As doenças vasculares, como varizes, vasinhos e lipedema, afetam desproporcionalmente as mulheres. Condições tais quais: gestação, uso de anticoncepcionais e menopausa, podem agravar esses problemas, tornando essencial um acompanhamento vascular regular.
As mulheres são particularmente vulneráveis a doenças vasculares devido a uma combinação de fatores hormonais, genéticos e de estilo de vida.
Reconhecer os sinais precoces e buscar acompanhamento especializado são essenciais para prevenir complicações graves e manter uma boa saúde vascular.
Para você entender mais sobre por que as mulheres devem se atentar à saúde vascular, o blog do Dr. Fábio Rocha trouxe um texto completo sobre o tema. Confira!
A saúde vascular é um aspecto fundamental do bem-estar feminino, visto que, as mulheres são mais suscetíveis a diversas condições que afetam os vasos sanguíneos.
Entre os principais problemas que podem surgir estão as varizes, o lipedema e a trombose, embora não sejam os únicos.
Mesmo que as varizes e vasinhos sejam frequentemente vistos como questões estéticas, eles podem indicar problemas circulatórios mais profundos que afetam a qualidade de vida das mulheres.
As doenças vasculares podem comprometer a qualidade de vida e demandam atenção especial com prevenção e tratamento adequado para que o quadro não seja agravado.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019, as doenças do aparelho circulatório foram responsáveis por uma parcela significativa das mortes femininas no Brasil, superando o número de óbitos por neoplasia (câncer).
As varizes são uma das condições vasculares mais frequentes, afetando cerca de 45% das mulheres, uma taxa significativamente superior a dos homens.
Entre 2013 e 2022, período considerado em um profundo estudo do Ministério da Saúde sobre esta condição, revelou que as varizes afetam predominantemente as mulheres, com 76% dos 695 mil casos registrados tendo ocorrido em pacientes do sexo feminino.
Esse problema acontece devido ao enfraquecimento das veias, dificultando o retorno do sangue ao coração e provocando inchaço, dor e sensação de peso nas pernas.
Fatores hormonais, gestações e predisposição genética aumentam a incidência dessa condição, tornando essencial o acompanhamento com um especialista para prevenção e tratamento adequado.
O lipedema é uma doença que provoca o acúmulo anormal de gordura, principalmente nas pernas, causando dor, inchaço e sensibilidade.
Estima-se que entre 10% e 12% das mulheres no mundo sejam afetadas por essa condição, com estudos apontando que até 10 milhões de brasileiras podem ter a doença, segundo o Instituto Lipedema Brasil.
Apesar de ser frequentemente confundido com obesidade ou linfedema, o lipedema possui características próprias e requer diagnóstico e tratamento especializado para evitar a progressão e impactos negativos na mobilidade e autoestima.
A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição grave que pode levar a complicações como embolia pulmonar. Embora essa doença possa afetar tanto homens quanto mulheres, na faixa etária entre 20 e 40 anos a incidência é maior entre as mulheres.
Isso se deve à exposição a fatores de risco como o uso de anticoncepcionais hormonais e a gravidez, que aumentam a propensão à formação de coágulos sanguíneos.
Por isso, é essencial que as mulheres fiquem atentas a sinais como inchaço, dor e vermelhidão nas pernas e busquem avaliação médica ao menor indício de problema vascular.
Alguns fatores que as mulheres precisam estar atentas no que diz respeito à saúde vascular são:
Diante desses riscos, é fundamental que as mulheres adotem hábitos saudáveis, como: manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e evitar longos períodos em pé ou sentadas.
No entanto, para além disso, consultas regulares com especialistas em angiologia e cirurgia vascular são fundamentais para a detecção precoce e tratamento adequado dessas condições.
Esse profissional é responsável pelo diagnóstico, prevenção e manejo clínico das doenças vasculares, garantindo uma melhor qualidade de vida para as pacientes.
Se você deseja avaliar sua saúde vascular e receber um atendimento qualificado, o Dr. Fábio Rocha é uma excelente opção de especialista na área.
Com experiência no diagnóstico e tratamento de doenças vasculares, alinhada ao atendimento humanizado, ele oferece o suporte necessário para cuidar da sua saúde e garantir mais qualidade de vida.
Priorizar a saúde vascular é um investimento no seu bem-estar e na sua longevidade. Não ignore os sinais do seu corpo e procure um especialista para manter sua circulação sempre saudável!
Agende a sua consulta com o Dr. Fábio Rocha acessando aqui.
O estresse é uma resposta natural do corpo diante de situações desafiadoras. No entanto, quando se torna frequente e prolongado,…
Leia maisSabia que o jejum pré-operatório não é uma formalidade, mas sim uma medida de segurança essencial para um bom procedimento?…
Leia maisNome que se dá a um grupo de inúmeras doenças diferentes e que têm em comum a inflamação da parede…
Leia mais