Problemas com varizes normalmente são associados a mulheres, provavelmente porque nelas o quadro se evidencia mais fácil e porque procuram tratamento mais rápido. Porém os homens também sofrem com a doença vascular.
Como normalmente demoram mais a perceber e a procurar tratamento médico, costumam apresentar quadros mais graves.
Além disso, também podem desenvolver outros problemas vasculares, como doença arterial periférica, obstrução ou estreitamento das artérias que levam o sangue para os membros inferiores.
Por isso, é fundamental que os homens cuidem da saúde das pernas!
Causas das doenças vasculares nos homens
Cerca de 30% dos homens sofrem com varizes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Sua principal causa é a hereditariedade, ou seja, se seus familiares apresentam o problema, pode ser que você também o adquira.
Outras causas são o excesso de peso, sedentarismo, tabagismo ou o estilo de vida – pessoas que ficam muito tempo de pé, como homens que trabalham como professores ou dentistas, por exemplo.
Os fatores de risco que podem contribuir para a doença arterial periférica são parecidos com os das varizes, adicionando condições como diabetes, hipertensão, alto colesterol, idade avançada (pessoas acima de 50 anos) e histórico familiar da doença.
Como os homens podem cuidar da saúde das pernas?
Uma das principais causas de doenças vasculares é o sedentarismo. Outro ponto é a importância das panturrilhas, já que seus músculos são essenciais para a circulação do sangue nas pernas e o empurram de volta para o coração.
Dentro do contexto, para cuidarem de suas pernas, é fundamental praticar atividades físicas de forma regular, e os melhores exercícios são os que têm repetições nas pernas sem muita força:
*Caminhada;
*Corrida;
*Bicicleta:
*Natação;
Esportes como futebol, tênis e outras modalidades coletivas também fazem bem quando praticadas com regularidade. Na musculação, o ideal é que o exercício seja feito com repetições com pouca carga.
Todas essas atividades auxiliam na circulação sanguínea nas pernas.
Quando os homens não cuidam da saúde das pernas
Normalmente, os homens demoram a identificar os problemas com varizes, porque os pelos das pernas acabam escondendo as mais pequenas. Muitos só acabam percebendo com o avanço da idade, já que a pele afrouxa e as varizes ficam mais evidentes.
Mesmo depois da descoberta, grande parte demora a ir ao médico, por preconceito ou desleixo, assim como no caso da doença arterial periférica – muitas vezes, a procura por um especialista só chega quando o incômodo é insuportável.
Como as varizes nos homens costumam ser descobertas em estado avançado, os tratamentos geralmente se restringem a tratamentos cirúrgicos.
A cirurgia tradicional remove as veias doentes por meio de incisões na pele, já a de endolaser é realizada com laser endovenoso, e o vaso é eliminado sem a necessidade de extrair a veia.
O tratamento da doença arterial periférica varia de acordo com o estágio da doença e, em geral, inclui mudança de estilo de vida e medicamentos para melhorar a obstrução das veias.
Procedimentos cirúrgicos são indicados em casos mais avançados, em que existe risco de perda de um membro.
Fábio Rocha Cirurgia Vascular
Os pacientes podem realizar tratamentos para varizes, doença arterial periférica e outros problemas vasculares com o Dr. Fábio Rocha. Você pode agendar uma consulta pelo telefone (16) 3442-7562 ou pelo WhatsApp (16) 99704-7562. Veja mais informações no site.
É muito comum, principalmente no público feminino, o surgimento de veias tortuosas, mais grossas e com aspecto azulado. A primeira…
Leia maisAs varizes são frequentemente associadas à estética feminina, mas essa condição também afeta muitos homens, mesmo que de forma menos…
Leia maisAs varizes, dilatações nas veias que afetam principalmente as pernas, são uma condição que atinge milhões de pessoas, especialmente mulheres. …
Leia mais