Quando se planeja uma cirurgia para corrigir varizes, é importante ter em mente que o pós-operatório é uma etapa necessária para manter o bem-estar e a segurança do procedimento.
Levando isso em consideração, é natural que haja o questionamento sobre a necessidade de férias para passar por esse tipo de cirurgia. Com o avanço da medicina e das técnicas empregadas nessas intervenções, métodos minimamente invasivos podem exigir poucos dias de recuperação.
Para ajudar você a entender se é necessário ou não tirar férias para passar por uma cirurgia de varizes, preparamos um conteúdo completo sobre o tempo de recuperação e os cuidados a serem tomados no pós-operatório. Confira!
A resposta é que depende do tempo de recuperação. Procedimentos minimamente invasivos não requerem um período longo de repouso, enquanto a cirurgia tradicional demanda de 7 a 15 dias.
O método utilizado deve ser escolhido com orientação especializada, e o procedimento adequado varia de acordo com diversos fatores, tais como:
A partir dessas informações, o cirurgião vascular responsável poderá avaliar caso a caso qual é a melhor opção de tratamento, adaptando-a à rotina do paciente.
Esse tipo de cuidado pode ser encontrado na clínica do Dr. Fábio Rocha, que oferece um atendimento personalizado a todos os seus pacientes por meio do método Slow Medicine.
Para esclarecer quais são os tratamentos e o tempo de recuperação deles, listamos os quatro principais a seguir:
Escleroterapia: é um procedimento simples e feito em consultório em que uma solução é injetada diretamente nas veias afetadas. Geralmente, não requer um tempo de recuperação significativo;
Escleroterapia com espuma: é parecido com o do item anterior, com a injeção de Polidocanol em forma de espuma para que as veias endureçam e desapareçam. Também não requer um tempo significativo de repouso;
Laser transdérmico: também é realizado em consultório e consiste na aplicação de uma luz intensa sobre a pele, fazendo com que as veias afetadas se contraiam e sejam destruídas. O tempo estimado de recuperação é de 24 a 48 horas;
Cirurgia tradicional: método em que as veias são removidas por meio de pequenas incisões e tem alta eficácia no tratamento de varizes. O tempo de recuperação varia, mas é em média de 7 a 15 dias.
O pós-operatório pode mudar de um tratamento para outro, o que reforça a importância de contar com um cirurgião vascular de confiança para fazer esse acompanhamento. Algumas atitudes, porém, sempre são bem-vindas no período de recuperação de um procedimento.
Primeiramente, é importante usar meias de compressão, conforme a orientação do médico. Elas ajudam na circulação e reduzem o inchaço, acelerando a recuperação.
Também costuma ser recomendado não deixar a região operada exposta ao sol, evitando manchas em áreas que ainda estejam sensíveis por conta do tratamento.
Além disso, é fundamental não ficar por muito tempo na mesma posição após o procedimento, evitando que a circulação seja prejudicada e cause inchaços.
Sobre atividades físicas, caminhadas leves são indicadas em alguns casos para estimular a circulação e ajudar na recuperação, mas exercícios intensos devem ser retomados apenas com orientação médica.
O Dr. Fábio Rocha é um cirurgião vascular e angiologista experiente e capacitado com preparo para indicar o procedimento mais adequado à sua realidade.
Disponibilizando um atendimento personalizado, o foco é no bem-estar do paciente, com orientações precisas e seguras que fazem toda a diferença no seu tratamento.
O acompanhamento é feito desde a primeira consulta até o pós-operatório, garantindo uma atenção contínua até a completa recuperação.
Clique aqui para agendar a sua avaliação!
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um déficit neurológico de origem cerebrovascular…
Leia maisMuita gente percebe que tem varizes nas pernas e lembra logo de pais ou avós com o mesmo problema. Essa…
Leia maisQuem nunca se deparou com vídeos e relatos de procedimentos estéticos na internet, não é mesmo? Com o crescimento das…
Leia mais