Cuidados com a saúde vascular durante as férias 

A chegada das férias representa um momento de descanso, relaxamento e de recarregar as energias. No entanto, os cuidados com a saúde vascular requerem atenção especial durante todo o ano. 

Algumas atividades que são realizadas durante viagens e passeios podem colocar em risco o sistema de circulação, principalmente em pessoas com predisposição para esse tipo de problema.  

Confira a seguir alguns dos principais riscos e como aproveitar as férias de forma saudável. 

Riscos durante as férias 

São diversos motivos que fazem com que as férias de verão sejam um período de atenção especial com a circulação. Um dos principais pontos que merecem cuidados é com o deslocamento. 

Ao viajar de ônibus ou avião, o passageiro pode sofrer a chamada “Trombose de Viajante”. Ela é provocada quando as pessoas passam muito tempo sentadas e sem movimentação, gerando o risco de tromboembolismo venoso

O tromboembolismo venoso se dá quando coágulos sanguíneos se formam dentro das veias e se deslocam pelo sistema circulatório das pernas, chegando até as artérias pulmonares. É muito grave e pode levar à morte.

A doença pode gerar a trombose venosa profunda, que é quando o coágulo está em uma veia profunda, geralmente nas pernas, ou a embolia pulmonar, quando o coágulo se desprende da veia, indo para os pulmões, bloqueando o suprimento de sangue e dificultando a respiração.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) ainda destaca que esses casos ocorrem com maior frequência em aviões. Fatores como assentos apertados e espaço curto para movimentar as pernas, aliados ao ar com menor quantidade de oxigênio e à baixa umidade, favorecem o espessamento do sangue e a formação de coágulos.

Impacto do verão 

O verão também pode ser prejudicial à saúde vascular, visto que o calor provoca a dilatação das veias, o que dificulta o retorno do sangue das pernas para o coração. Com isso, há um aumento de pressão nas veias, agravando problemas com varizes e a insuficiência venosa. 

Ainda, o fato de ficar muito tempo sob o sol direto aquece o corpo e aumenta a vasodilatação, e isso pode acentuar sintomas de insuficiência venosa.

As altas temperaturas também favorecem a retenção de líquidos, e é comum que as pessoas tenham mais inchaço (edema) nas pernas e nos pés. O quadro piora ao ficar sentado ou em pé por longos períodos.

Como cuidar da saúde vascular nas férias 

O primeiro passo antes de sair de férias é agendar uma consulta com um médico cirurgião vascular. Essa avaliação permitirá que o profissional verifique o estado atual da sua saúde vascular e possa fornecer orientações específicas de acordo com o seu caso. 

Para quem faz uso de meias de compressão, o ideal é utilizá-las durante a viagem, juntamente com um calçado confortável, para minimizar os riscos de inchaço nas pernas. 

Seja no avião ou no ônibus, procure se movimentar em pé a cada duas horas. Isso ajuda a evitar a estagnação do sangue nos membros inferiores. Elevar as pernas periodicamente também contribui para a redução de pressão nas veias. 

Alimentação e exercícios 

Praia
Exercícios ajudam a melhorar a saúde vascular.

É comum no período de férias sair da dieta, principalmente com o consumo de petiscos e frituras. Esses alimentos são ricos em sal e gordura, sendo nocivos para os vasos sanguíneos e para a circulação. 

As bebidas alcoólicas também podem impactar no aumento da pressão arterial, além de outros problemas circulatórios. 

Por conta disso, mesmo estando de férias, a alimentação precisa ser balanceada. Procure incluir frutas e vegetais, já que eles promovem a redução do colesterol e mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos. 

Manter-se hidratado é outro fator crucial para a saúde vascular. Beba água regularmente durante a viagem para evitar a desidratação. 

Embora as férias sejam um período de descanso, as atividades físicas não podem ser negligenciadas. A prática regular de exercícios fortalece o sistema vascular, reduzindo o risco de problemas circulatórios. 

Uma dica é fazer alongamentos, com movimentos simples como flexionar os tornozelos e girar os pés. Porém, tenha cuidado para não ficar exposto ao sol por longos períodos durante essas atividades. Use sempre protetor solar e procure sombras na medida do possível. 

Faça uma consulta antes das férias 

Sua saúde vascular merece o cuidado de um especialista de confiança. Aproveite o período de férias e agende uma consulta com o cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha

Com consultório em Ribeirão Preto-SP, Fábio Rocha é graduado em Medicina pela USP e adepto dos princípios da slow medicine, uma filosofia que valoriza a relação entre médico e paciente. 

Faça aqui o agendamento da sua consulta. 

Veja também:

03-09-2025

Quem tem linfedema pode praticar exercícios físicos?

O inchaço crônico em pernas ou braços, conhecido como linfedema, é causado pelo acúmulo de linfa nos tecidos, provocado por…

Leia mais
28-08-2025

Linfedema pós câncer de mama: causas, riscos e cuidados essenciais

O linfedema é uma complicação que pode aparecer após o tratamento do câncer de mama e merece atenção especial. Muitas…

Leia mais
26-08-2025

14 motivos para consultar um cirurgião vascular

Dor nas pernas, inchaço no fim do dia ou manchas incomuns não devem passar despercebidas. Cuidar da saúde vascular é…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por