Por que o refluxo na safena é perigoso para suas pernas e sua saúde?

Suas dores nas pernas não devem ser ignoradas em nenhuma circunstância – elas podem ser um sinal de alguma doença, como refluxo na safena. 

Caso o paciente esteja com problemas na veia safena e esse quadro for ignorado, ele pode evoluir para complicações graves, como trombose, úlceras, inflamações e até mesmo embolia pulmonar

Mas a boa notícia é que o diagnóstico é simples e, de modo geral, o tratamento é bastante eficaz, especialmente quando iniciado precocemente. 

Por essa razão, se você sente dores nas pernas, observa inchaços frequentes ou nota o aparecimento de varizes, não ignore os sinais, e consulte um especialista o quanto antes. 

Neste texto, o blog do Dr. Fábio Rocha explica, em detalhes, o que é o refluxo na safena, quais são os sintomas e o tratamento indicado para essa condição. Continue a leitura e saiba mais!

O que é refluxo na safena?

O refluxo na veia safena ocorre quando as válvulas internas da veia — elas que são responsáveis por direcionar o sangue de volta ao coração — falham

Desse modo, o sangue acaba fluindo no sentido contrário, acumulando-se nas pernas e causando uma pressão anormal nas veias.

Essa condição está associada à insuficiência venosa crônica e é uma das causas mais comuns de varizes e outros problemas circulatórios nas pernas.

Quais são os sinais que devo prestar atenção?

Nem sempre o refluxo na safena apresenta sinais evidentes no início, mas fique atento aos seguintes sintomas:

  • Inchaço persistente nas pernas e tornozelos;
  • Dor ou sensação de queimação;
  • Veias visivelmente dilatadas (varizes);
  • Coceira e escurecimento da pele;
  • Feridas que demoram a cicatrizar.

Por que o refluxo na safena é perigoso?

Apesar de muitas vezes começar com sintomas leves, como sensação de peso, inchaço e cansaço nas pernas, o refluxo na safena pode evoluir e trazer complicações sérias:

Insuficiência venosa crônica

Com o tempo, o acúmulo de sangue nas veias gera uma pressão contínua, o que pode levar à dilatação das veias e à piora progressiva da função circulatória.

Úlceras 

Outro ponto também a ser destacado é que a má circulação pode comprometer o oxigênio e os nutrientes que chegam à pele — isso resulta em lesões crônicas que cicatrizam lentamente, conhecidas como úlceras venosas.

Trombose venosa

A estagnação do sangue nas veias aumenta o risco de formação de coágulos (trombose). Se um desses coágulos se deslocar, pode causar uma embolia pulmonar, que é uma condição grave e potencialmente fatal.

Varicorragia (sangramento de varizes)

Veias varicosas superficiais enfraquecidas podem romper-se e gerar sangramentos abundantes. E isso pode acontecer mesmo com pequenos traumas ou espontaneamente.

Alterações na pele

A pressão venosa elevada provoca escurecimento da pele, endurecimento (lipodermatoesclerose) e inflamações, como a dermatite ocre.

Diagnóstico: como saber se tenho refluxo na safena?

O exame mais indicado para diagnosticar o refluxo na safena é o ecodoppler venoso. Ele permite visualizar em tempo real o fluxo sanguíneo, identificar as áreas de refluxo e avaliar a necessidade de tratamento.

Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações e direcionar para o tratamento mais adequado.

Quais são os tratamentos disponíveis?

O tratamento vai depender do grau de refluxo, extensão da veia afetada e sintomas do paciente. As opções incluem:

  • Uso de meias elásticas de compressão;
  • Prática regular de exercícios;
  • Elevação das pernas;
  • Controle do peso corporal;
  • Endolaser (laser endovenoso) ou radiofrequência;
  • Espuma esclerosante;
  • Cirurgia.

A cirurgia convencional para tratar desses casos é a safenectomia (retirada da veia safena) ainda é usada em casos selecionados, especialmente quando os métodos menos invasivos não são viáveis.

Agende a sua consulta com o Dr. Fábio Rocha para prevenção de problemas vasculares!

Ao sinal de qualquer dor persistente ou inchaço incomum nas pernas, é essencial procurar um especialista para ele analisar o seu quadro. 

O Dr. Fábio Rocha é angiologista e cirurgião vascular com atendimento em Ribeirão Preto, pronto para oferecer um diagnóstico preciso e o melhor cuidado para a sua saúde circulatória.
Acesse aqui e agende a sua consulta.

Veja também:

28-08-2025

Linfedema pós câncer de mama: causas, riscos e cuidados essenciais

O linfedema é uma complicação que pode aparecer após o tratamento do câncer de mama e merece atenção especial. Muitas…

Leia mais
26-08-2025

14 motivos para consultar um cirurgião vascular

Dor nas pernas, inchaço no fim do dia ou manchas incomuns não devem passar despercebidas. Cuidar da saúde vascular é…

Leia mais
20-08-2025

Qual a relação entre varizes, estética e saúde vascular?

Quando falamos em estética, muita gente pensa apenas em beleza. Mas, na medicina vascular, esse termo tem um significado diferente:…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por