O hemograma, conhecido como hemograma completo, é um tipo de exame muito solicitado por médicos. Ele é realizado por meio da retirada de sangue e avalia as células que compõem o tecido sanguíneo.
Além de monitorar a saúde de um paciente durante um tratamento em andamento, os resultados do hemograma podem confirmar ou revelar um diagnóstico.
Pensando nisso, o blog do Dr. Fábio Rocha apresenta os detalhes sobre o hemograma, quais doenças podem ser detectadas por meio do exame e a importância de realizá-lo constantemente. Confira!
O hemograma é um exame de sangue que avalia os principais componentes do sangue. Ele avalia três grupos de células: glóbulos vermelhos (hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio), glóbulos brancos (leucócitos são ligados à defesa do organismo) e as plaquetas (fundamentais na coagulação sanguínea).
Além deles, o hemograma revela informações sobre hematócrito, hemoglobina, volume e forma das células. É um dos exames laboratoriais mais solicitados porque fornece uma visão ampla do estado de saúde.
O hemograma completo não dá um diagnóstico fechado sozinho, mas fornece pistas importantes que ajudam o médico a suspeitar ou confirmar várias condições de saúde. Como:
Algumas práticas são recomendadas antes da realização de um hemograma. São elas:
As anormalidades de um hemograma surgem quando os valores medidos estão fora dos intervalos de referência.
Esses intervalos variam um pouco de acordo com o laboratório, idade e sexo da pessoa, mas, em geral, seguem padrões definidos. Veja:
Valores alterados indicam que algo pode estar fora do normal, mas precisam ser interpretados somente pelo médico, em conjunto com sintomas e histórico do paciente.
Realizar um hemograma regularmente, ao menos uma vez por ano, é recomendado para todos, incluindo pessoas clinicamente saudáveis.
Por meio do exame é possível detectar alterações precocemente, antes que apareçam sintomas graves, monitorar a saúde de modo geral e avaliar o risco de complicações, já que plaquetas baixas ou leucócitos alterados podem indicar risco de sangramentos, ou infecções.
Assim como manter o hemograma em dia, manter a sua saúde vascular é essencial. O Dr. Fábio Rocha tem os melhores procedimentos quando se trata de varizes, linfedema, insuficiência venosa, problemas de circulação sanguínea, entre outros.
O atendimento é especializado e humanizado. Para agendar uma consulta com o Dr. Fábio Rocha, entre em contato clicando aqui.
Insuficiência Venosa Crônica (IVC) pode até soar um nome assustador, mas com paciência e as informações certas, separadas pelo blog…
Leia maisAs varizes são um problema que atinge cerca de 38% da população adulta no Brasil, segundo dados divulgados pela Sociedade…
Leia maisMuitas pessoas acreditam que problemas intestinais se limitam a sintomas como dor abdominal ou alterações no trânsito intestinal. No entanto,…
Leia mais