Saúde vascular: cuidado que começa antes dos sintomas

Manter uma vida ativa, com a prática frequente de atividades físicas e esportes, é o ideal para quem busca manter ou melhorar a saúde vascular. Mesmo assim, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá.

Muitos dos problemas vasculares se manifestam de forma tardia e sutil, dificultando seu tratamento, o que reforça a importância de manter o acompanhamento constante com um especialista e estar sempre em dia com os check-ups.

Confira no blog do Dr. Fábio Rocha um conteúdo completo para ajudar você a entender as melhores formas de prevenção e de se manter em dia com a sua saúde vascular!

Por que é importante manter a regularidade do check-up vascular?

Mesmo que não apareça nenhum sintoma, é importante fazer avaliações periódicas com um médico para garantir que, caso haja algum problema vascular sem sintomas aparentes, ele seja detectado o mais rápido possível, simplificando o processo de tratamento e recuperação.

Também não é incomum que pessoas fisicamente ativas apresentem problemas vasculares. Como exemplo, veias dilatadas podem aparecer após atividades físicas intensas, já que determinadas modalidades esportivas provocam a hipertrofia.

Além disso, o histórico familiar de doenças vasculares pode indicar problemas futuros, e essa interpretação só pode ser feita com precisão por um cirurgião vascular qualificado. Ao ter consciência de uma possível propensão a desenvolver um problema vascular, você terá mais facilidade em preveni-lo.

Por esses motivos, o acompanhamento de um profissional experiente como o Dr. Fábio Rocha é fundamental mesmo para jovens saudáveis e até para atletas amadores ou de alto rendimento.

Quais hábitos melhoram a saúde vascular?

A melhor forma de cuidar da saúde vascular é adotando hábitos saudáveis. Isso diminui significativamente a chance de eventuais problemas de circulação surgirem, uma vez que o organismo estará funcionando em harmonia.

Listamos alguns hábitos saudáveis que você pode incluir na sua rotina, caso ainda não faça:

  • Hidratação adequada;
  • Alimentação equilibrada;
  • Sono de qualidade;
  • Prática regular de atividades físicas;
  • Realizar atividades que diminuem o estresse;
  • Evitar tabaco e bebidas alcoólicas.

Reforçando, essas são atitudes que diminuem as chances de aparecimento de doenças vasculares, mas não as eliminam completamente. Por isso, é fundamental passar por avaliações periódicas com um cirurgião vascular.

Existem cuidados específicos para atletas?

A resposta para essa pergunta é sim. Há recomendações em comum, que valem para atletas e todas as outras pessoas, tais como a hidratação, a alimentação, o sono de qualidade, entre outras.

Porém, como atletas tendem a utilizar o corpo com maior intensidade que outros indivíduos, é importante tomar cuidados específicos para que a prática dessas atividades não venha acompanhada de riscos à saúde.

Abaixo, estão listadas orientações específicas para atletas:

  • Evitar o uso excessivo de suplementos e estimulantes;
  • Treinar com orientação profissional;
  • Respeitar os limites do corpo e evitar a sobrecarga;
  • Respeitar períodos de descanso;
  • Usar meias de compressão quando recomendado.

Com essas atitudes aliadas ao acompanhamento de profissionais de educação física, nutricionistas e um cirurgião vascular de confiança, o rendimento do exercício aumenta e sua prática se torna muito mais segura.

Quais são os sinais de alerta da saúde vascular?

Mesmo com um estilo de vida saudável, há sintomas que demandam atenção com a saúde vascular. Atleta ou não, quando o corpo dá sinais de alerta, é preciso consultar um especialista.

Como são muitas as formas que o corpo humano tem de nos mostrar que algo está errado, qualquer mudança é importante. Pensando em ajudar você a conhecê-las, elaboramos uma lista com os 8 principais sintomas que aparecem:

  • Dor ou sensação de peso nas pernas;
  • Veias dilatadas, tortuosas ou varizes aparentes;
  • Cãibras frequentes;
  • Sensação de formigamento ou queimação;
  • Inchaço persistente;
  • Mudança de cor da pele para um tom arroxeado ou avermelhado;
  • Demora na cicatrização de feridas;
  • Pele fria ou pálida (pode indicar baixa circulação).

Caso tenha algum desses sintomas, pode ser um indicativo de uma doença vascular que precise de tratamento. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de uma recuperação rápida e sem complicações.

Agende sua avaliação de rotina com o Dr. Fábio Rocha

Cirurgião vascular e angiologista experiente, o Dr. Fábio Rocha, formado na USP-Ribeirão, é adepto da Slow Medicine, dando à sua saúde vascular toda a atenção necessária.

Conte com um atendimento humanizado, especializado e com foco no paciente para ter diagnósticos precisos e tratamentos eficientes.

Faça seu agendamento clicando aqui!

Veja também:

31-10-2025

Salto alto e varizes: existe alguma relação?

Quando o assunto é salto alto, uma das dúvidas mais frequentes no consultório é: “este tipo de calçado pode realmente…

Leia mais
29-10-2025

Trombose: o que é e quais são os tipos?

Conforme o Ministério da Saúde, trombose é o nome que se dá a um coágulo dentro de um vaso sanguíneo…

Leia mais
23-10-2025

Quando fazer uma consulta médica preventiva? 

É muito comum agendar uma consulta médica somente quando sintomas como dores ou  marcas na pele começam a aparecer. Isso…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por