Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância da saúde vascular. Ela é responsável por manter toda circulação sanguínea no nosso corpo em perfeito funcionamento.
Por meio do sangue, todas as partes do corpo recebem oxigênio e nutrientes. Outra função é retirar as substâncias nocivas para as atividades das células no organismo.
Por conta dos fatores citados, manter a circulação saudável é fundamental. Mas como evitar problemas no fluxo sanguíneo? Saiba que não é uma tarefa complexa e a adoção de alguns hábitos simples já faz toda a diferença. Afinal, prevenir é sempre o melhor remédio.
Como vimos, o funcionamento do fluxo sanguíneo pelo corpo é de extrema importância. Quando a circulação é comprometida, diversos problemas de saúde podem ser desencadeados. Confira os principais:
A trombose venosa consiste na formação de um pequeno coágulo, dificultando a circulação do sangue pelo corpo. O principal risco é o coágulo se desprender e atingir o pulmão, levando a uma embolia pulmonar.
As varizes são veias dilatadas que provocam dores e inchaço. Caso as varizes não sejam tratadas a tempo, podem surgir manchas definitivas, inchaço e feridas nas pernas.
A má circulação também pode provocar uma úlcera varicosa. Trata-se de uma ferida que surge, frequentemente, na região do tornozelo e de difícil cicatrização. Além de causar inchaço e dores, ela pode provocar uma infecção grave se não tratada corretamente.
Afinal, o que é bom para a circulação do sangue? Diversos hábitos impactam não só na saúde vascular, mas na saúde como um todo. Outras pequenas atitudes também ajudam a prevenir problemas no fluxo.
Os exercícios físicos são um perfeito exemplo de como uma atividade pode ser saudável para todo o corpo. No caso da circulação sanguínea, com as atividades físicas, o fluxo do sangue aumenta e os vasos se expandem, tornando o transporte do oxigênio mais eficaz.
Não é necessário realizar um exercício pesado para beneficiar a saúde. Trinta minutos de caminhada por dia já ajudam bastante na circulação.
Algumas atividades também podem ser realizadas dentro de casa, como polichinelos ou corrida sem sair do lugar. Se na sua residência ou trabalho tiver mais de um andar, priorize as escadas ao invés do elevador.
Os cuidados com a alimentação são indispensáveis para a saúde vascular. Alimentos gordurosos podem entupir as veias e prejudicar o fluxo sanguíneo, portanto devem ser consumidos com moderação.
Já alimentos ricos em água, antioxidantes e vitamina C ajudam a eliminar toxinas. Alguns exemplos são: laranja, alho, cebola e sardinha.
Com relação aos alimentos com propriedades vasodilatadoras, os principais são: pimenta, gengibre, beterraba, nozes e castanhas, abacaxi e açafrão. Procure incluí-los nas suas refeições.
Ficar na mesma posição por longos períodos de tempo provoca a diminuição do fluxo sanguíneo nos membros inferiores e, consequentemente, aumenta o risco de problemas vasculares.
Caso você trabalhe sentado ou em pé por muito tempo, o ideal é variar a posição ao longo do dia. A recomendação é fazer caminhadas curtas de hora em hora, caso fique muito tempo sentado, ou sentar-se por cinco minutos, caso trabalhe em pé.
A forma como nos vestimos também provoca impactos na saúde vascular. Roupas apertadas podem dificultar a circulação sanguínea, por isso, dê preferência para peças mais largas.
Para os calçados, a lógica é a mesma. No caso do salto alto é preciso ter atenção, pois o uso prolongado anula a necessidade de contração da panturrilha, dificultando a circulação do sangue nos membros inferiores.
Durante alguns minutos por dia, procure elevar as pernas quando estiver deitado. A prática ajuda o sangue a voltar de maneira adequada ao coração e fortalece a circulação.
Se você está com algum problema de circulação ou deseja apenas fazer uma consulta de rotina, não deixe de procurar o cirurgião vascular Fábio Rocha.
Com vasta experiência na medicina vascular, o Dr. Fábio Rocha possui consultório em Ribeirão Preto – SP. Agende uma consulta aqui.
As meias de compressão são importantes aliadas para a saúde vascular e costumam ser recomendadas por cirurgiões vasculares para prevenir…
Leia maisA Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também chamada de doença de Willis-Ekbom, é uma condição neurológica que afeta milhões de…
Leia maisO Whey Protein é um dos queridinhos dos frequentadores de academias por auxiliar no ganho de massa muscular e de…
Leia mais