O que pode ser feito para prevenir doenças vasculares?

Cuidar da saúde ajuda a prevenir doenças vasculares como: varizes, trombose, aneurismas, entre outras. 

Antes de saber prevenir, é preciso entender que muitas doenças vasculares são hereditárias, ou seja, são uma espécie de herança familiar. 

“Às vezes, você toma todo cuidado e essas doenças vão surgir em você, por conta da carga genética, da herança materna, paterna, ou dos avós, por exemplo”, explica o cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha. 

Mas, como prevenir as doenças vasculares?

Apesar de a maioria das doenças vasculares serem herança familiar, alguns hábitos ajudam a prevenir, conta o médico.

“De modo geral, fazer atividade física para manter o bom funcionamento das pernas, uma boa movimentação, ou seja, não ficar muito tempo na mesma posição, seja parado, sentado ou de pé, são atitudes que ajudam bastante na prevenção”, diz Fábio Rocha.

Contudo, o mais importante é não ser sedentário. “Retirar o sedentarismo da vida, manter uma boa alimentação e fazer o controle de peso, mantendo-o dentro do ideal para você, são situações que contribuem muito para uma boa saúde vascular.”

Quando se fala em boa alimentação é interessante evitar consumir alimentos industrializados e gordurosos, como aqueles que têm uma quantidade grande de colesterol e gorduras trans e saturadas. Dê preferência para frutas, vegetais, alimentos naturais e ricos em fibras. 

Ah! E não se esqueça de ingerir água. O consumo dela ajuda a manter o organismo hidratado e ajuda no bom funcionamento do corpo. Dois litros por dia é o recomendado. 

Por fim, abandonar o hábito de fumar (no caso dos fumantes) é um fator importantíssimo. Há diversos estudos que mostram que, praticamente, todas as doenças vasculares estão relacionadas ao consumo de produtos derivados do tabaco. 

“Quando pensamos em doença arterial, que é aquela que entope vasos, e costumam ser mais graves, a gente tem que pensar em parar de fumar. O fim do tabagismo é uma das questões mais importantes para uma boa saúde vascular”, finaliza o médico.

O cigarro possui substâncias tóxicas que afetam diretamente o sistema circulatório. Portanto, diminuir o consumo ou parar de fumar é uma medida extremamente benéfica para a saúde vascular.

Visite seu médico regularmente 

Além de adotar hábitos saudáveis, é importante visitar seu angiologista e cirurgião vascular regularmente.

O médico irá acompanhar e identificar precocemente uma série de doenças, possibilitando tratamentos preventivos e evitando complicações. 

Se quiser conversar comigo para esclarecer algumas dúvidas e realizar exames preventivos, é só agendar sua consulta clicando aqui.

Veja também:

26-12-2025

Feridas que não cicatrizam: quando podem indicar um problema circulatório

A insuficiência venosa crônica é a dificuldade do organismo em levar o sangue de volta ao coração no processo de…

Leia mais
24-12-2025

Bebidas alcoólicas: como o excesso afeta a saúde vascular das pernas

O brinde com bebidas alcoólicas é um hábito profundamente enraizado na cultura brasileira, ganhando ainda mais força em épocas de…

Leia mais
10-12-2025

Veia dilatada: quando é normal e quando exige atenção?

A presença de veias dilatadas costuma chamar a atenção à primeira vista, mas é necessário verificar outras características para saber…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por