Nos últimos anos, o interesse pelo pilates cresceu significativamente em todo o mundo e não foi diferente no Brasil!
Segundo apontou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, esta prática de exercício se destacou como a atividade de maior crescimento de demanda nos últimos 10 anos.
E, de fato, o pilates traz uma série de benefícios à saúde, inclusive para o tratamento e prevenção de varizes.
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) mostram que as varizes são prevalentes em 38% dos brasileiros.
Se este é o seu caso, sabia que o pilates pode ajudar no tratamento e na prevenção de varizes? Confira o texto do blog do Dr. Fábio e entenda mais sobre como essa atividade física impacta a saúde vascular!
As varizes, caracterizadas por veias dilatadas e tortuosas, resultam de problemas na circulação sanguínea, especialmente nas pernas. Essas condições podem causar desconfortos, como: dores, sensação de peso e inchaço.
Saiba mais sobre as varizes aqui.
Essa atividade é um método de exercício físico e alongamento – que busca utilizar o peso do próprio corpo nos exercícios – criado no início do século XX por Joseph Pilates, com o objetivo de fortalecer o corpo, melhorar a flexibilidade e promover o equilíbrio entre o físico e a mente.
A prática combina movimentos controlados, respiração consciente e concentração, e é voltada para o alinhamento postural, fortalecimento muscular e aumento da consciência corporal.
O pilates é composto por uma variedade de mais de 500 exercícios, que podem ser praticados no chão e com o auxílio de equipamentos, sendo adequado para pessoas de todas as faixas etárias, incluindo crianças e idosos.
Entre os diversos benefícios da prática, destacam-se:
As varizes não são apenas uma preocupação estética. Elas também podem impactar a saúde física, provocando sintomas, como: dores, inchaço, sensação de peso nas pernas e, em casos mais graves, manchas e até feridas.
Nesse cenário, o pilates se destaca como uma excelente prática de exercício físico, trazendo diversos benefícios, como:
Esses efeitos do pilates contribuem para o bem-estar geral e ajudam a minimizar os desconfortos causados pelas varizes.
A prática é uma excelente opção para quem busca melhorar a qualidade de vida e aliviar os sintomas das varizes.
É importante ressaltar que o pilates não substitui o tratamento médico para varizes, mas pode ser uma ótima alternativa para alívio das dores, entre outros benefícios.
Se você sofre com essa condição, consulte um médico e um profissional de educação física especializado em pilates para iniciar a prática de forma segura e personalizada.
Embora as varizes possam causar desconforto, elas podem ser controladas e tratadas com as abordagens adequadas, promovendo uma melhor qualidade de vida.
Mas é sempre importante acompanhar a condição com um médico especialista no assunto, como o Dr. Fábio Rocha.
O Dr. é adepto da slow medicine, filosofia que busca a essência da arte de cuidar! Marque a sua consulta!
O linfedema é uma complicação que pode aparecer após o tratamento do câncer de mama e merece atenção especial. Muitas…
Leia maisDor nas pernas, inchaço no fim do dia ou manchas incomuns não devem passar despercebidas. Cuidar da saúde vascular é…
Leia maisQuando falamos em estética, muita gente pensa apenas em beleza. Mas, na medicina vascular, esse termo tem um significado diferente:…
Leia mais