, escolha um local que seja próximo da sua moradia.
Pense também em locais que não tenham trânsito e nenhum empecilho para a sua rotina de atividades.
Os exercícios e a boa alimentação caminham lado a lado quando o assunto é cuidar da saúde. Ao consumir refeições saudáveis, você potencializa os ganhos com as atividades físicas e garante a quantidade certa de nutrientes que o seu corpo precisa.
Uma boa companhia é uma excelente motivação para dar início e continuidade aos treinos. Quanto mais gente com o mesmo foco, melhor. Se puder conciliar a sua prática com a de outros amigos, faça isso.
Você não precisa se limitar a apenas fazer os exercícios que está acostumado. É possível colocar o corpo para se movimentar com ações do cotidiano. Por exemplo, se você trabalha ou mora em um prédio, procure utilizar as escadas ao invés do elevador.
Outro exemplo é ir a pé ou pedalando de bicicleta para o trabalho. Essas ações também ajudam a combater o sedentarismo e a minimizar os riscos de problemas vasculares.
Realizar consultas médicas periodicamente é uma das melhores maneiras de cuidar da saúde.
Em Ribeirão Preto-SP, você pode realizar uma consulta de rotina com o cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha. Preserve a sua saúde vascular agendando uma consulta aqui.
Quem frequenta a academia e pratica exercícios físicos com regularidade já ouviu falar na creatina. Esse suplemento gera energia extra…
Leia maisO ano de 2024 tem sido atípico quando o assunto é queimadas no Brasil. “Dados do Programa Queimadas, do Instituto…
Leia maisO corpo humano é composto por diversos sistemas que trabalham em conjunto para garantir o seu funcionamento adequado. Entre eles,…
Leia mais