O que faz e quais condições podem ser tratadas por um cirurgião vascular? 

Entre os muitos especialistas que podem ser formados pela Medicina, o cirurgião vascular faz parte de uma área com alta demanda por profissionais.

Esse especialista atua no diagnóstico, na cirurgia e no tratamento clínico de condições relacionadas ao sistema vascular (vasos linfáticos, artérias e veias), lidando com doenças venosas como varizes, tromboses e linfedemas

Um levantamento apresentado no estudo Demografia Médica no Brasil apontou que o país tinha 5.741 especialistas em cirurgia vascular titulados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2022

Devido à alta incidência de doenças vasculares, com dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) indicando que, a cada 100 brasileiros, 40 podem desenvolver doenças venosas ao longo da vida, e que cerca de 38% da população apresentava varizes em 2020, somada à complexidade dessas condições, a demanda por cirurgiões vasculares qualificados tende a crescer, tornando a área promissora para os próximos anos.

Confira no blog do Dr. Fábio Rocha mais sobre essa especialidade, o profissional e as doenças que podem ser tratadas. Saiba mais a seguir!

O que faz um cirurgião vascular? 

O cirurgião vascular é o profissional que realiza o diagnóstico, indica tratamentos clínicos e cirúrgicos de doenças venosas relacionadas ao sistema vascular, um dos mais importantes do corpo humano.

É por meio do sistema vascular, juntamente com o coração e o sangue, que ocorre o transporte de nutrientes e oxigênio. 

O sangue oxigenado proveniente dos pulmões e os nutrientes absorvidos pelo sistema digestivo são levados aos tecidos e órgãos do corpo, fornecendo o suporte vital para a sobrevivência das células. Além disso, esse sistema atua no funcionamento hormonal, na pressão sanguínea e na regulação da temperatura corporal.

O cirurgião vascular é capacitado para identificar condições adversas nesse sistema, direcionando aos tratamentos mais adequados, sejam eles cirúrgicos, com técnicas específicas, ou clínicos, com medicação e mudanças nos hábitos de vida e na alimentação. 

Qual é a formação de um cirurgião vascular?

A formação acadêmica em cirurgia vascular é marcada por muito estudo. Normalmente, ocorre da seguinte maneira: 

  • A formação começa com o bacharelado em Medicina;
  • Após essa etapa, é necessário concluir a residência médica em Cirurgia Geral;
  • Em seguida, vem a residência em Cirurgia Vascular; 
  • Depois dessa formação, ocorre uma série de provas de título, que são o principal meio de a SBCV controlar a qualidade do profissional.

Após receber o título de cirurgião vascular, o especialista pode realizar provas de título para subespecializações como Ecografia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular. 

Qual a diferença entre cirurgião vascular e angiologista? 

É comum que muitos aspirantes à cirurgia vascular, assim como pacientes, tenham dúvidas e confundam o cirurgião vascular com o angiologista. No entanto, existem diferenças entre esses especialistas, e entendê-las é essencial. 

A principal distinção entre os profissionais está no foco de atuação. Enquanto o angiologista desempenha principalmente o tratamento clínico, ou seja, não cirúrgico, das condições venosas, o cirurgião vascular vai mais além, sendo habilitado e treinado para realizar intervenções endovasculares (minimamente invasivas) e cirúrgicas. 

Quais doenças podem ser tratadas pelo cirurgião vascular? 

O especialista em cirurgia vascular trata diversas condições que afetam diretamente o sistema vascular, como:

No âmbito das cirurgias, o cirurgião vascular realiza intervenções para correção de aneurismas, procedimentos endovasculares, como cateterismo e angioplastias com stent, feitos por dentro dos vasos, para tratar condições em artérias e veias, além do bypass vascular

Por que são importantes as consultas regulares com um cirurgião vascular? 

Principalmente para pacientes com histórico genético de doenças venosas, as consultas regulares com um cirurgião vascular são de grande importância para o diagnóstico de condições como tromboses, que podem se agravar severamente se não forem tratadas precocemente e adequadamente. 

Pacientes com comorbidades como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardiovasculares, incluindo arritmias e insuficiência cardíaca, também devem estar atentos e realizar avaliações periódicas com um cirurgião vascular, seja para diagnósticos precoces ou para acompanhamento de doenças venosas já existentes. 

Além disso, qualquer pessoa, mesmo sem histórico ou comorbidade, que apresente sintomas de doenças venosas, como inchaço dos membros (pernas e braços), dores localizadas, vermelhidão, queimação, cãibras, descoloração e/ou descamação da pele, deve se consultar com um cirurgião vascular para melhor entendimento desses sinais, realização de exames e orientações quanto aos tratamentos adequados. 

Agende hoje mesmo sua consulta com o Dr, Fábio Rocha!   

Caso esteja sentindo sintomas de doenças venosas ou queira acompanhar sua saúde vascular com um cirurgião vascular capacitado e experiente, agende uma consulta com o Dr. Fábio Rocha! 

Adepto aos princípios da Slow Medicine, o Dr. Fábio Rocha valoriza o tempo e escuta cada um de seus pacientes, oferecendo cuidados personalizados e adequados que promovem bem-estar e qualidade de vida.

Agende sua consulta acessando aqui

Veja também:

14-01-2026

Laser transdérmico: em que consiste o procedimento e quando ele é indicado?

Quem nunca se deparou com vídeos e relatos de procedimentos estéticos na internet, não é mesmo? Com o crescimento das…

Leia mais
08-01-2026

Varizes tronculares: diagnóstico, sintomas e cuidados

Varizes são condições comuns que afetam milhões de brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a…

Leia mais
06-01-2026

Mãos inchadas após a corrida: entenda o que isso significa

Você já percebeu que suas mãos incharam após uma corrida ou caminhada? Apesar de poucas pessoas saberem sobre isso, essa…

Leia mais

Copyright © 2026 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por