A alimentação saudável é um dos principais requisitos para a prevenção de doenças vasculares. Porém um aminoácido em específico pode ajudar o nosso organismo: a arginina.
Ela está presente em diversos alimentos que consumimos no dia a dia e desempenha um papel vital no organismo, influenciando várias funções fisiológicas no corpo.
Segundo um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition feito com 52 participantes, com média de idade de 21 anos, mostrou que a arginina pode melhorar a performance esportiva de atletas.
Entenda mais a seguir como esse aminoácido atua no organismo e como ele está relacionado à saúde vascular.
A arginina é um aminoácido semiessencial. Isso significa que, embora o corpo possa produzi-lo em determinadas situações, é necessário obtê-lo por meio de dieta ou suplementação.
Esse aminoácido é conhecido pela sua capacidade de se converter em óxido nítrico, uma molécula fundamental para a saúde vascular. Além disso, a arginina participa da síntese de proteínas e de outras moléculas, como a creatina.
A arginina também desempenha um papel na resposta imune, auxiliando na defesa do corpo contra agentes invasores e atuando na cicatrização de feridas.
Outro papel importante é no ciclo da ureia. A arginina converte o amoníaco em ureia, que é excretada pelo corpo. Isso é essencial para a desintoxicação e para manutenção de equilíbrio nitrogenado.
Como vimos, a arginina produz óxido nítrico. Essa substância é vital para a dilatação dos vasos sanguíneos. Esse processo é essencial para a regulação da pressão sanguínea e para manutenção da saúde vascular.
A arginina pode melhorar a função endotelial, especialmente em pessoas que possuem a saúde vascular comprometida, como portadores de hipertensão arterial e aterosclerose. Um endotélio saudável previne a formação de placas na artérias.
Outra contribuição importante da arginina é na redução da inflamação de vasos sanguíneos, diminuindo os riscos de trombose. Esses efeitos são fundamentais para manter o sistema vascular saudável.
A arginina está presente em vegetais e alimentos de origem animal. Vale ressaltar que o aminoácido também pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais na forma de suplementos em pó ou em cápsulas.
Confira a seguir alguns dos principais alimentos ricos em arginina:
O amendoim é um dos alimentos mais ricos nesse aminoácido, cada 100 g contém 3 g de arginina. Além disso, o alimento é rico em ômega 3 e fibras, nutrientes que também ajudam a evitar doenças vasculares.
Rico em proteínas, o feijão-preto contém 0,6 g de arginina a cada 100 g, o equivalente a cerca de 5 colheres de sopa cheias. Esse alimento também ajuda a controlar a prisão de ventre e os níveis de colesterol no sangue.
Para quem gosta de carne e procura por uma opção com arginina, o salmão é uma boa pedida. Em cada 100 g, há 1,5 g do aminoácido. O pescado também é rico em ômega 3, um tipo de gordura saudável que favorece as condições do cérebro.
Ainda sobre as carnes, o peito de frango é uma importante fonte de proteína para o organismo. A cada 100 g, o alimento contém 1,7 g de arginina. O peito de frango também atua na formação de anticorpos dos hormônios e dos músculos.
O grão-de-bico é uma leguminosa rica em fibras que ajudam a combater a prisão de ventre e a prevenir a diabetes. Por conter ótimas quantidades de proteínas, em cada 100 g é possível encontrar 0,8 g de arginina.
Cada 100 g de cacau em pó (cerca de 18 colheres de sopa) contém 1,1g de arginina. Esse alimento também é uma ótima fonte de flavonoides, tiramina e teobromina, compostos que ajudam a regular o humor.
Outros alimentos que merecem ser mencionados são: nozes, semente de abóbora, queijo gouda, castanha-de-caju e iogurte desnatado.
Outra medida importante para manter a saúde vascular é fazer periodicamente uma consulta de rotina com um profissional especializado.
Formado em medicina na USP, o Dr. Fábio Rocha é cirurgião vascular e angiologista e tem o seu consultório em Ribeirão Preto-SP. Agende uma consulta aqui e cuide da sua saúde vascular.
Desde o dia 2 de setembro, o cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha está atendendo em um novo consultório na…
Leia maisDurante a gestação, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças significativas. Entre elas, uma das que mais…
Leia maisO consumo excessivo de álcool é uma das principais causas de problemas de saúde que podem afetar o sistema vascular.…
Leia mais