Valorizar uma alimentação benéfica para a saúde vascular é essencial porque os vasos sanguíneos desempenham um papel fundamental no transporte de oxigênio e nutrientes para todo o corpo.
Quando os vasos estão saudáveis, o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, aterosclerose, AVC e infarto, diminui significativamente. Isso sem contar a inflamação, que pode melhorar muito caso sejam incluídos ingredientes anti-inflamatórios na dieta.
Segundo o pesquisador Douglas Faria Corrêa Anjo, via Jornal Vascular Brasileiro, “Alimentos funcionais são definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporciona benefícios para a saúde, inclusive a prevenção e o tratamento de doenças”.
Ou seja, adotar hábitos alimentares saudáveis, aliados à prática regular de atividade física, contribui para uma vida mais longa e com maior qualidade, e isso tem um impacto significativo para o bem-estar!
Para você entender melhor sobre a relação entre saúde vascular e alimentação, especificamente, o blog do Dr. Fábio elaborou um conteúdo completo acerca do tema! Continue a leitura e saiba mais!
Os alimentos que consumimos influenciam diretamente a qualidade dos vasos sanguíneos e a fluidez do sangue. Uma dieta rica em gorduras saturadas, açúcares refinados e sódio pode levar ao acúmulo de placas de gordura nas artérias, aumentando o risco de obstrução e complicações cardiovasculares, além de inflamações no corpo!
Por outro lado, alimentos naturais e ricos em nutrientes podem fortalecer os vasos sanguíneos e melhorar a circulação.
Algumas vantagens de apostar em uma alimentação que contribui para o sistema circulatório são:
Se você ainda não conta com uma dieta equilibrada que beneficia o seu sistema circulatório, alguns ingredientes e alimentos que podem ser incluídos na rotina, de maneira balanceada, são:
Certos alimentos podem aumentar a inflamação, elevar o colesterol ruim (LDL), aumentar a pressão arterial e prejudicar a circulação sanguínea.
Alguns ingredientes e comidas que devem ser evitados são:
É fundamental manter uma hidratação adequada para garantir a fluidez sanguínea, porque influencia diretamente a circulação sanguínea, a pressão arterial e a saúde das artérias e veias.
Além disso, evite o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, que podem danificar os vasos sanguíneos.
A alimentação tem um papel essencial na prevenção de doenças vasculares e na promoção do bem-estar geral.
Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem fazer uma grande diferença para a saúde vascular e a saúde de modo geral.
Mas se você busca uma dieta mais personalizada para prevenir doenças vasculares, não deixe de se consultar com o Dr. Fábio Rocha!
O Dr. Fábio Rocha é um profissional renomado, com vasta experiência e dedicação na área da saúde, oferecendo atendimento de excelência e soluções personalizadas para cada paciente.
Seu compromisso com a qualidade e o bem-estar reflete-se na abordagem humanizada e no uso de tecnologias avançadas, garantindo diagnósticos precisos e tratamentos eficazes!
Marque sua consulta acessando aqui!
O estresse é uma resposta natural do corpo diante de situações desafiadoras. No entanto, quando se torna frequente e prolongado,…
Leia maisSabia que o jejum pré-operatório não é uma formalidade, mas sim uma medida de segurança essencial para um bom procedimento?…
Leia maisNome que se dá a um grupo de inúmeras doenças diferentes e que têm em comum a inflamação da parede…
Leia mais