4 procedimentos estéticos feitos por um cirurgião vascular

Sabia que o cirurgião vascular também pode realizar procedimentos estéticos, desde que indicado previamente? Especialmente porque, em grande parte dos casos, esse tipo de tratamento vai muito além da aparência

No caso de varizes, por exemplo, eles não só melhoram a estética das pernas, como também trazem benefícios importantes para a saúde, incluindo alívio da dor, melhora da circulação e mais qualidade de vida. 

Para você entender mais sobre os procedimentos estéticos realizados por um vascular, o blog do Dr. Fábio Rocha elaborou um texto sobre o tema, citando quatro tipos de tratamentos estéticos que podem ser indicados por esse especialista. Confira! 

Quais são os benefícios de um procedimento estético?

Os procedimentos estéticos podem ser positivos em várias questões na vida de uma pessoa, não apenas relativos à aparência. 

Como vimos anteriormente, a melhora na qualidade de vida e na autoestima são outros benefícios que nem sempre são lembrados, mas merecem atenção ao se falar sobre o assunto.

Além deles, também destacam-se:

  • Alívio de sintomas como dor, inchaço, sensação de peso, queimação e cansaço nas pernas;
  • Melhora da circulação sanguínea, reduzindo o risco de complicações como trombose e úlceras venosas;
  • Prevenção da progressão da insuficiência venosa, evitando que problemas simples se tornem mais graves.

Quais são os procedimentos estéticos?

Entre os tratamentos estéticos realizados por um vascular estão:

Tratamento de varizes

Entre os problemas vasculares mais conhecidos, estão as varizes, que são veias superficiais das pernas que se dilatam, tornando-se tortuosas e saltadas na pele. Essa condição ocasiona dores, inchaço e desconforto nos membros inferiores.

Para o tratamento, há dois caminhos possíveis: a escleroterapia e a ablação endovenosa a laser (EVLT), a depender da avaliação médica.

A escleroterapia é um procedimento não cirúrgico e minimamente invasivo, ou seja, que envolve apenas a aplicação de uma injeção com uma solução química pelo médico. Isso faz com que as varizes se contraiam e desapareçam progressivamente.

A quantidade de aplicações pode variar dependendo da extensão do problema.

Já a EVLT utiliza a tecnologia de laser e também se configura como um tratamento minimamente invasivo, em que são necessárias pequenas incisões, quase imperceptíveis, na pele. O procedimento é feito com energia laser, que é utilizada para fechar as veias afetadas gradualmente.

Saiba o que pode causar o surgimento de varizes no blog do Doutor Fábio Rocha.

Remoção de vasinhos 

Procedimentos estéticos também são indicados para a remoção de vasinhos na perna. Apesar de semelhantes, a definição dos vasinhos é um pouco diferente das varizes.

Vasinhos são vasos sanguíneos dilatados que aparecem na superfície da pele. Podem ser assintomáticos, apenas com impactos estéticos, ou também causar sintomas como dor localizada, prurido (coceira), formigamento e queimação.

Para o tratamento, podem ser adotados dois procedimentos, que são a laserterapia e a escleroterapia com espuma.

Na laserterapia, é usado um feixe de luz para aquecer e destruir os vasinhos, proporcionando uma melhora estética visível no local.

A outra opção é a escleroterapia com espuma consiste na injeção de uma substância, assim como na escleroterapia tradicional, mas essa solução vem em forma de espuma, motivo pelo qual também é conhecida como secagem de vasinhos.

Reconstrução de veias

Esse tratamento é adotado em casos mais avançados de insuficiência venosa crônica. É uma intervenção tão eficaz quanto as outras já mencionadas e visa reconstruir as veias da perna para restaurar o fluxo sanguíneo.

Nesse caso, as possibilidades são a flebectomia ambulatorial e a cirurgia de safenectomia. Apesar dos nomes técnicos, são procedimentos seguros e já consolidados entre os procedimentos estéticos.

A flebectomia ambulatorial é uma interferência cirúrgica minimamente invasiva que não requer internação. Consiste na remoção de veias doentes por meio de pequenas incisões na pele.

O resultado é o alívio dos sintomas e, ainda, a melhora estética.

Por fim, a cirurgia de safenectomia é a remoção da veia safena danificada. Nesse caso, o procedimento requer jejum e anestesia epidural (mesma usada em cesarianas) ou, em alguns casos, anestesia geral.

O procedimento é feito com pequenas incisões e, a depender do médico, a alta pode acontecer no mesmo dia. Para saber mais sobre as cirurgias de safena, acesse o blog do Dr. Fábio Rocha.

Como prevenir doenças vasculares?

Como pôde ser visto ao longo do texto, os benefícios dos procedimentos estéticos vão muito além das aparências, aumentando a qualidade de vida e a autoestima.

Com o acompanhamento constante do médico e os tratamentos adequados, complicações decorrentes da insuficiência venosa são evitadas, fazendo com que procedimentos simples e pouco invasivos sejam suficientes para manter o corpo saudável.

Ainda, é possível prevenir problemas vasculares por meio de exercícios físicos e alongamentos, que também contribuem para uma boa circulação sanguínea.

Cuide da sua saúde com um cirurgião vascular de confiança!

O angiologista e cirurgião vascular Dr. Fábio Rocha, formado pela USP-Ribeirão Preto, pode atender você. 

Com o método Slow Medicine (Medicina Sem Pressa, na tradução), que é um atendimento empático e focado no paciente, você pode ter o acompanhamento de um profissional gabaritado e experiente para proporcionar o tratamento mais adequado a sua saúde vascular.

Para ter um atendimento altamente especializado, agende uma avaliação com o Dr. Fábio Rocha!

Veja também:

03-10-2025

Quais são os mitos e as verdades sobre o AVC?

O AVC, conhecido também como “derrame”, é uma condição médica que necessita de atendimento urgente para minimizar seus danos. Ele…

Leia mais
01-10-2025

Qual é a relação entre exercícios físicos e varizes?

Entre as condições do sistema vascular, as varizes são uma das mais comuns na população brasileira. No entanto, devido à…

Leia mais
25-09-2025

Tornozelo inchado pode ser sinal de problema vascular? Entenda quando se preocupar

Nem sempre um tornozelo inchado é apenas resultado de esforço ou trauma. Em alguns casos, ele pode sinalizar alterações na…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por