Entenda o que é a aterosclerose

A aterosclerose é a principal responsável por diversas patologias do sistema vascular arterial. Além disso, pode levar o paciente a óbito se não for tratada. Mas afinal, o que é essa doença?

Trata-se de um quadro clínico no qual ocorre o acúmulo de gordura e cálcio nas paredes das artérias. Isso resulta no bloqueio ou redução do fluxo sanguíneo, prejudicando a circulação e aumentando as chances de desenvolver problemas como infarto do miocárdio e derrame cerebral e doença obstrutiva arterial dos membros inferiores.

A doença está intimamente ligada ao estilo de vida e pode se desenvolver silenciosamente por um longo período. Por isso, é muito importante reconhecer os sinais da aterosclerose, além de adotar hábitos preventivos.

O que causa a aterosclerose?

A aterosclerose pode ser desencadeada pelo excesso de colesterol na corrente sanguínea. Isso provoca a formação de placas de gordura que congestionam a passagem do sangue.

Eventualmente, parte desses depósitos de gordura podem se soltar e entrar na corrente sanguínea, acarretando na formação de um coágulo. Isso também é prejudicial aos órgãos.

Outras ameaças associadas à aterosclerose são: tabagismo, obesidade, diabetes, pressão alta, sedentarismo e predisposição genética.

Sintomas:

O paciente deve ficar atento com os possíveis indícios:

– dor nas panturrilhas ao caminhar pequenas distâncias (100m-200m);

– diminuição da massa muscular nas pernas;

– fraqueza nas pernas;

– frialdade nos dedos dos pés, pés e pernas;

– eventualmente dor em repouso (em estágios mais avançados).

Sintomas

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito por um cirurgião vascular. Tanto por uma consulta médica especializada como também por alguns exames, como: ultrassom doppler arterial, angiotomografia ou arteriografia.

Prevenção

O melhor tratamento é sempre a prevenção. No caso da aterosclerose, algumas alterações no estilo de vida ajudam a diminuir o risco de obter a doença. Confira:

– Fazer exercícios;

– Ter uma alimentação balanceada, com poucos alimentos gordurosos;

– Perder peso;

– Não fumar;

– Não exagerar no consumo de bebida alcóolica;

– Reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue.

Na alimentação, evite exagerar no uso do sal. Já nas atividades físicas, procure fazer pelo menos 30 minutos de exercícios cinco vezes na semana.

Tratamento da aterosclerose:

Hoje em dia existem bons medicamentos para os casos de obstrução arterial por aterosclerose, porém, em casos mais avançados, é necessária a realização de cirurgia.

Existem diversos tipos de cirurgia arterial, e cada paciente recebe o tratamento que melhor caberá a ele.

Agende sua consulta

Se você deseja fazer uma consulta de rotina para prevenir a aterosclerose ou precisa passar por um procedimento cirúrgico, conheça o cirurgião vascular Dr. Fábio Rocha.

Formado em medicina na USP, Fábio Rocha se especializou em angiologia e cirurgia vascular. O consultório fica localizado em Ribeirão Preto-SP e conta com um atendimento humanizado e eficaz.Agende sua consulta aqui.

Veja também:

06-05-2025

Dor de varizes: saiba identificar os tipos, sintomas e onde ela mais aparece

Quem tem varizes sabe que elas não costumam passar despercebidas. Além da aparência das veias saltadas, o que realmente incomoda…

Leia mais
02-05-2025

Exercícios físicos que ajudam no tratamento do lipedema

O lipedema é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente as mulheres.  Caracterizado pelo…

Leia mais
29-04-2025

Adoçante artificial: o que é e por que ele pode aumentar o risco de AVC?

Quando iniciamos uma dieta para perda de peso ou controle de alguma doença como o diabetes, é comum pensarmos: é…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por