No universo da saúde vascular, as doenças arteriais e venosas, muitas vezes, são confundidas. Embora sejam causadas por problemas de circulação no corpo, a doença arterial acomete as artérias, que são vasos sanguíneos que levam o sangue oxigenado do coração ao demais órgãos e tecidos do corpo, enquanto a doença venosa acomete as veias, que são vasos sanguíneos que trazem o sangue, já sem oxigênio, novamente para o coração, onde de lá, será enviado aos pulmões para receber novamente a oxigenação necessária.
Dessa forma, é importante compreender as diferenças para ter um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.
Neste texto, você confere as diferenças dessas duas condições vasculares e as causas de cada uma delas.
As artérias são vasos que saem do coração e levam o sangue para os tecidos dos órgãos.
Elas são uma parte importante do sistema que faz o sangue circular pelo corpo, fornecendo oxigênio e nutrientes para todas as células.
Dessa forma, não podem sofrer bloqueios ou interrupções no fluxo sanguíneo, porque quando isso ocorre, há consequências importantes na saúde do paciente: são as doenças arteriais.
Existem algumas condições capazes de prejudicar o fluxo sanguíneo. As
principais delas são:
O AVCi é uma condição que envolve a obstrução do fluxo sanguíneo para o cérebro, frequentemente causada por um coágulo sanguíneo ou trombo arterial.
O AVCh é uma condição na qual ocorre o rompimento de uma vaso sanguíneo no cérebro, geralmente por um aneurisma (dilatação de uma artéria).
A doença arterial obstrutiva periférica ocorre quando as artérias que conduzem o sangue para membros, pelve e demais órgãos, tornam-se estreitas ou obstruídas, impedindo assim a boa oxigenação, levando muitas vezes o território acometido ou órgão, ou mesmo um membro, a morte.
Neste caso, ocorre uma dilatação na artéria aorta abdominal (parte da aorta que passa pelo abdômen).
Com o tempo, essa dilação aumenta, e pode enfraquecer a parede do vaso, que pode se romper, resultando em dores fortes e uma hemorragia interna grave.
As doenças venosas se manifestam nas veias, e podem se apresentar de diversas formas.
A trombose venosa é a formação de trombos (sangue coagulado) no interior das veias, que podem se desprender formando os coágulos, e atingir a circulação pulmonar – embolia pulmonar.
São veias que se apresentam dilatadas e tortuosas, impedindo um bom funcionamento do retorno venoso, sendo assim, trazendo consequências desagradáveis aos pacientes que apresentam tal doença.
As doenças vasculares podem atingir com mais facilidade os pacientes que se enquadram no grupo de risco, que inclui:
● Diabéticos;
● Tabagistas;
● Pessoas com colesterol alto;
● Sedentários;
● Obesos;
● Pessoas com pressão arterial alta,
● Pessoas com doenças cardíacas;
● Pessoas com histórico de outras doenças vasculares. (é um dos principais fatores)
Os tratamentos variam conforme o tipo de doença e a gravidade do quadro.
Para evitar doenças vasculares, adotar um estilo de vida saudável é
fundamental. Praticar exercícios físicos regularmente e manter uma dieta
equilibrada são medidas de prevenção.
Na clínica Fábio Rocha Cirurgia Vascular, comandada pelo cirurgião vascular Dr. Fábio Rocha, estão presentes vários tratamentos para doenças vasculares.
Se você deseja agendar uma consulta, entre em contato conosco pelos seguintes meios: telefone (16) 3442-7562 ou pelo WhatsApp (16) 99704-7562.
Para mais detalhes, visite nosso site.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais