As veias, artérias e vasos sanguíneos são os responsáveis por transportar o sangue pelo organismo. Por isso, quando se fala em saúde vascular, ela vai muito além das pernas e do coração.
Cuidar da saúde vascular é garantir que o sangue circule pelo corpo sem nenhum problema, e assim assegurar que o sangue com oxigênio seja levado a todos os órgãos.
Sendo assim, neste texto, vamos falar de hábitos que podem ser adotados na sua rotina que contribuem para melhorar sua saúde vascular.
Logo abaixo, você confere seis passos que podem ser incluídos na sua rotina para melhorar a sua saúde vascular. Confira!
O primeiro passo é cuidar daquilo que ingerimos. Os alimentos nos fornecem os suprimentos que precisamos no dia a dia, e ter uma alimentação variada é a garantia de consumir as vitaminas, minerais e antioxidantes que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.
Escolher bem o que se come é certificar-se de que não só músculos e órgãos fiquem mais saudáveis, mas também permitir que a saúde vascular tenha uma melhora significativa.
Os alimentos gordurosos, como frituras, laticínios integrais e carnes com gorduras podem ser consumidos de forma moderada. Eles são ricos em gorduras saturadas e contribuem para a formação de coágulos nas veias e artérias que podem dificultar ou até bloquear a passagem do sangue em uma parte específica do organismo.
Sal e açúcar também devem ser ingeridos com cuidado, pois o excesso é prejudicial. Muito açúcar pode provocar problemas com a insulina e elevar o nível de triglicerídeos, prejudicando a saúde vascular. Já o excesso de sal descontrola a pressão arterial e retém líquido.
Frutas e legumes são fontes de vitaminas, fibras e minerais que ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos.
Os grãos como: arroz integral, quinoa ou aveia são ricos em fibras que auxiliam na saúde do coração.
O ômega-3 está presente em vários alimentos como os peixes de água fria, ex: salmão, atum e sardinha. Ele é um ácido graxo que minimiza inflamações e ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a saúde do sistema vascular.
Beba água! Ela ajuda a manter a fluidez do sangue, deixando-o menos viscoso, o que facilita a circulação.
Com uma variedade de alimentos, na quantidade ideal, aliado com uma boa hidratação e hábitos saudáveis, você ajuda a cuidar da saúde de veias e artérias.
E por falar em hábitos saudáveis, praticar exercícios físicos de forma regular melhora a saúde do seu sistema circulatório.
As panturrilhas são consideradas o segundo coração do corpo. A cada minuto, cerca de 100 mililitros de sangue são levados das pernas para o coração. Isso é possível graças ao movimento de contração muscular delas. Esse movimento se intensifica durante atividades físicas como caminhadas ou corridas.
Com exercícios físicos, como caminhada, corrida, natação ou ciclismo, por exemplo, você consegue manter o peso sob controle, fortalecendo os músculos e auxiliando na redução de varizes e tromboses.
Mas quanto de exercício devo fazer, doutor Fábio?
O recomendado é pelo menos 30 minutos por dia e se você é sedentário, comece com aqueles exercícios de menor impacto e vá aumentando gradativamente com o passar do tempo. Dessa forma, você diminui o risco de sofrer alguma lesão.
Contudo, antes de começar qualquer exercício, faça uma visita ao seu cirurgião vascular ou angiologista de confiança para um check-up e, se possível, tenha ajuda de um educador físico para se exercitar de forma correta.
Atualmente, é comum que as pessoas passem muito tempo sentadas, na mesma posição. Isso é prejudicial e aumenta o risco de problemas circulatórios.
Faça algumas pausas durante seu trabalho e caminhe por alguns minutos. Você pode ir ao banheiro, ou ir até o bebedouro para se hidratar. O ideal é que a cada uma hora, você pare por 2 ou 3 minutos.
Se você trabalha como motorista, por exemplo, tente fazer as pausas sempre que possível, caminhe um pouco e faça alongamentos. Isso ajuda a melhorar a saúde vascular.
O cigarro é um grande vilão. A nicotina, presente nele, aumenta a viscosidade do sangue e isso favorece a formação de microtrombos (microcoágulos) na microcirculação periférica e piora o quadro circulatório.
O ato de fumar pode provocar várias complicações como: oclusão arterial aguda, descompensação da doença arterial periférica crônica, inflamação arterial e formação de necrose e úlceras isquêmicas.
Portanto, diminuir o consumo ou parar de fumar é uma medida extremamente benéfica para a saúde vascular.
É durante o sono que alguns hormônios, responsáveis por controlar células inflamatórias do organismo, são produzidos.
Sem inflamação, o sangue consegue circular melhor pelo organismo e a saúde vascular melhora.
Fazer consultas regulares com seu cirurgião vascular ou angiologista contribui para que você mantenha a saúde vascular em dia.
Mas por que, doutor Fábio?
Ao visitar seu médico regularmente, com o auxílio de exames, é possível identificar doenças em estágio inicial, que são mais fáceis de serem tratadas.
Sendo assim, visite seu médico com regularidade e mantenha a saúde vascular em dia.
Se quiser fazer uma avaliação comigo, é só clicar aqui para fazer o agendamento.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais