As varizes são um problema de fácil identificação, sendo visíveis, geralmente incomodam esteticamente, além dos sintomas físicos. São veias superficiais dilatadas, geralmente na cor azul-púrpura.
Mais comum nas pernas e nos pés, as varizes se tratam de veias que perderam em parte ou totalmente sua função de conduzir o sangue até o coração.
Veja maneiras de prevenir as varizes no blog do Dr. Fábio!
Dores, sensação de peso nos membros inferiores, cansaço e inchaço nas pernas, principalmente à tarde, estão entre os sintomas mais comuns das varizes.
Algumas pessoas possuem uma maior tendência de dilatação das veias e de disfunção das válvulas, mas também existem fatores de risco, como obesidade, tabagismo e idade avançada que contribuem para o surgimento de varizes.
Prevenir o problema tem uma forte ligação com o estilo de vida, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) indica ações como realizar exercícios físicos, não fumar, usar meias de compressão e não permanecer muito tempo na mesma posição.
Abaixo, veja dicas para evitar o surgimento de varizes:
A obesidade e o sobrepeso são dois fatores que aumentam a chance de uma pessoa desenvolver varizes. O excesso de peso sobre as pernas dificulta que o sangue retorne ao coração, um fator que leva a pessoa a desenvolver o problema.

Uma dieta equilibrada traz inúmeros benefícios para a saúde, incluindo fazer com que o sistema circulatório funcione melhor. Outro ponto é que ela ajuda a evitar o sobrepeso e a obesidade.
Mantenha uma alimentação que evite açúcares, gorduras e alimentos processados.
Usar constantemente roupas apertadas pode prejudicar a circulação. Facilitando o surgimento de varizes.
A prevenção de varizes está muito ligada ao estilo de vida. Manter uma rotina de exercícios físicos ajuda a melhorar o sistema cardiovascular, tornando a circulação do sangue melhor.
Outro ponto é que músculos mais fortes auxiliam no bombeamento de sangue de volta ao coração. Para conseguir manter uma rotina de exercícios, procure uma atividade que você goste.
O tabagismo é um dos fatores de risco para uma pessoa desenvolver varizes. A nicotina é uma substância que aumenta a viscosidade do sangue, dificultando o bombeamento deste para o coração.
Permanecer por longos períodos em uma mesma posição prejudica a circulação. Quem trabalha o dia inteiro sentado, por exemplo, precisa encontrar formas de amenizar a situação.
Coisas simples para tentar se movimentar no trabalho são uma boa solução, como levantar de tempos em tempos para dar uma volta e usar as escadas ao invés do elevador.

As meias de compressão auxiliam no processo de circulação sanguínea. Elas fazem isso, porque ao comprimir a região da perna, pressionam as veias e ajudam o sangue a ser bombeado de volta para o coração.
O hábito de deixar as pernas para cima pelo menos 15 minutos por dia ajuda a prevenir as varizes. Manter as pernas em uma posição acima do coração ajuda no movimento circulatório.
Quando usados em excesso, os sapatos de salto alto prejudicam a circulação, porque ajudam no acúmulo de sangue na região da panturrilha.
Os tratamentos de varizes estão entre os procedimentos oferecidos pelo Dr. Fábio Rocha, Angiologista e Cirurgião Vascular. Caso você queira marcar uma consulta, o agendamento pode ser feito através do telefone (16) 3442-7562 ou (16) 99704-7562.
Com o início do ano chegando, muitas pessoas organizam suas consultas de rotina médica. Para pacientes vasculares, o acompanhamento médico…
Leia maisO linfedema é uma condição que afeta o sistema linfático e pode ser agravada significativamente quando a obesidade também estiver…
Leia maisO linfedema ocorre quando há um acúmulo anormal de líquido linfático que causa inchaço crônico nos braços ou pernas. O…
Leia mais