Quando se fala em tratamento e prevenção de problemas vasculares, a terapia compressiva é uma grande aliada. Usada para tratamentos e prevenção, é muito indicada no pós-operatório e uma das principais formas de cuidado das úlceras venosas.
O método melhora a circulação sanguínea, reduz o inchaço e previne complicações de doenças vasculares e pós-operatório.
Mas o que seria a terapia de compressão e como ela é feita? Quer entender, confira no blog!
A terapia compressiva é o uso de meias, faixas ou meias-calças compressivas para o tratamento e prevenção de doenças venosas e linfáticas. Ela funciona exercendo pressão nos membros inferiores, ajudando assim, na circulação sanguínea e no retorno do sangue ao coração.
Hoje em dia, ela é considerada fundamental no tratamento das úlceras venosas. Com compressão auxiliando no retorno ao coração, há redução da inflamação, ajuda na circulação, também impede que o sangue se acumule nas pernas, reduzindo os edemas.
O método de terapia de compressão mais indicado varia de acordo com a condição do paciente. Com as úlceras venosas é necessário uma pressão gradativa e constante na área, já em casos de edemas, meias ou ataduras elásticas podem ser usadas para exercer a pressão.
Outra situação em que a terapia compressiva é uma parte importante do tratamento, é no processo pós-operatório, já que ajuda na cicatrização, evita hematomas e diminui os edemas. Todo o desenvolvimento deve contar com o acompanhamento de um cirurgião vascular.
Quais métodos, intensidade, assim como qual material usar, serão prescritos por um especialista. Por mais que existam questões específicas, ao falar de uma maneira mais geral, podemos citar as diferenças entre a terapia compressiva elástica ou inelástica.
Terapia compressiva elástica: nesse caso, o tipo de material usado para gerar pressão na pele é um tecido elástico. São usadas meias, ataduras e faixas de baixa, média e alta intensidade.
Terapia compressiva inelástica: não são usados tecidos elásticos, o que se usa nesse tipo de terapia são acessórios como: bota de unna e circaid.
A terapia compressiva é indicada em situações como:
Procure um especialista
Em casos de problemas vasculares, ou suspeita de algum outro problema de saúde, procure sempre um especialista no assunto, e não se esqueça da importância de fazer check-ups regulares. O Dr. Fábio Rocha é Angiologista e Cirurgião Vascular, com anos de experiência, atendendo na cidade de Ribeirão Preto.
Quer agendar uma consulta? Clique aqui.
É muito comum, principalmente no público feminino, o surgimento de veias tortuosas, mais grossas e com aspecto azulado. A primeira…
Leia maisAs varizes são frequentemente associadas à estética feminina, mas essa condição também afeta muitos homens, mesmo que de forma menos…
Leia maisAs varizes, dilatações nas veias que afetam principalmente as pernas, são uma condição que atinge milhões de pessoas, especialmente mulheres. …
Leia mais