Sabe quando suas pernas estão repletas de veias aparentes?
Muitas pessoas têm um incômodo estético em relação a essas veias, mas, além disso, podem enfrentar dores e uma sensação de fadiga constante. E isso pode significar um quadro de varizes.
Confira, abaixo, o que são essas veias aparentes e como tratá-las:
As varizes são bem aparentes. Elas são veias superficiais dilatadas e deformadas que aparecem ao longo das pernas na cor púrpura-azulada. E elas são um problema vascular, que é crônico.
Elas surgem pelo adoecimento das veias e podem ser de pequeno, médio ou grande porte. O que acontece no corpo para que as varizes apareçam tem a ver com um mau funcionamento do processo de circulação do sangue.
Durante a circulação sanguínea, as artérias levam o sangue para longe do coração, e as veias o trazem de volta para que coração e pulmões possam receber oxigênio.
O principal sintoma é sua aparência, já que as veias dilatadas ficam muito visíveis. Outro indicativo de varizes são grupos de vasos finos avermelhados.
Pessoas que possuem o problema podem apresentar dores, sensação de cansaço e fadiga nas pernas, além de sensação de queimação na pele e nas plantas dos pés, câimbras e coceira.
Quando as varizes se complicam, elas podem causar uma série de outros problemas, como: eczema, dermatite, trombose, flebite (inflamação da veia), hemorragias, pigmentação e escurecimento da pele e úlceras.
Outras complicações que podem surgir são hematomas quando as veias se rompem, sangramentos e insuficiência venosa crônica.
Existem uma série de fatores que podem ser a causa do problema nas pessoas, como hereditariedade, idade, sexo, obesidade, tabagismo, entre outros.
Além disso, ficar muito tempo parado também pode causar o problema, que é muito comum em pessoas que precisam ficar por horas em pé.
Hereditariedade: O surgimento de varizes muitas vezes é uma questão hereditária, e ter casos na família faz com que a pessoa esteja mais propensa ao problema.
Idade: Geralmente, é um problema que começa a se apresentar a partir dos 30 anos, dificilmente antes disso.
Sexo: É mais comum entre o sexo feminino. Está relacionado a causas hormonais e à gestação. Quanto maior o número de gestações que uma mulher tiver, maior será, também, a probabilidade de desenvolver varizes.
Obesidade: A obesidade é um fator que pode causar varizes, uma vez que o sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias.
Outras causas são traumatismo nas pernas, pílulas anticoncepcionais ou reposição hormonal.
Apesar de existirem uma série de tratamentos para varizes, que incluem cirurgia e tratamentos com laser, é muito importante que se use medidas preventivas contra o problema.
No quesito tratamentos, o mais comum é a Cirurgia de Varizes. Atualmente, a maioria das cirurgias são pouco agressivas e, muitas vezes, são realizadas através de micro-incisões; as veias retiradas não provocam nenhum dano à circulação sanguínea.
Outra opção é a Esclerose de Varizes, que consiste em injeções de uma espuma densa de polidocanol, em diferentes concentrações, para promover uma secagem das veias varicosas.
Técnicas como endolaser, rádio-ablação e laser transdérmicos já são tratamentos bem estabelecidos, porém de maior custo e são realizados apenas em casos selecionados.
Como forma de prevenir o surgimento de varizes, é importante evitar ficar na mesma posição por muito tempo, já que essa é uma causa, e também praticar atividades físicas, porque se exercitar preserva a saúde vascular.
Tratamentos para varizes são procedimentos realizados pelo cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha, formado em medicina pela USP. Você pode agendar uma consulta pelo telefone (16) 3442-7562 ou pelo WhatsApp (16) 99704-7562. Veja mais informações no site.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais