A aterosclerose é a principal responsável por diversas patologias do sistema vascular arterial. Além disso, pode levar o paciente a óbito se não for tratada. Mas afinal, o que é essa doença?
Trata-se de um quadro clínico no qual ocorre o acúmulo de gordura e cálcio nas paredes das artérias. Isso resulta no bloqueio ou redução do fluxo sanguíneo, prejudicando a circulação e aumentando as chances de desenvolver problemas como infarto do miocárdio e derrame cerebral e doença obstrutiva arterial dos membros inferiores.
A doença está intimamente ligada ao estilo de vida e pode se desenvolver silenciosamente por um longo período. Por isso, é muito importante reconhecer os sinais da aterosclerose, além de adotar hábitos preventivos.
A aterosclerose pode ser desencadeada pelo excesso de colesterol na corrente sanguínea. Isso provoca a formação de placas de gordura que congestionam a passagem do sangue.
Eventualmente, parte desses depósitos de gordura podem se soltar e entrar na corrente sanguínea, acarretando na formação de um coágulo. Isso também é prejudicial aos órgãos.
Outras ameaças associadas à aterosclerose são: tabagismo, obesidade, diabetes, pressão alta, sedentarismo e predisposição genética.
O paciente deve ficar atento com os possíveis indícios:
– dor nas panturrilhas ao caminhar pequenas distâncias (100m-200m);
– diminuição da massa muscular nas pernas;
– fraqueza nas pernas;
– frialdade nos dedos dos pés, pés e pernas;
– eventualmente dor em repouso (em estágios mais avançados).
O diagnóstico é feito por um cirurgião vascular. Tanto por uma consulta médica especializada como também por alguns exames, como: ultrassom doppler arterial, angiotomografia ou arteriografia.
O melhor tratamento é sempre a prevenção. No caso da aterosclerose, algumas alterações no estilo de vida ajudam a diminuir o risco de obter a doença. Confira:
– Fazer exercícios;
– Ter uma alimentação balanceada, com poucos alimentos gordurosos;
– Perder peso;
– Não fumar;
– Não exagerar no consumo de bebida alcóolica;
– Reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue.
Na alimentação, evite exagerar no uso do sal. Já nas atividades físicas, procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios cinco vezes na semana.
Hoje em dia existem bons medicamentos para os casos de obstrução arterial por aterosclerose, porém, em casos mais avançados, é necessária a realização de cirurgia.
Existem diversos tipos de cirurgia arterial, e cada paciente recebe o tratamento que melhor caberá a ele.
Se você deseja fazer uma consulta de rotina para prevenir a aterosclerose ou precisa passar por um procedimento cirúrgico, conheça o cirurgião vascular Dr. Fábio Rocha.
Formado em medicina na USP, Fábio Rocha se especializou em angiologia e cirurgia vascular. O consultório fica localizado em Ribeirão Preto-SP e conta com um atendimento humanizado e eficaz.Agende sua consulta aqui.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais