Os benefícios do alongamento para a saúde e  circulação sanguínea

Os alongamentos físicos costumam ser muito indicados para quem pratica atividades físicas. Mas, além desses casos, alongar-se traz uma série de benefícios para a saúde, fazendo da prática um bom hábito a ser incluso na rotina das pessoas. Uma das inúmeras vantagens que o alongamento muscular traz é a melhora na circulação sanguínea. Quer entender melhor como funciona? Leia no texto do blog do Dr. Fábio!

Por que o alongamento muscular é benéfico para a circulação sanguínea?

Muitas vezes, as pessoas têm dúvidas sobre quando fazer os alongamentos: eles deveriam vir antes ou depois das atividades físicas? Na verdade, é correto que eles sejam realizados tanto em um momento como em outro.

Ao contrário de outros exercícios, os alongamentos não provocam tensões nos músculos. Eles preparam o corpo para atividades físicas, melhorando a flexibilidade e diminuindo o risco de lesões. Também ajudam no condicionamento físico e na disposição. 

Alongar-se é importante não apenas antes ou depois de atividades físicas, mas também durante as atividades comuns do dia a dia. Incorporar alongamentos à sua rotina diária pode ser extremamente benéfico, como, por exemplo, ao acordar. 

Alongamento e circulação sanguínea

É benéfico para a saúde vascular, porque os alongamentos evitam e melhoram problemas de circulação sanguínea. Isso acontece devido ao fato de que os movimentos realizados aumentarem o fluxo sanguíneo para os músculos e articulações. 

Quando a musculatura de uma pessoa passa por um alongamento, a tensão dos tecidos é aliviada, melhorando, assim, o fluxo sanguíneo. 

Benefícios do alongamento 

Existem vários benefícios que o alongamento proporciona à saúde, desde qualidade de vida e bem-estar até questões físicas:

  • Melhora a flexibilidade do corpo;
  • Fortalece ligamentos e tendões;
  • Reduz risco de lesões;
  • Auxilia no equilíbrio corporal;
  • Melhora a consciência corporal;
  • Melhora a qualidade vida e bem-estar;
  • Aumenta a flexibilidade corporal;
  • Aumenta a boa postura;
  • Alivia a tensão muscular;
  • Melhora na execução de atividades físicas.

Tipos de alongamento

Existem vários tipos de alongamentos diferentes. Aqui, vamos destacar três: o estático, o dinâmico e o FNP: 

Alongamento estático: é uma prática em que o músculo é alongado e mantido na mesma posição de 10 a 30 segundos.

Alongamento dinâmico: feito com movimentos amplos e velocidade controlada. 

Alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP): é um tipo de alongamento feito por pessoas que estão em reabilitação, e os exercícios são ministrados por um fisioterapeuta. 

Vale destacar que, apesar de os alongamentos fazerem bem, é preciso respeitar os próprios limites. Caso não consiga fazer determinado movimento, não se force, pois existe risco de lesão. 

Consulte-se com um cirurgião vascular!

É importante que o alongamento seja praticado com frequência. Caso você tenha sintomas de má circulação, como: inchaço, formigamentos e dores nas pernas, procure um especialista.

Lembre-se também da relevância de fazer check-ups com um médico vascular regularmente. O  Dr. Fábio Rocha é angiologista e cirurgião vascular, caso queira agendar uma consulta com ele, clique aqui. 

Veja também:

29-08-2024

Inchaço na gravidez: causas, fatores de risco, exames e tratamentos

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por uma série de mudanças significativas. Entre elas, uma das que mais…

Leia mais
23-08-2024

Álcool e saúde vascular: um assunto sério

O consumo excessivo de álcool é uma das principais causas de problemas de saúde que podem afetar o sistema vascular.…

Leia mais
21-08-2024

Anticoncepcionais e varizes: como os hormônios podem afetar a circulação sanguínea

Os anticoncepcionais orais femininos são amplamente utilizados por mulheres ao redor do mundo como um método de controle de natalidade.…

Leia mais

Copyright © 2024 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por