As varizes são aquelas veias dilatadas e tortuosas que surgem, principalmente, nas pernas devido a problemas na circulação sanguínea.
Em muitos casos, esse quadro pode ser visto apenas como um problema estético, mas as varizes podem indicar condições mais sérias, como a insuficiência venosa crônica, e precisam ser tratadas adequadamente.
No caso desse quadro vascular, inclusive, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente.
No Brasil, cerca de 38% da população adulta, incluindo 30% dos homens e 45% das mulheres, são afetados por essa condição vascular, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
Portanto, se você suspeita que possa estar com um quadro de varizes, é imprescindível marcar uma consulta com um cirurgião vascular e angiologista para que ele avaliar melhor o caso.
E para você compreender melhor a importância do diagnóstico precoce de varizes, continue a leitura deste texto preparado pelo blog do Dr. Fábio Rocha!
É muito importante identificar rapidamente essa condição vascular por uma série de razões, que incluem:
Se não tratadas adequadamente, as varizes podem levar a inchaço, dores intensas, coceiras, mudanças na coloração da pele e até mesmo úlcera venosa.
Por essa razão, ao detectar o problema cedo permite um tratamento eficaz e evita complicações mais graves.
Quando diagnosticada no início, essa condição vascular pode ser tratada com medidas menos invasivas, como o uso de meias de compressão, mudanças de hábitos e tratamentos a laser.
Assim, o paciente consegue reduzir a necessidade de intervenções cirúrgicas mais complexas. Mais uma vez, o acompanhamento com um médico vascular faz a diferença para que esse tratamento seja adequado e minimamente invasivo.
Sintomas como dores nas pernas, fadiga e sensação de peso podem ser minimizados com um tratamento adequado logo nos primeiros sinais da doença. Com isso, é possível manter uma rotina ativa e sem desconforto!
Tratar varizes em estágios avançados pode exigir procedimentos médicos mais caros e prolongados. Com um diagnóstico precoce, os custos com tratamentos podem ser reduzidos significativamente.
Os primeiros sinais das varizes incluem:
Visíveis:
Sensações:
Em casos mais avançados:
Se você apresentar algum desses sintomas, é essencial procurar um especialista para uma avaliação detalhada. O exame clínico e o ultrassom Doppler são os principais métodos utilizados para confirmar o diagnóstico.
Afinal, como vimos, o diagnóstico precoce de varizes é essencial para prevenir complicações, melhorar a eficácia dos tratamentos e garantir mais bem-estar ao paciente.
Garanta um atendimento de qualidade com um profissional dedicado ao seu bem-estar! Com experiência em casos de varizes, o Dr. Fábio Rocha oferece um serviço humanizado para cuidar da sua saúde com excelência.
Agende sua consulta agora mesmo e tenha o acompanhamento e o cuidado que você merece! Acesse aqui e saiba mais!
As varizes são um problema vascular comum, mas você já ouviu falar nas varizes ciáticas? Diferentemente das varizes tradicionais, que…
Leia maisPernas inchadas, cansadas e doloridas no fim do dia? Esse desconforto é mais comum do que parece e, muitas vezes,…
Leia maisAs varizes podem causar desconforto nos pacientes quando os primeiros sintomas se tornam perceptíveis. Por isso, a primeira reação de…
Leia mais