As varizes são um problema vascular comum, mas você já ouviu falar nas varizes ciáticas? Diferentemente das varizes tradicionais, que aparecem nas pernas, as varizes ciáticas afetam uma região mais profunda e podem causar sintomas específicos.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), 529 mil brasileiras foram internadas para tratamento de varizes entre 2013 e 2022, com uma média de seis cirurgias por hora.
No caso das varizes ciáticas, não há dados específicos, pois o fato de elas não serem visíveis dificulta o diagnóstico. Entenda no texto a seguir quais são as principais características desse tipo de doença e como ela afeta a qualidade de vida.
As varizes ciáticas são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem ao redor do nervo ciático, localizado na região pélvica e glútea. Ele é o maior do corpo humano e é responsável por controlar os músculos das pernas e dos pés, além das articulações do quadril, dos joelhos e dos tornozelos.
Esse tipo de varize é menos visível do que as varizes superficiais das pernas, pois ocorre em veias mais profundas. Elas podem comprimir o nervo ciático, causando dor, formigamento e outros sintomas semelhantes à ciatalgia (dor no nervo ciático).
Por isso, muitas vezes são confundidas com problemas de coluna ou inflamações nervosas.
Diversos fatores podem provocar o surgimento de varizes ciáticas. Assim como as comuns, o histórico familiar pode aumentar o risco de desenvolver a doença. Segundo a SBACV, três em cada quatro casos de varizes são identificados em mulheres, fazendo com que o público feminino seja mais vulnerável a esse tipo de caso.
O aumento da pressão abdominal e hormonal provocado pela gravidez favorece a dilatação das veias pélvicas. Já a obesidade e o sedentarismo dificultam o movimento de retorno venoso, além de o excesso de peso gerar uma sobrecarga na circulação.
Pessoas que passam longos períodos sentadas ou em pé também são mais vulneráveis a contrair varizes. Alterações nos níveis de estrogênio e progesterona são outros fatores que podem enfraquecer as veias.
As varizes ciáticas podem causar desconforto semelhante à compressão do nervo ciático. Se não tratadas, essas varizes podem piorar e levar a complicações como trombose venosa profunda (TVP) ou síndrome da congestão pélvica.
Um dos sintomas mais comuns é a dor intensa na região glútea, que pode irradiar a coxa e a perna. O paciente também pode sentir formigamento ou dormência nas pernas, além da sensação de queimação ao longo do trajeto do nervo ciático.
Inchaço, peso na região pélvica e dificuldade para ficar sentado por longos períodos são outros sinais associados às varizes ciáticas.
Se você sente dores na região glútea que irradiam para as pernas, consulte um especialista para avaliar se há varizes ciáticas ou outras condições venosas.
As varizes ciáticas possuem algumas diferenças importantes em relação às comuns. A principal delas é a localização, já que as ciáticas ocorrem em veias mais profundas.
Além da localização, as varizes ciáticas não são visíveis externamente. Os sintomas também podem ser diferentes. Nas varizes comuns, os principais sinais são dor, peso nas pernas e inchaço, enquanto nas ciáticas são formigamento, queimação e dor no ciático.
A prevenção desse tipo de varizes envolve hábitos que melhoram a circulação venosa e reduzem a pressão sobre as veias pélvicas. Um deles é praticar atividades como caminhada, natação e alongamentos, pois ajudam a ativar a circulação.
Se o seu trabalho exige longos períodos na mesma posição, faça pequenas pausas para movimentar as pernas e melhorar o fluxo sanguíneo. Meias elásticas podem auxiliar no retorno venoso, principalmente para quem já tem predisposição a varizes.
É fundamental manter uma alimentação saudável. Uma dieta rica em fibras, antioxidantes e com baixo teor de sódio previne inchaços e melhora a saúde vascular.
Formado em Medicina pela USP, o Dr. Fábio Rocha é especialista em cirurgia vascular e angiologia. Com consultório em Ribeirão Preto – SP, o seu atendimento alia experiência e empatia para cuidar da sua saúde vascular.
Em caso de sintomas de varizes ciáticas, agende a sua consulta conosco clicando aqui.
Pernas inchadas, cansadas e doloridas no fim do dia? Esse desconforto é mais comum do que parece e, muitas vezes,…
Leia maisAs varizes podem causar desconforto nos pacientes quando os primeiros sintomas se tornam perceptíveis. Por isso, a primeira reação de…
Leia maisO estresse é uma resposta natural do corpo diante de situações desafiadoras. No entanto, quando se torna frequente e prolongado,…
Leia mais