As veias dilatadas, tortuosas e superficiais com a cor púrpura-azulada, muitas vezes com a aparência de vasinhos, caracterizam o problema vascular conhecido como varizes. Fazem parte do quadro, sintomas como sensação de inchaço, de peso nas pernas, dor nos membros inferiores, dormência, ardência e veias roxas, tortuosas e em relevo.
O aspecto físico da doença é o que, em geral, é mais conhecido, porém além da estética, as varizes aumentam os riscos de problemas vasculares mais graves.
Muitos não sabem, mas existem diferentes tipos de varizes, como veremos no texto do blog do Dr. Fábio.
Veias tronculares (ou veias varicosas do tronco)
Veias tronculares são espessas, torcidas, alongadas e às vezes tortuosas, ficam próximas à superfície da pele e se destacam. Geralmente aparecem nas pernas.
São um tipo de varizes que podem causar a dilatação de grandes troncos venosos e afetarem a veia de safena, causando problemas como flebite superficial e trombose venosa profunda.
Com tamanho mediano, elas podem ser encontradas nas pernas, face e ao redor do nariz. Causadas por válvulas danificadas nas veias, as varizes reticulares têm cor esverdeada ou azulada.
Esse tipo de varizes não costuma gerar grandes riscos para a saúde de quem tem o problema.
Muitas vezes com aparência que lembra uma teia de aranha, as telangiectasias ou aranhas vasculares tratam-se de vasos sanguíneos dilatados próximos à superfície da pele. Também são conhecidas como vasinhos, veias de fio ou de aranha.
Seu maior problema é a aparência, não costumando ter grandes consequências para a saúde vascular. Os pacientes que têm esse tipo de varizes podem ter sensação de peso e cansaço.
Apesar de sua maior consequência ser estética, as aranhas vasculares devem ser tratadas, pois sua existência significa que o sangue não está correndo de forma correta nas pernas. Elas podem causar edemas, descoloração na pele e levar a varizes tronculares.
Em relação aos tratamentos, variam de acordo com a localização e o tamanho das varizes, devendo ser aplicado o método adequado. Englobam desde mudanças de estilo de vida até intervenções cirúrgicas.
Cirurgia, escleroterapia e esclerose de varizes estão entre as formas de tratar o problema vascular.
Está sofrendo com varizes, estética ou fisicamente? Procure um especialista. O Dr. Fábio Rocha é angiologista e cirurgião vascular e realiza uma série de procedimentos para o tratamento desse tipo de doença.
Você pode agendar sua consulta pelo telefone (16) 3442-7562 ou pelo WhatsApp (16) 99704-7562. Veja mais informações no site.
As meias de compressão são importantes aliadas para a saúde vascular e costumam ser recomendadas por cirurgiões vasculares para prevenir…
Leia maisA Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também chamada de doença de Willis-Ekbom, é uma condição neurológica que afeta milhões de…
Leia maisO Whey Protein é um dos queridinhos dos frequentadores de academias por auxiliar no ganho de massa muscular e de…
Leia mais