Estética vascular: soluções eficientes para varizes e vasinhos

Quando se fala em varizes logo se pensa em estética vascular. Os vasinhos e veias tortuosas além de provocarem incômodo, podem deixar a região atingida com aspecto desagradável à pessoa.

Neste texto, você confere o que pode ser feito para melhorar os incômodos e a estética dos membros atingidos.

Estética vascular

A estética vascular tem sido cada vez mais procurada dentro da área de angiologia e cirurgia vascular.

Procedimentos vasculares, quando realizados por um cirurgião vascular em ambiente ideal, ajudam a solucionar os incômodos causados pelas varizes e contribuem para um melhor aspecto da região atingida.

A variedade de tratamentos é grande. A escolha do método mais adequado para cada paciente será feita pelo cirurgião vascular, uma vez que as varizes não são todas iguais e seus graus variam de pessoa para pessoa.

Tipos de tratamentos

A escleroterapia é o procedimento mais utilizado no tratamento de varizes e na melhora da estética vascular. Para esse procedimento podem ser utilizadas algumas técnicas como:

Crioesclerose: o esclerosante, resfriado a uma temperatura de -40º, é aplicado dentro da veia com problema, destruindo a parte interna dela. Essa técina é vantajosa, pois reduz significativamente o desconforto durante a aplicação.

Escleroterapia a laser: a esclerose ocorre através da lesão térmica, obtida pelo aquecimento do sangue a temperaturas elevadas, por breves períodos de tempo. 

Esclerosante detergente: pode ser utilizado na forma líquida ou espuma. A espuma é mais vantajosa, pois promove maior contato entre o esclerosante e as células da parede vascular devido à sua maior densidade. Essa substância age diretamente na parede celular, que é composta basicamente por lipídios. Isso leva a uma inflamação que, com o passar do tempo, transforma a vênula em um cordão fibroso menos visível. 

Perna com varizes
Perna com varizes

Glicose 70%: é feito aplicando-se uma solução concentrada de glicose na veia ou vasinho com problema. O produto é gelado, o que contribui para diminuir a sensação de ardência provocada pela aplicação.

Além da escleroterapia, existem outros tratamentos para melhorar a estética vascular como:

Cirurgia de varizes: a flebectomia de tributárias, conhecida como cirurgia de varizes, serve para retirada da veia varicosa. O procedimento é feito em centro cirúrgico com anestesia. 

Endolaser: o procedimento é feito por uma punção na veia a ser tratada. Com ajuda de um ultrassom, uma fibra óptica é inserida no local e lança luz infravermelha, que faz as veias contraírem, à medida que a fibra é retirada da veia. Pode acontecer inflamação e coágulos, que são absorvidos pelo organismo. 

Radiofrequência: um cateter é colocado na veia a ser tratada. Guiado por ultrassom, o cirurgião vascular coloca o equipamento na posição correta e as ondas de radiofrequência fazem a veia fechar, impedindo a passagem do sangue.

Remoção da veia safena: é indicada quando a veia está muito tortuosa ou dilatada. Se não tratado, esse problema pode causar úlceras e feridas nos membros inferiores. 

É importante sempre passar por uma avaliação médica antes de qualquer procedimento, seja ele para estética vascular ou não. Se preferir, pode marcar uma consulta comigo para que não fique nenhuma dúvida. 

Veja também:

24-10-2024

Impactos da menopausa na saúde vascular: alteração, prevenção e tratamento

A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…

Leia mais
18-10-2024

Diagnóstico precoce facilita o tratamento contra as doenças vasculares 

“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…

Leia mais
08-10-2024

Pesquisa revela que óbitos por AVC já são maiores do que por infarto 

O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…

Leia mais

Copyright © 2024 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por