Retorno venoso: o que é e qual a sua importância?

Você com certeza já ouviu falar que o coração é o responsável por bombear o sangue pelo corpo, mas já pensou em como acontece o retorno desse sangue dos membros de volta para o coração? O processo responsável por isso é chamado de retorno venoso.

Esse é um dos mecanismos mais importantes do sistema circulatório. Após distribuir o sangue carregado de oxigênio e nutrientes pelo corpo, é o retorno venoso que garante que o sangue volte ao coração, iniciando o ciclo novamente.

Por ser um processo constante, o retorno venoso depende de alguns mecanismos para acontecer da forma correta. Isso porque nem sempre é fácil transportar o sangue das extremidades do corpo – como as pernas – até o coração.

Compreender todos os fatores desse processo é fundamental para manter uma saúde vascular em dia, evitando problemas futuros.

Para saber mais sobre o retorno venoso, confira o texto do blog do Dr. Fábio Rocha!

Como ocorre o retorno do sangue ao coração?

O sistema venoso é o agente responsável pela devolução do sangue desoxigenado ao coração. Em termos técnicos, o percurso é feito com uma rede de veias que se espalha desde os menores vasos até as grandes veias cavas superior e inferior, as quais, levam ao átrio direito do coração.

Dentro desse sistema, outros mecanismos funcionam para auxiliar o processo. As válvulas venosas, por exemplo, permitem que o sangue suba e impede que ele volte para baixo, facilitando o retorno. 

Outro fator importante é a bomba muscular, este mecanismo é um grande facilitador do retorno venoso. Com a contração dos músculos, que acontece quando caminhamos, corremos ou levantamos, as veias são pressionadas, ajudando o sangue a ser levado diretamente ao coração.

É devido a essa bomba muscular que a atividade física é tão importante para a saúde vascular, já que quando nos movimentamos, o trabalho do sistema venoso é facilitado, enquanto em um corpo sedentário, o retorno demanda mais esforço.

Além disso, os movimentos respiratórios também têm influência nesse transporte de sangue ao coração. Com a saída do ar dos pulmões, a pressão no tórax e no abdômen diminui, facilitando a entrada do sangue nas cavidades cardíacas.

Qual é a relação entre o retorno venoso e as varizes?

Quando algo não funciona como deveria no retorno venoso, o corpo dá sinais. Geralmente, as veias se sobrecarregam e as válvulas venosas perdem sua capacidade de bloquear o retorno do sangue desoxigenado para o corpo.

Assim, o sangue fica acumulado em determinada parte do corpo, forçando a dilatação das veias, dando origem às varizes.

Nos membros inferiores, o retorno venoso precisa vencer a gravidade para funcionar adequadamente devido a esse obstáculo. E é justamente nas pernas que as varizes são mais frequentes. 

Por isso, entre os pacientes com complicações venosas, as varizes costumam ser a primeira doença a surgir. Os sintomas mais comuns são o inchaço, a dor e o cansaço nas pernas.

Ainda assim, outras doenças podem aparecer devido a um retorno venoso falho, como a insuficiência venosa e, em casos mais graves, até a trombose.

Retorno venoso e saúde vascular: qual é a relação?

Como vimos, o retorno venoso é uma das bases do sistema circulatório vascular. Funcionando de forma correta, o mecanismo permite que o sangue circule pelo corpo de forma equilibrada, garantindo que os tecidos recebam oxigênio e o coração esteja em ritmo.

No entanto, quando algo não vai como se espera, a sobrecarga das veias causa problemas no sistema circulatório. O aumento da pressão venosa e da dilatação das veias pode levar a inflamações, e até a distúrbios vasculares mais graves.

No Brasil, onde a recorrência de doenças venosas é alta, com prevalência de 35,5% da Doença Venosa Crônica na população, estar atento ao funcionamento do retorno venoso é ainda mais importante.

Como manter um bom retorno venoso?

Para preservar a saúde vascular, a mudança de alguns hábitos é essencial.

Além da prática de exercícios físicos que ajudam o retorno venoso por meio da ação das bombas musculares, outras práticas podem auxiliar o sistema circulatório e, consequentemente, o retorno venoso. Confira:

  • Evitar longos períodos sentado ou em pé;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Elevar as pernas ao descansar;
  • Usar meias de compressão quando indicado;
  • Cuidar da hidratação e da alimentação;
  • Evitar o tabagismo.

Agende sua consulta com o Dr. Fábio Rocha!

O funcionamento ideal do organismo está totalmente ligado a um bom retorno venoso. Por isso, priorizar a saúde vascular é essencial.

Não espere que os sinais se agravem. Com acompanhamento médico especializado,você evita surpresas desagradáveis e previne doenças futuras.

No interior de São Paulo, o Dr. Fábio Rocha é referência em cirurgia vascular e especializado no diagnóstico e tratamento de doenças venosas.

Agende sua consulta e conte com o cuidado de um especialista em sistema vascular!

Veja também:

15-10-2025

Veias saltadas: quando se preocupar e o que fazer?

Você já notou que estava com algumas veias saltadas e ficou preocupado? Saiba que a condição pode acontecer naturalmente, por…

Leia mais
09-10-2025

Reconstrução vascular: o que é e como funciona? 

Ter uma veia ou artéria lesionada, ou bloqueada por doenças vasculares, traz preocupações para a saúde vascular dos pacientes. E,…

Leia mais
07-10-2025

4 procedimentos estéticos feitos por um cirurgião vascular

Sabia que o cirurgião vascular também pode realizar procedimentos estéticos, desde que indicado previamente? Especialmente porque, em grande parte dos…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por