Incluir alimentos ricos em potássio no dia a dia é uma maneira simples e eficaz de melhorar a saúde de forma natural! Este mineral é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendada uma ingestão diária de potássio de pelo menos 3.510 mg para adultos!
Para alcançar os níveis adequados de potássio, é essencial incluir alimentos ricos nesse mineral na dieta diária.
Vale destacar que, de modo geral, não há necessidade de recorrer a suplementos, visto que uma alimentação balanceada e diversificada, com opções naturais e nutritivas, é suficiente para a ingestão indicada pela OMS.
Pensando nisso, o blog do Dr. Fábio preparou o texto completo sobre as vantagens de incluir o potássio na alimentação. Confira!
Mineral essencial para o bom funcionamento das células, dos músculos e dos nervos, o potássio desempenha um papel muito importante em diversas funções corporais, desde a regulação da pressão arterial até a manutenção da saúde vascular!
Este é o terceiro mineral mais abundante no organismo, e contribui para o equilíbrio ácido-base do organismo (o ph) e auxilia os rins no processo de filtração, eliminando toxinas e resíduos, para ajudar a equilibrar os efeitos do sódio e muito mais!
Este mineral tem diversas funções no organismo. Entre os benefícios, destacam-se:
O mineral promove o relaxamento das artérias e, consequentemente, facilita a circulação do sangue e isso previne a pressão alta!
Além disso, o potássio ajuda a equilibrar os níveis de sódio no corpo, e contribui para a redução da pressão arterial, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares, como o AVC.
Por conta do relaxamento das artérias, o potássio ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir acidentes vasculares cerebrais.
Ainda, ele auxilia no equilíbrio das contrações do músculo cardíaco, contribuindo para a regularidade dos batimentos do coração – o que previne arritmias.
O potássio ajuda a neutralizar o excesso de ácidos no organismo. Ao realizar essa neutralização, ele contribui para elevar o pH do corpo, reduzindo a perda de cálcio pela urina e isso ajuda a prevenir a osteoporose.
O potássio é um dos eletrólitos do corpo, o qual tem a função de ajudar o organismo a manter os níveis de líquido normais.
Ainda, ele facilita a remoção do excesso de líquidos no corpo, ajudando a reduzir o inchaço. Por isso, alimentação com bons níveis de potássio é fundamental para pessoas que sofrem com inchaços frequentes.
Este mineral contribui para o bom funcionamento da insulina, controlando o apetite e diminuindo os desejos por comida, o que pode ser bom para quem busca perder peso.
Por conta disso, inclusive, ele pode ajudar no equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, e isso é excelente para prevenção de diabetes.
Como ele equilibra os ácidos no corpo e auxilia no pH, o potássio reduz a quantidade de cálcio na urina e, assim, previne a formação de pedras nos rins.
O potássio é essencial para o funcionamento adequado dos músculos e para as contrações musculares. Ele é fundamental para melhorar o desempenho e acelerar a recuperação muscular após o exercício – e isso previne as cãibras e fadiga, especialmente em pessoas fisicamente ativas.
Para garantir uma ingestão adequada de potássio, inclua em sua dieta alimentos, como:
Um nutricionista ou um profissional qualificado podem ajudar a elaborar um plano alimentar personalizado e adequado às suas necessidades.
E se você tiver desconfiado de algum problema vascular ou estiver enfrentando dores de inchaço, faça a sua consulta com o Dr. Fábio Rocha para um tratamento adequado, que pode ser aliado à alimentação.
Nos últimos anos, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), mais conhecidos como vape, ganhou popularidade como uma alternativa aparentemente mais…
Leia maisSe você já percebeu algum inchaço nas pernas ou mãos, ao final do dia, saiba que essa condição é muito…
Leia maisEmbora não haja cura para o lipedema, a alimentação, aliada a uma rotina de exercícios físicos e acompanhamento médico, desempenha…
Leia mais