Quem frequenta a academia e pratica exercícios físicos com regularidade já ouviu falar na creatina. Esse suplemento gera energia extra para o usuário, principalmente em atividades de alta intensidade e de curta duração.
Porém esse não é o único benefício para o corpo. De acordo com um estudo elaborado pelos pesquisadores Holly Clarke, Robert C. Hickner e Michael J. Ormbee, da Florida State University nos Estados Unidos e da University of KwaZulu-Natal da África do Sul, a creatina pode melhorar a saúde vascular.
Saiba mais sobre a pesquisa e os efeitos da creatina no sistema vascular no texto a seguir.
De acordo com o estudo, a creatina possui outras propriedades além das relacionadas à energia. Algumas delas contribuem como possível antioxidante direto e indireto para efeitos anti-inflamatórios no organismo.
A pesquisa ainda levou em consideração a possibilidade do suplemento denotar como “terapia ajudante” para o manejo da saúde vascular em populações de risco.
Vale ressaltar que o levantamento não surgiu com a proposta de remexer na literatura médica, mas de deixar em aberto que a creatina pode atuar com o propósito da proteção da saúde vascular.
A creatina é uma substância natural produzida pelo corpo e encontrada em alimentos como carne vermelha e peixe. Ela também pode ser obtida em suplementos.
Os principais benefícios dela estão relacionados à produção de energia para células musculares, facilitando a realização de atividades intensas, como levantamento de peso.
Ao ser convertida em trifosfato de adenosina (ATP), a creatina contribui para o aumento do desempenho dos exercícios que demandam força. Ela também pode auxiliar na recuperação pós-exercício, reduzindo a dor muscular.
Confira a seguir os impactos desses efeitos na saúde vascular:
A creatina promove o ganho de massa muscular, já que ajuda as células a reterem água e estimula a síntese de proteínas.
Esse aumento melhora a circulação sanguínea, já que os músculos exercem pressão nos vasos, auxiliando o retorno venoso.
A inflamação crônica está associada a danos nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de condições vasculares. Com as propriedades anti-inflamatórias presentes na creatina, o risco desses problemas é minimizado.
Algumas evidências sugerem que a creatina pode melhorar a função endotelial, que é a capacidade dos vasos sanguíneos se dilatarem e contraírem adequadamente.
Além de ser anti-inflamatória, a creatina é antioxidante. Isso significa que ela pode ajudar a neutralizar os radicais livres no corpo.
O estresse oxidativo pode provocar danos nos vasos sanguíneos e a creatina tem efeitos benéficos nessa situação.
A creatina faz bem para o sistema vascular, assim como a prática de exercícios físicos. Quando os dois são combinados, os benefícios tendem a ser ainda maiores para o organismo.
Ao movimentar o corpo, o fluxo de sangue aumenta, tanto o que sai do coração, quanto o retorno por meio das veias. Com isso, a circulação passa a ter uma melhora considerável.
Os exercícios também ajudam a manter o peso ideal, já que o excesso coloca pressão no coração para conseguir bombear adequadamente.
A prática de atividades físicas ainda ajuda no controle da pressão arterial, reduzindo os riscos de diversos problemas, desde alterações nos rins a acidente vascular cerebral (AVC).
Duas reduções importantes acontecem durante os exercícios: a de inflamação, que como vimos, favorece o surgimento de problemas como a aterosclerose, por meio da danificação de vasos sanguíneos, e também do estresse, que pode aumentar o risco de infarto do miocárdio e de casos de AVC.
Além da creatina, as consultas de rotina com um médico especialista também são fundamentais na prevenção de problemas vasculares. Com consultório em Ribeirão Preto-SP, Fábio Rocha é especialista em cirurgia vascular e angiologia. Entre em contato e agende a sua consulta.
A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…
Leia mais“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…
Leia maisO Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…
Leia mais