A Síndrome de Nutcracker, também conhecida como Síndrome de Quebra-Nozes, é uma doença vascular rara, que está ligada ao funcionamento das veias e artérias dos rins.
Essa condição vascular acontece quando há uma compressão da veia renal esquerda e o sangue não flui dentro dela, causando dores e outros sintomas agudos.
Para entender melhor o que é e como funciona esta condição, leia o texto abaixo!
O que é a Síndrome de Nutcracker?
Em nosso organismo, os rins são responsáveis por regular funções importantes, tais como a remoção de impurezas, o equilíbrio dos fluidos corporais e a remoção de urina.
A Síndrome de Nutcracker afeta todo o funcionamento do órgão. Essa condição ocorre quando a veia renal esquerda é comprimida pela artéria mesentérica superior, fazendo com que o sangue não flua dentro dela.
Quando o retorno venoso do rim esquerdo diminui, acontece uma sobrecarga e hipertensão venosa na veia renal esquerda, resultando em uma congestão sanguínea.
A doença é conhecida como “Síndrome do Quebra-Nozes”, porque o vaso fica comprimido entre duas estruturas, semelhante ao funcionamento de um quebrador de nozes. Existem duas maneiras diferentes da condição, a Síndrome de Nutcracker Anterior e Posterior:
Fatores de risco
Em geral, a doença é causada por questões da anatomia ou condições que alteram a pressão normal das veias. Muitas pessoas têm uma configuração anatômica venal que propicia a compressão das veias.
Porém, em muitos casos, existem fatores que geram a síndrome, como:
Sintomas
Os sintomas da síndrome muitas vezes são discretos e/ou silenciosos. Isso, aliado ao fato de ser uma doença pouco conhecida, faz com que as pessoas deixem de lado os sinais de quem tem algo errado.
Estão entre os sintomas:
Tratamentos
Quando falamos em tratamento para essa condição, os métodos variam entre práticas de estilo de vida, opções medicamentosas e procedimentos. Veja:
Em relação a procedimentos, existem alguns que podem ser realizados para a Síndrome de Nutcracker, como: inserção de stent intravascular, angioplastia da veia renal, derivação da veia gonadal esquerda e derivação da veia renal esquerda.
Dr. Fábio Rocha Cirurgia Vascular
Esteja sempre atento a qualquer possível sintoma de doenças vasculares e procure um especialista caso note algum deles.
Lembre-se também da relevância de fazer check-ups com um médico vascular regularmente. O Dr. Fábio Rocha é angiologista e cirurgião vascular, para agendar uma consulta com ele, clique aqui.
As meias de compressão são importantes aliadas para a saúde vascular e costumam ser recomendadas por cirurgiões vasculares para prevenir…
Leia maisA Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também chamada de doença de Willis-Ekbom, é uma condição neurológica que afeta milhões de…
Leia maisO Whey Protein é um dos queridinhos dos frequentadores de academias por auxiliar no ganho de massa muscular e de…
Leia mais