Os alongamentos físicos costumam ser muito indicados para quem pratica atividades físicas. Mas, além desses casos, alongar-se traz uma série de benefícios para a saúde, fazendo da prática um bom hábito a ser incluso na rotina das pessoas. Uma das inúmeras vantagens que o alongamento muscular traz é a melhora na circulação sanguínea. Quer entender melhor como funciona? Leia no texto do blog do Dr. Fábio!
Muitas vezes, as pessoas têm dúvidas sobre quando fazer os alongamentos: eles deveriam vir antes ou depois das atividades físicas? Na verdade, é correto que eles sejam realizados tanto em um momento como em outro.
Ao contrário de outros exercícios, os alongamentos não provocam tensões nos músculos. Eles preparam o corpo para atividades físicas, melhorando a flexibilidade e diminuindo o risco de lesões. Também ajudam no condicionamento físico e na disposição.
Alongar-se é importante não apenas antes ou depois de atividades físicas, mas também durante as atividades comuns do dia a dia. Incorporar alongamentos à sua rotina diária pode ser extremamente benéfico, como, por exemplo, ao acordar.
É benéfico para a saúde vascular, porque os alongamentos evitam e melhoram problemas de circulação sanguínea. Isso acontece devido ao fato de que os movimentos realizados aumentarem o fluxo sanguíneo para os músculos e articulações.
Quando a musculatura de uma pessoa passa por um alongamento, a tensão dos tecidos é aliviada, melhorando, assim, o fluxo sanguíneo.
Existem vários benefícios que o alongamento proporciona à saúde, desde qualidade de vida e bem-estar até questões físicas:
Existem vários tipos de alongamentos diferentes. Aqui, vamos destacar três: o estático, o dinâmico e o FNP:
Alongamento estático: é uma prática em que o músculo é alongado e mantido na mesma posição de 10 a 30 segundos.
Alongamento dinâmico: feito com movimentos amplos e velocidade controlada.
Alongamento por facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP): é um tipo de alongamento feito por pessoas que estão em reabilitação, e os exercícios são ministrados por um fisioterapeuta.
Vale destacar que, apesar de os alongamentos fazerem bem, é preciso respeitar os próprios limites. Caso não consiga fazer determinado movimento, não se force, pois existe risco de lesão.
Consulte-se com um cirurgião vascular!
É importante que o alongamento seja praticado com frequência. Caso você tenha sintomas de má circulação, como: inchaço, formigamentos e dores nas pernas, procure um especialista.
Lembre-se também da relevância de fazer check-ups com um médico vascular regularmente. O Dr. Fábio Rocha é angiologista e cirurgião vascular, caso queira agendar uma consulta com ele, clique aqui.
O Carnaval está chegando! Em 2025, ele ocorre dos dias 1° a 4 de março! E sabemos que o período…
Leia maisElas são consideradas o segundo coração do corpo. As panturrilhas, localizadas na parte inferior das pernas, atrás da tíbia, são…
Leia maisSe você tem varizes, provavelmente já notou que elas podem causar diversos desconfortos, como: dor, inchaço e, em alguns casos,…
Leia mais