Você está preocupado com suas varizes ou apresenta sintomas relacionados a elas?
Varizes é uma condição de saúde comum que causa incômodo para muitas pessoas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), a doença atinge cerca de 38% da população por ano, sendo 45% mulheres e 30% homens.
Os sintomas costumam se manifestar nos membros inferiores, acarretando sensações como dores, peso e cansaço nas pernas e nos pés. Além disso, também podem resultar em desconforto estético devido à visibilidade das veias dilatadas.
Quando o tratamento é feito de forma adequada e precoce, a probabilidade de obter uma resposta positiva é maior.
Isso ocorre porque, quando o problema não é tratado, os pacientes correm o risco de desenvolver uma série de problemas, incluindo flebites, tromboses, edemas e úlceras.
Portanto, é de extrema importância procurar um médico vascular o mais rápido possível para ter um tratamento adequado.
Neste texto, você vai saber sobre as principais causas e tratamentos de varizes, recomendados para evitar complicações futuras.
As varizes são aqueles vasos sanguíneos que dilatam e se manifestam de maneira específica nas pernas e nos pés.
Essa condição acontece porque as válvulas presentes nas veias e artérias não conseguem efetuar adequadamente o transporte do sangue carregado com gás carbônico de volta ao pulmão, onde será feita a troca do gás pelo oxigênio.
Normalmente, o surgimento dela ocorre a partir dos 40 anos, e certas pessoas possuem maior predisposição para a doença.
Entre as principais causas, segundo a SBACV, estão genética (histórico familiar), obesidade, sedentarismo, tabagismo e até mesmo estilo de vida, devido a algumas pessoas trabalharem ou passarem muito tempo em pé, por exemplo.
A idade também exerce um papel importante, uma vez que, ao longo dos anos, as pessoas se tornam mais suscetíveis a condições que podem levar ao desenvolvimento da doença devido à diminuição do colágeno, enfraquecendo a musculatura e a pele e, assim, favorecendo a dilatação das veias.
Além disso, problemas como trombose venosa, que é a formação de coágulos nas veias profundas, e o uso de suportes externos nas pernas devido a cirurgias também podem desencadear as varizes.
Dessa forma, para prevenir o surgimento da doença vascular, é recomendado adotar medidas como a prática regular de atividades físicas, manter um peso saudável e evitar ficar em pé ou sentado por períodos prolongados.
Existem diversos tratamentos para solucionar a doença, com técnicas que são eficazes na eliminação tanto dos pequenos vasinhos indesejados quanto das varizes maiores.
O cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha se destaca como especialista em alguns métodos específicos. São eles:
É um dos métodos mais tradicionais, que traz bons resultados, tanto funcionais quanto estéticos, além de ser um dos recursos mais comuns na remoção das veias varicosas.
O procedimento é realizado no centro cirúrgico, sob anestesia, mas, na maioria das vezes, é uma cirurgia de rápida recuperação.
Bastante eficaz e pouco dolorosa, a técnica é realizada por um produto específico que é aplicado no interior do vaso sanguíneo.
É feito com uma agulha que absorve o líquido pelo próprio organismo, fazendo com que os vasinhos desapareçam depois de alguns dias.
Também conhecido como “secagem de varizes”, é um procedimento realizado no consultório altamente eficiente, mas é reservado apenas para casos selecionados.
O tratamento consiste na injeção de uma espuma densa de polidocanol, em diferentes concentrações, com o objetivo de “secar” a veia varicosa, evitando a necessidade de cirurgia.
É importante ressaltar que a escolha do procedimento dependerá da avaliação médica e das características da doença.
Dessa forma, é fundamental consultar um especialista para obter um diagnóstico preciso e uma indicação do melhor tratamento para cada situação.
Suas varizes te incomodam? Converse com o Dr. Fábio Rocha, especialista em tratamento para varizes, doenças arteriais periféricas e outros problemas vasculares.
As consultas podem ser agendadas pelo telefone (16) 3442-7562 ou pelo WhatsApp (16) 99704-7562.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais