Muito além da aparência: a importância dos cuidados com as varizes para a saúde e qualidade de vida

Quando se pensa em varizes, logo vêm à mente as veias inchadas e saltadas, acompanhadas de desconforto estético. No entanto, além da aparência, as varizes representam um problema ainda maior, que afeta a qualidade de vida e a saúde do paciente.

Elas podem reduzir a mobilidade, dificultando ações simples, como caminhar, além de causar dor e cansaço frequente no membro afetado. Se não forem cuidadas adequadamente, podem evoluir para quadros mais graves, como a trombose.

Dessa forma, é fundamental tratar as varizes para além do fator estético e compreender quais são as complicações, os impactos na vida e na rotina do paciente, bem como os cuidados necessários para essa condição.

Acompanhe no blog do Dr. Fábio Rocha mais informações sobre esse assunto!

Como as varizes se formam?

As veias têm válvulas internas que impedem o refluxo do sangue. Quando essas válvulas enfraquecem ou deixam de funcionar corretamente, o sangue se acumula nas veias, aumentando a pressão em seu interior. 

Com o tempo, as veias se dilatam, tornam-se tortuosas e visíveis, originando as varizes. 

Mais frequente nas pernas, região que mais sofre com a ação da gravidade e exige maior esforço das veias para bombear o sangue de volta ao coração, essa condição provoca sensação de peso, inchaço e cansaço.

Quem está mais propenso a ter varizes? 

Qualquer pessoa pode ser acometida por varizes, independentemente do sexo ou da idade. No entanto, alguns fatores contribuem para o surgimento da condição. 

Entre eles, destacam-se:

  • Predisposição genética (histórico familiar);
  • Ficar muito tempo em pé ou sentado sem se movimentar;
  • Envelhecimento, que reduz a elasticidade das veias;
  • Gravidez, devido ao aumento do volume de sangue e da pressão abdominal;
  • Sobrepeso e obesidade;
  • Sedentarismo, que prejudica a circulação. 

Embora qualquer pessoa possa desenvolver varizes, observa-se, nos últimos anos, uma maior prevalência da condição entre as mulheres

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), entre 2013 e 2022, mais de 529 mil mulheres precisaram ser internadas para tratamento de varizes.

Quais são os sintomas das varizes?

 As varizes são visíveis e facilmente perceptíveis no membro afetado. Os principais sinais incluem:

Sintomas externos:

  • Inchaço nos pés e tornozelos;
  • Coceira ou ressecamento da pele na região;
  • Veias dilatadas, tortuosas e visíveis, de coloração azulada ou arroxeada.

Sintomas internos: 

  • Sensação de peso ou cansaço nas pernas;
  • Cãibras, principalmente à noite.

Sintomas em estágios mais avançados:

  • Endurecimento da pele ao redor das veias;
  • Escurecimento da pele (hiperpigmentação);
  • Feridas ou úlceras nas pernas, principalmente próximas aos tornozelos;
  • Inflamação.

O que as varizes podem causar na saúde e na qualidade de vida? 

Como vimos, as varizes vão além do desconforto estético. Se não forem tratadas, podem evoluir para úlceras varicosas (dolorosas e de difícil cicatrização), tromboflebite (inflamação da veia com formação de coágulo) ou trombose venosa profunda, condição grave em que coágulos se formam em veias profundas e podem se deslocar.

Além dos impactos à saúde, a qualidade de vida e o bem-estar do paciente também são prejudicados, já que o inchaço e as dores podem limitar ou até impedir a realização de atividades comuns, como caminhar e praticar exercícios físicos.

As varizes também interferem na qualidade do sono, pois cãibras, inchaço e outros sintomas tendem a se intensificar à noite. Esses desconfortos dificultam o relaxamento, provocam despertares durante a madrugada e resultam em sono fragmentado e cansaço ao acordar.

E, uma noite de sono mal-dormida afeta o dia seguinte, causando estresse, irritabilidade e redução da disposição e da concentração para as atividades cotidianas.

Como tratar as varizes e evitar complicações? 

O manejo das varizes envolve tratamentos simples, que ajudam a aliviar os sintomas e melhorar o dia a dia do paciente. O mais importante é realizar avaliação e acompanhamento médico com um cirurgião vascular ou angiologista.

O profissional irá analisar o grau das varizes e indicar os tratamentos mais adequados, que podem incluir:

  • Meias de compressão, que ajudam o sangue a circular melhor;
  • Medicamentos para aliviar dor, inchaço e inflamação (quando indicados);
  • Escleroterapia (aplicações para secar vasinhos e varizes);
  • Procedimentos minimamente invasivos ou cirurgia, em casos mais avançados.

É importante lembrar que, quanto mais cedo o tratamento é iniciado, menores são os riscos de dor, feridas, trombose e outras complicações.

Além do tratamento clínico, algumas mudanças de hábitos contribuem para a redução dos sintomas e a melhoria da rotina, como evitar longos períodos em pé ou sentado, manter o peso adequado, hidratar a pele das pernas, elevar as pernas em alguns momentos do dia e praticar atividades físicas regularmente, como caminhadas leves.

Cuide de suas varizes com segurança e garanta bem-estar com o Dr. Fábio Rocha! 

A escolha do cirurgião vascular ou angiologista no tratamento e acompanhamento das varizes faz toda a diferença! 

O Dr. Fábio Rocha é um profissional experiente, qualificado e capacitado para tratar suas varizes com total segurança, indicando os melhores tratamentos e práticas para garantir uma vida com conforto e bem-estar.

Adepto aos princípios da Slow Medicine, o Dr. Fábio Rocha prioriza o tempo e a escuta atenta de cada paciente, oferecendo cuidados personalizados e adequados, voltados à promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

Acesse nosso site e agende sua consulta.

Veja também:

26-01-2026

Tratamento de varizes: entenda o tempo de recuperação e cuidados pós-operatórios

Quando se planeja uma cirurgia para corrigir varizes, é importante ter em mente que o pós-operatório é uma etapa necessária…

Leia mais
22-01-2026

Hábitos alimentares que auxiliam na prevenção do AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um déficit neurológico de origem cerebrovascular…

Leia mais
20-01-2026

Hereditariedade e estilo de vida explicam o surgimento das varizes

Muita gente percebe que tem varizes nas pernas e lembra logo de pais ou avós com o mesmo problema. Essa…

Leia mais

Copyright © 2026 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por