Uma das principais recomendações de todo médico é que os pacientes façam exercícios físicos de forma regular. Neste contexto, a corrida acaba surgindo como uma das melhores opções já que, entre muitos benefícios, melhora a circulação sanguínea.
Isso ocorre porque esse exercício envolve o movimento das pernas, o que leva a uma maior compressão das veias profundas e, consequentemente, ao retorno venoso.
Segundo dados do Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava, os clubes de corrida cresceram 109% no Brasil em 2024, demonstrando o aumento da popularidade desse tipo de prática.
Além disso, a saúde vascular é um componente fundamental para o bom funcionamento do organismo. As artérias, veias e vasos capilares formam um complexo sistema responsável pelo transporte de sangue, oxigênio e nutrientes a todos os tecidos do corpo.
A atividade física regular tem impacto direto na prevenção, no tratamento e na reversão de muitos dos fatores de risco relacionados à saúde cardiovascular e vascular. Confira, no texto a seguir, como a corrida impacta a saúde.
O sistema vascular compreende todas as estruturas que transportam sangue pelo corpo: as artérias, que levam sangue rico em oxigênio do coração para os tecidos; as veias, que trazem o sangue de volta ao coração; e os capilares, que fazem a troca de gases e nutrientes com as células.
Uma boa saúde vascular garante que o sangue flua com facilidade, sem obstruções, e que os vasos tenham elasticidade suficiente para responder a variações de pressão.
Quando esse equilíbrio se perde, surgem problemas como hipertensão arterial, aterosclerose, trombose venosa profunda, AVC, entre outros. A boa notícia é que a prática regular de exercícios aeróbicos, como caminhada e corrida, pode ajudar a prevenir e controlar esses problemas.
A caminhada e a corrida são exercícios aeróbicos que, além de melhorar o condicionamento físico geral, têm benefícios diretos e significativos sobre o sistema vascular. Veja como essas atividades atuam:
Tanto a caminhada quanto a corrida estimulam o bombeamento do coração e a contração dos músculos das pernas e panturrilhas, que funcionam como uma “segunda bomba cardíaca”, ajudando a impulsionar o sangue de volta ao coração, especialmente pelas veias. Isso previne o acúmulo de sangue nos membros inferiores e reduz o risco de varizes e trombose venosa.
A atividade física promove uma redução crônica da pressão arterial em repouso, pois melhora o fluxo sanguíneo, diminui a resistência vascular periférica e melhora a eficiência cardíaca.
Uma das principais queixas de quem sofre de varizes é a sensação de peso e inchaço nas pernas. Isso ocorre porque as veias superficiais, que são responsáveis pelo retorno do sangue das pernas ao coração, não estão funcionando adequadamente.
Porém, a corrida ajuda a aliviar os sintomas. Ao praticar essa atividade, os músculos se contraem, pressionando as veias profundas e empurrando o sangue de volta para o coração. Isso alivia a sensação de peso.
É importante ressaltar que pacientes com varizes e outros problemas circulatórios devem fazer essas atividades com cuidado e sempre com acompanhamento médico. O recomendável é começar devagar e ir, gradualmente, aumentando a duração da atividade.
A corrida também pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de novas varizes. Como o fluxo melhora constantemente a cada atividade, as paredes das veias ficam mais fortalecidas, tornando mais difícil o aparecimento de novas varizes.
O endotélio é a camada interna dos vasos sanguíneos. Ele regula o tônus vascular, a pressão arterial e o equilíbrio entre substâncias que promovem a coagulação ou dissolução de coágulos.
Caminhar ou correr regularmente estimula a liberação de óxido nítrico (NO), uma substância produzida pelo endotélio que promove a vasodilatação e o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando sua função e elasticidade.
Praticar esportes é um dos hábitos mais saudáveis que se pode ter. No entanto, é importante fazer um check-up médico completo antes de iniciar os exercícios, para avaliar as condições de saúde.
Uma vez liberado pelo médico, o ideal é começar os treinos de forma gradual, estabelecendo metas e progredindo sem pressa. Lembre-se de que o descanso é igualmente importante. É no período de repouso que a musculatura se recupera, permitindo a continuidade da prática.
A escolha de calçados adequados ajuda a tornar a atividade mais confortável. Mantenha também uma boa alimentação e hidratação. Evite praticar corrida em jejum absoluto ou sob o sol em dias muito quentes.
Com um consultório moderno e de fácil acesso, o cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha presta atendimento humanizado, eficaz e altamente especializado em Ribeirão Preto – SP.
Caso suspeite de algum problema vascular ou deseje fazer uma consulta de rotina, faça o seu agendamento aqui.
O corpo costuma dar sinais quando algo não está bem. Com a má circulação não é diferente, com diversos sinais…
Leia maisAs varizes estão entre as doenças vasculares mais comuns entre as mulheres brasileiras, atingindo de 30% a 40% da população…
Leia maisA medicina cardiovascular evolui constantemente em busca de soluções menos invasivas e mais seguras. Um exemplo disso são os stents…
Leia mais