A influência dos alimentos na saúde vascular

“Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. A frase que você acabou de ler tem mais de 2.400 anos e foi dita por Hipócrates, o pai da medicina.

O ditado comprova o que a ciência sabe há milhares de anos sobre a relação entre o hábito alimentar e a diminuição do risco de doenças. Isso se aplica também na saúde vascular, já que os diferentes tipos de comida impactam no funcionamento do nosso organismo.

A saúde vascular pode ser definida como o bom funcionamento das veias e artérias que promovem a circulação sanguínea. No entanto, alguns alimentos quando ingeridos prejudicam esse bom funcionamento.

Por conta disso, as pessoas devem ficar atentas aos sinais de que há problemas na circulação, como dores nas pernas, inchaços e queimação. Se não tratados adequadamente, podem se tornar vasinhos e até mesmo varizes.

Além de gerarem incômodo estético, podem acarretar em problemas de saúde mais graves.

Quais alimentos consumir?

Diversos alimentos têm influência direta na saúde vascular, tanto pelo lado positivo quanto pelo negativo. Alguns itens favorecem a circulação sanguínea, enquanto outros prejudicam, principalmente nas pernas.

Confira a seguir alguns alimentos que são considerados benéficos para o dia a dia.

Prato saudável

Melancia

A melancia conta com dois aminoácidos que impactam positivamente na saúde das artérias, função cardiovascular e fluxo sanguíneo. Estes dois aminoácidos ajudam a aumentar a elasticidade das artérias e dos vasos.

Laranja

Frutas ricas em vitamina C, como a laranja, possuem ação antioxidante e reduzem o colesterol, um dos principais inimigos da boa circulação. Além disso, ajudam a fortalecer a parede dos vasos sanguíneos.

Salmão, sardinha e atum

Os três tipos de pescado são ricos em Ômega 3 e ajudam a evitar o depósito de gordura nos vasos, reduzindo a pressão arterial e auxiliando na circulação.

Beterraba

Classificado como um alimento antioxidante e desintoxicante, a beterraba aumenta a oxigenação, melhora a contração muscular e ainda é capaz de reduzir a pressão arterial.

Gengibre

Conhecido como um alimento medicinal, o gengibre tem várias propriedades benéficas para a saúde. Uma das duas principais vantagens é o fato de possuir uma enzima que dissolve a fibrina (proteína que participa da coagulação sanguínea), ajudando a afinar o sangue.

Cenoura

Quando se fala em vitamina C, a laranja é o primeiro alimento que vem à mente das pessoas. Porém, a cenoura também é bastante rica, além de ser um poderoso antioxidante e prevenir o endurecimento das artérias.

Beba água!

Não se esqueça de que beber água é tão importante quanto ter uma alimentação saudável. No caso da circulação, ela ajuda na eliminação do sódio e de diversas toxinas do corpo.

Não existe uma fórmula única que indica quanto cada pessoa deve tomar por dia. Em média, adultos costumam consumir 2 litros, mas isso pode variar dependendo se a pessoa pratica esportes.

Alguns médicos recomendam multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Por exemplo, uma pessoa de 55 quilos deve beber 1,9 litros de água diariamente.

Lembrando que uma lata de refrigerante ou um copo de suco não substituem a água. Ela é responsável também por regular a temperatura do corpo, hidratar a pele, lubrificar as articulações e melhorar o funcionamento de rins e intestino.

Quais alimentos evitar?

Assim como a saúde vascular possui aliados, ela também tem os seus “vilões”. Confira a seguir alguns alimentos que devem ser evitados.

Recusando copo de bebida

Sal

Em grandes quantidades, o sal pode elevar a pressão arterial, contraindo as artérias e consequentemente aumentando as chances de infarto. Tenha atenção com alimentos industrializados e processados.

Alguns exemplos são: enlatados, sopas instantâneas, temperos prontos, salgadinhos de pacote, conservas e defumados.

Açúcar

O excesso de açúcar também é prejudicial àsaúde. Tenha moderação ao consumir doces, chocolates, pães e massas.

Carnes processadas

Esse tipo de carne é rica em gorduras saturadas, sal, e outros conservantes químicos que prejudicam a circulação. A recomendação é que sejam consumidas de forma moderada.

Álcool

O álcool pode dilatar as veias e consequentemente aumentar a pressão nas pernas, portanto deve ser evitado.

Gorduras saturadas

Assim como os alimentos ricos em colesterol e gordura trans, a gordura saturada aumenta o nível do colesterol ruim (LDL) no sangue.

Estão presentes neste grupo: óleo, gema de ovo, frutos do mar, vísceras (coração e fígado), leite, manteiga e queijos amarelos. Atenção também com bolachas recheadas, sorvetes e alimentos com consistência crocante.

Outros cuidados

Ter uma dieta balanceada é fundamental para prevenir doenças vasculares, mas não é a única medida quedeve ser adotada. Praticar atividades físicas também é essencial, principalmente as que exigem fortalecimento da panturrilha, ajudando no bombeamento de sangue.

Outras ações incluem pequenas mudanças no dia a dia, a maioria envolvendo se movimentar de forma constante. Confira mais sobre esses cuidados.

Senhor de idade bebendo agua

Fábio RochaSe você deseja uma avaliação ou quer esclarecer dúvidas, marque uma consulta com o cirurgião vascular Fábio Rocha. O agendamento deve ser feito pelo telefone (16) 3442-7562 ou pelo WhatsApp (16) 99704-7562.

Veja também:

30-11-2024

O papel das meias de compressão na saúde vascular: níveis de compressão, tipos e benefícios

As meias de compressão são importantes aliadas para a saúde vascular e costumam ser  recomendadas por cirurgiões vasculares para prevenir…

Leia mais
27-11-2024

Síndrome das pernas inquietas: como os problemas vasculares influenciam

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também chamada de doença de Willis-Ekbom, é uma condição neurológica que afeta milhões de…

Leia mais
21-11-2024

O impacto do Whey Protein na saúde vascular

O Whey Protein é um dos queridinhos dos frequentadores de academias por auxiliar no ganho de massa muscular e de…

Leia mais

Copyright © 2024 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por