Quando o melhor caminho para solucionar um problema vascular é a cirurgia, muitas dúvidas podem surgir quanto ao procedimento. Afinal, existem alguns tipos de cirurgias vasculares que são realizadas nas pernas.
O cirurgião vascular Fábio Rocha explica sobre alguns cuidados que o paciente precisa ter no pré, intra e pós-cirurgia.
Após passar por consulta médica e agendar a cirurgia, o paciente precisa se atentar a alguns cuidados. Contudo, lembre-se que cada situação dependerá do tipo de cirurgia que você fará. Afinal, cada procedimento exige um tipo de cuidado.
Primeiro passo é entender que será necessário um jejum de pelo menos oito horas. E, nesse jejum, além de não ingerir alimentos, o paciente também não poderá ingerir água. A água só é permitida em alguns casos, com pequenos goles, se o paciente tiver que tomar algum medicamento.
Outro item que ele deve ficar atento é chegar ao local da cirurgia com pelo menos duas horas de antecedência. Se for pedido, o paciente deverá levar os exames que já foram realizados previamente.
Normalmente o médico terá feito marcações com uma caneta especial nas pernas do paciente. Essas marcações serão guias no momento da cirurgia. A pessoa poderá tomar banho normalmente, mas deverá evitar hidratantes e óleos para que a tinta da caneta não seja removida.
Os cuidados intra operatórios também fazem parte para o sucesso da cirurgia. Porém não é um tipo de cuidado único para todos os pacientes.
Compreenda que cada pessoa é única, tem suas necessidades e consequentemente os cuidados serão individualizados nesta fase do tratamento.
De modo geral podemos dizer que três fases devem ser observadas aqui: indução anestésica, procedimento cirúrgico e recuperação anestésica. Ou seja, o paciente deve ser anestesiado por um profissional, em centro cirúrgico de hospital ou clínica com infra-estrutura para possíveis intercorrências. A cirurgia deve ser realizada por médico profissional e logo após o término dela, a reversão da anestesia deve ser feita pelo anestesista.
O pós-operatório será a parte mais importante, pois é nesta fase, com a ajuda do paciente, que a cirurgia será realmente um sucesso.
As meias elásticas de compressão são fundamentais no pós-operatório de cirurgia vascular nas pernas. O tempo que elas serão utilizadas será indicado pelo cirurgião vascular.
Não importa qual o tipo de cirurgia vascular que você fez nas pernas, os medicamentos podem causar desidratação. Por isso, é essencial que a hidratação seja feita de forma correta.
Evite fazer esse tipo de cirurgia estando bronzeado(a). Após a cirurgia, evite se expor ao sol até que sua pele esteja totalmente recuperada. Quando sei que ela estará recuperada? O seu médico irá te orientar quanto a isso.
Ficar totalmente em repouso não é a melhor opção. Fazer uma pequena caminhada dentro de casa, de até dez minutos a cada duas horas, ajuda a melhorar a circulação e a evitar problemas como trombose e inchaços.
Apesar de não ser uma técnica obrigatória, a drenagem linfática é indicada para ajudar na diminuição de inchaços locais.
Certifique-se de que as mãos de quem irá ajudar com os curativos estejam realmente limpas. Isso ajudará a evitar contaminação e possíveis infecções. Usar álcool 70% é uma boa alternativa. Outra situação é ficar atento ao micropore e a possíveis anormalidades, como mudança de cor na pele, dores ou outra situação fora do que é esperado. Caso aconteça, deve-se informar ao médico imediatamente.
Apesar de, em alguns casos, os pacientes sentirem náuseas, é preciso se alimentar de forma correta e o mais saudável possível. Ah, e não se esqueça da hidratação.
O cirurgião vascular Fábio Rocha atende na cidade de Ribeirão Preto (SP). Com todo conhecimento, dedicação e atuação empática a serviço da conquista da saúde plena, Fábio Rocha realiza as consultas na Clínica Lotus. O médico oferece atendimento humanizado e especializado. Para marcar uma consulta, clique aqui.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais