Os sintomas mais comuns de doenças vasculares 

Perigosas e muitas vezes negligenciadas, as doenças vasculares são umas das mais mortais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas chegaram a provocar 31% de óbitos no mundo, na última década. Diante disso, é importante a população estar sempre atenta com os principais sintomas. 

As doenças vasculares compreendem uma grande variedade de problemas nas artérias, veias e nos vasos linfáticos. Normalmente, a incidência é maior em mulheres, principalmente, no caso de varizes. 

Assim como na maioria das doenças, o tratamento ainda no início possui maiores chances de dar certo. Por isso, neste texto, listo os principais sintomas para que você fique de olho e procure ajuda médica quando necessário. 

Principais doenças vasculares 

Como o sistema vascular é complexo e muito longo, as doenças costumam ser classificadas em duas categorias principais. A primeira é de doenças arteriais, que afetam as artérias, que são os vasos sanguíneos responsáveis por transportar o sangue do coração. 

O outro tipo é o de doenças venosas, que afetam as veias, que são vasos sanguíneos que transportam o sangue de volta para o coração. 

Conheça algumas das principais doenças vasculares: 

Varizes

Consistem em veias dilatadas e tortuosas que aparecem nas pernas. Elas provocam dores . inchaço e o enfraquecimento das paredes das veias. 

Pé diabético 

O diabetes pode danificar os nervos e os vasos sanguíneos dos pés, reduzindo a circulação  nessa região do corpo. A partir do estreitamento das artérias, o paciente fica sujeito a lesões e feridas nas extremidades dos pés, que são difíceis de cicatrizar. 

Trombose venosa profunda 

Essa doença ocorre quando há a formação de um coágulo sanguíneo numa veia profunda do corpo, geralmente, nos membros inferiores. Além de provocar inchaço, o coágulo pode atingir outros órgãos, como o pulmão, causando embolia pulmonar. 

Insuficiência venosa crônica 

Nesta condição, as válvulas das veias não funcionam adequadamente e a circulação sanguínea é comprometida. Com isso, ocorre um acúmulo de sangue nas pernas e a pessoa sente dor e inchaço. 

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

O AVC acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as cédulas de oxigênio. Pode ser provocado também quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral. 

Sintomas das doenças vasculares 

Os sintomas das doenças vasculares podem aparecer aos poucos, dando sinais de que algo não está funcionando bem no organismo. É importante ressaltar que muitas dessas condições possuem sintomas semelhantes, portanto a avaliação médica caso a caso é indispensável. 

Inchaço 

É muito comum em casos de doenças vasculares ocorrer inchaço em partes dos membros inferiores, principalmente nos dias com temperaturas mais altas. 

O sintoma é sinal de muitas doenças vasculares e indica que a circulação sanguínea não está trabalhando corretamente. 

Veias tortuosas 

São facilmente reconhecidas por ficarem expostas na pele. Elas formam pequenos machucados que não se cicatrizam e surgem sem nenhuma razão aparente. 

Cansaço 

A sensação de fadiga ao realizar atividades simples do dia a dia, como subir escadas ou caminhar, podem ser sinais de algumas doenças vasculares. É importante estar atento se esse cansaço vem acompanhado de outro sintoma. 

Dores intensas 

Essas são as famosas “fincadas” nas pernas durante à noite, que geralmente indicam uma doença nas veias ou que o fluxo arterial está comprometido. 

Além desses, posso citar outros exemplos de sintomas recorrentes envolvendo doenças vasculares como: 

  • Dor nos membros inferiores ao tentar caminhar ou ficar em pé;
  • Formigamentos constantes; 
  • Cãibras; 
  • Falta sensibilidade em algumas regiões das pernas; 
  • Erupções na pele;
  • Pernas e pés frios, contrastando com a temperatura ambiente. 

Causas das doenças vasculares 

A predisposição genética influenciada pelo histórico familiar é uma das principais causas para o aparecimento de doenças vasculares. No entanto, os outros fatores estão associados ao estilo de vida de cada pessoa. 

A mudança de hábitos pode ajudar a minimizar o risco de contrair algumas dessas doenças. Minha dica é procurar sempre fazer atividades físicas e manter uma dieta saudável. 

Confira algumas das principais causas das doenças vasculares: 

  • Sedentarismo; 
  • Obesidade;
  • Trabalhar muito tempo em pé ou sentado; 
  • Tabagismo;
  • Diabetes e hipertensão.

Procure um cirurgião vascular 

Se você identificou algum dos sintomas citados ou deseja apenas uma consulta de rotina, agende comigo. 

Quanto mais cedo uma doença é identificada, melhor será o efeito do tratamento e maiores são as chances de cura. 

Sou graduado em medicina pela USP, minha especialidade é Angiologia e Cirurgia vascular e meu consultório fica em Ribeirão Preto-SP. 

Veja também:

12-09-2024

Sedentarismo: um dos maiores inimigos da saúde vascular

A ausência de movimentação pode colocar a saúde do coração em cheque, consequentemente, afetando todo o sistema vascular. Esse é…

Leia mais
06-09-2024

Slow Medicine: atendimento sóbrio, respeitoso e justo

Em um mundo em que a velocidade e a eficiência frequentemente dominam o campo da medicina, o conceito de Slow…

Leia mais
02-09-2024

Fábio Rocha atende em novo consultório na Clínica TAS Med

Desde o dia 2 de setembro, o cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha está atendendo em um novo consultório na…

Leia mais

Copyright © 2024 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por