Quem tem linfedema pode praticar exercícios físicos?

O inchaço crônico em pernas ou braços, conhecido como linfedema, é causado pelo acúmulo de linfa nos tecidos, provocado por uma obstrução ou lesão no sistema linfático, causando danos aos gânglios linfáticos. 

Essa condição pode surgir após uma cirurgia de câncer, radioterapias ou devido a defeitos congênitos

Mesmo sendo um quadro sem cura, algumas formas de tratamentos, como meias de compressão, massagens e exercícios físicos de baixo impacto, podem aliviar os sintomas e reduzir os riscos de agravamento. 

Pensando nisso, o blog do Dr. Fábio Rocha apresenta quais são os exercícios físicos indicados para quem sofre com o linfedema. Confira: 

Quais os sintomas do linfedema? 

Geralmente, os sintomas do linfedema começam de forma progressiva, podendo piorar se não houver tratamento correto. Identificá-los cedo melhora muito a resposta às terapias. Entre os sintomas mais comuns incluem: 

  • Inchaço: geralmente nos braços ou pernas, que pode começar de forma leve e aumentar com o tempo; 
  • Sensação de peso ou aperto: o membro afetado pode parecer mais pesado ou rígido;
  • Limitação de movimento: dificuldade para mover a articulação do membro afetado;
  • Pele endurecida: o acúmulo de líquido pode deixar a pele mais dura (fibrose);
  • Infecções recorrentes: parecidos com celulite, devido à dificuldade de drenagem da linfa;

Além disso, observar que as feridas não estão cicatrizando facilmente e ter febre ou outros sinais de infecção podem ser alertas de que o linfedema está avançando ou se tornando mais grave. 

Para confirmar o diagnóstico do linfedema, é necessária uma consulta com um cirurgião vascular ou angiologista

O profissional indicará quais são os melhores tratamentos para a condição, incluindo alguns exercícios físicos que podem promover alívio e controle dos sintomas. 

Quais os melhores exercícios para quem tem linfedema?

Muitas pessoas que são diagnosticadas como linfedema podem pensar que os exercícios físicos podem agravar a situação. 

Porém, a prática de algumas atividades, especialmente as de baixo impacto, são altamente recomendadas, visto que ajudam a estimular a drenagem linfática, reduzem o inchaço e melhoram a mobilidade e força muscular

Por isso, algumas práticas indicadas são: 

Alongamentos e exercícios de respiração 

Esse tipo de atividade ajuda a estimular a circulação da linfa e melhora a mobilidade do membro afetado. Os mais indicados são alongamento de ombros e braços, rotação de ombros, flexão e extensão de punhos, respiração diafragmática e respiração alternada com movimentação dos braços. 

Aeróbicos 

Caminhada, hidroginástica, natação, dança,bicicleta ao ar livre ou a ergométrica são exercícios aeróbicos recomendados, visto que ajudam a estimular a circulação da linfa, melhoram o condicionamento físico e controlam o peso, sem sobrecarregar o membro afetado

Exercícios de força e resistência 

Exercícios de força, como levantamento de pesos leves, agachamentos livres ou em máquinas, alongamentos com bandas elásticas e flexão de braços na parede, ajudam a fortalecer os músculos. 

Cuidados importantes ao praticar os exercícios

Mesmo que essas práticas sejam benéficas, é importante que sejam feitas sob orientação médica e com a ajuda de um profissional de Educação Física. 

O recomendado é começar gradualmente, aumentando a intensidade e duração aos poucos. 

Além disso, o uso de mangas e meias de compressão durante a prática, e evitar exercícios que necessitam de força excessiva e que possam causar lesões é igualmente fundamental. 

Faça a sua consulta com o Dr. Fábio Rocha!

Se você sofre com o linfedema ou apresenta alguns dos sintomas mencionados e precisa de diagnóstico e tratamento eficaz, agende uma avaliação com o Dr. Fábio Rocha!

Adepto a Slow Medicine, o Dr. Fábio Rocha prioriza um atendimento humanizado e com foco total no paciente. As consultas podem ser marcadas pelo agendamento online ou pelo número (16) 99704-7562 (WhatsApp) ou pelo (16) 3442-7562.

Veja também:

28-08-2025

Linfedema pós câncer de mama: causas, riscos e cuidados essenciais

O linfedema é uma complicação que pode aparecer após o tratamento do câncer de mama e merece atenção especial. Muitas…

Leia mais
26-08-2025

14 motivos para consultar um cirurgião vascular

Dor nas pernas, inchaço no fim do dia ou manchas incomuns não devem passar despercebidas. Cuidar da saúde vascular é…

Leia mais
20-08-2025

Qual a relação entre varizes, estética e saúde vascular?

Quando falamos em estética, muita gente pensa apenas em beleza. Mas, na medicina vascular, esse termo tem um significado diferente:…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por