Varizes são condições comuns que afetam milhões de brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a doença acomete cerca de 38% da população brasileira, com uma prevalência de 30% nos homens e 45% nas mulheres.
É importante ressaltar que nem todos os casos de veias varicosas são iguais. Nesse contexto, as varizes tronculares merecem destaque, já que são mais evidentes, grossas e podem gerar complicações se não forem tratadas adequadamente.
Pensando nisso, o blog do Dr. Fábio Rocha preparou um conteúdo completo explicando o que são as varizes tronculares, quais são seus sintomas, riscos e os tratamentos mais indicados para o quadro. Confira!
As varizes são veias dilatadas e tortuosas e é mais comum que elas sejam superficiais. Porém, quando essa condição afeta veias maiores, como as veias safenas magna e parva, ela pode ser mais severa.
Assim, as varizes tronculares surgem devido a problemas no retorno venoso, ou seja, na volta do sangue ao coração. Com isso, o acúmulo sanguíneo causa dor e inchaço na região das pernas.
Devido à profundidade do comprometimento, os sintomas são mais intensos do que quando veias superficiais são afetadas. O diagnóstico e tratamento devem ser feitos o quanto antes para que a doença não avance.
Assim como em outros tipos de varizes, as tronculares têm um impacto estético significativo, já que as veias inchadas ficam aparentes e geram incômodo no paciente. Porém, há outros sintomas que demandam atenção:
De qualquer forma, esses sintomas podem indicar outros problemas de saúde, portanto é importante buscar um diagnóstico mais preciso com um cirurgião vascular de confiança.
Se não forem tratadas a tempo, as varizes tronculares podem gerar edemas crônicos (inchaços persistentes), alterações como o escurecimento da cor da pele e úlceras venosas.
Além disso, pode causar a tromboflebite, inflamação da veia causada por um coágulo de sangue. Essa condição está relacionada à trombose venosa profunda, que é grave e deve ser tratada imediatamente.
Para evitar que o quadro evolua, é preciso manter o acompanhamento próximo com um médico capacitado como o Dr. Fábio Rocha, garantindo uma detecção precoce e que o tratamento seja o menos invasivo possível.
Para tratar varizes tronculares, existem diferentes métodos, geralmente pouco invasivos no início dos sintomas. Quando o caso já é avançado, podem ser recomendados tratamentos cirúrgicos.
A ablação endotérmica é uma forma minimamente invasiva de tratar essa condição, reduzindo os sintomas e melhorando a aparência das pernas. O calor gerado por radiofrequência ou laser nas veias doentes pode ser suficiente se o tratamento ocorrer em fases iniciais da doença.
Outro procedimento indicado com frequência é a escleroterapia com espuma guiada por ultrassom. É um tratamento não cirúrgico que utiliza de uma espuma esclerosante para corrigir as varizes, geralmente de médio a grande porte, e tem uma recuperação rápida.
Em casos mais complexos, quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado, é indicada a cirurgia. Ela pode envolver a remoção ou ligadura das veias varicosas e requer cuidados específicos de pré e pós-operatório. Apesar de ser mais complexa, é igualmente eficaz e segura.
Isso reforça a importância do diagnóstico precoce, que pode tornar o tratamento mais simples e rápido.
O Dr. Fábio Rocha é um cirurgião vascular e angiologista experiente e qualificado que realiza atendimentos baseados na filosofia do Slow Medicine, garantindo um acompanhamento atencioso e personalizado a cada paciente.
Com técnicas modernas e seguras e uma infraestrutura de qualidade, sua saúde vascular recebe todo o cuidado que precisa, seja na prevenção ou no combate a varizes e outras doenças do sistema circulatório.
Para receber um atendimento acolhedor e especializado, agende uma avaliação clicando aqui!
Você já percebeu que suas mãos incharam após uma corrida ou caminhada? Apesar de poucas pessoas saberem sobre isso, essa…
Leia maisO uso de anabolizantes de forma descontrolada pode causar efeitos graves no organismo. Entre as complicações mais preocupantes está a…
Leia maisA insuficiência venosa crônica é a dificuldade do organismo em levar o sangue de volta ao coração no processo de…
Leia mais