Elas podem ser bem incômodas, mas as meias de compressão são um dos acessórios mais utilizados para melhorar a saúde vascular, ganhando destaque, inclusive, no mundo dos esportes.
As meias são muito recomendadas pelos cirurgiões vasculares para as pessoas que buscam melhorar a circulação sanguínea, prevenir inchaços e o surgimento de varizes.
Mas, e durante as atividades físicas? Será que elas são realmente eficazes?
Continue a leitura para entender como as meias de compressão de compressão podem ser uma grande aliada para quem pratica esportes.
Muita gente tem utilizado as meias de compressão durante as atividades físicas mais comuns como caminhadas, corridas, ciclismo e musculação.
Durante as caminhadas e corridas, as meias podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea nas pernas. E por que isso é bom? Porque ajuda a reduzir o risco de fadiga precoce e ajuda a pessoa a ter mais resistência durante o exercício.
As meias são especialmente indicadas para aqueles que fazem treinos longos ou atividades de impacto. E o motivo é simples! Elas minimizam o esforço nas pernas e contribuem para uma recuperação mais rápida após o exercício.
Para quem anda de bicicleta, as meias de compressão ajudam a melhorar a oxigenação muscular e a reduzir a retenção de líquidos. Isso resulta em menor fadiga muscular e maior disposição para aqueles treinos mais intensos.
Já os praticantes de musculação utilizam as meias de compressão com o intuito de estabilizar os músculos e as articulações para melhorar a postura e prevenir possíveis lesões durante o levantamento de peso.
Durante a realização de um exercício físico, o principal benefício das meias de compressão é a melhora da circulação sanguínea.
Elas têm graduação de pressão diferentes. Quando você utiliza a meia de compressão correta, indicada pelo seu cirurgião vascular, isso ajuda a impulsionar o sangue de volta ao coração e previne o acúmulo de fluidos nas extremidades.
Todo esse processo vai ajudar a reduzir o inchaço nas pernas e contribuir para a diminuição do risco de surgirem varizes.Isso resulta em uma sensação de pernas mais leves e menos fadiga durante os exercícios.
As meias de compressão também são conhecidas por suas propriedades que ajudam a acelerar a recuperação no pós-treino. Como assim?
Após atividades intensas, o corpo precisa eliminar as toxinas como o ácido lático, que se acumula nos músculos durante o exercício. A pressão da meia facilita esse processo, ajudando a diminuir dores musculares.
Esse efeito também é benéfico para as pessoas que realizam treinos mais longos ou extenuantes, pois ajuda a reduzir o risco de lesões, como distensões e torções.
Outro benefício é a prevenção de lesões, especialmente nas atividades que envolvem impactos frequentes, como a corrida.
Por fim, elas ajudam a manter a temperatura dos músculos, evitando o resfriamento excessivo durante exercícios ao ar livre em ambientes frios.
A escolha da meia de compressão ideal depende do tipo de atividade física que você pratica e precisa ser indicada por um médico.
Corrida ou caminhada
O modelo ideal deve oferecer uma compressão de média a alta intensidade, para ajudar na circulação e no controle da fadiga muscular.
As meias com compressão mais alta são indicadas para exercícios de maior impacto, como corridas longas ou treinos de resistência, uma vez que elas proporcionam maior suporte e estabilização dos músculos.
Ciclismo
As meias de compressão para quem anda de bicicleta devem ser mais flexíveis. Tudo para garantir a liberdade de movimento sem perder a eficácia na circulação sanguínea.
Os modelos que cobrem a panturrilha são uma boa opção, já que ajudam a reduzir a fadiga muscular nas pernas sem limitar o movimento necessário para pedalar.
Musculação
Para quem pega pesado na academia, as meias devem ser ajustadas ao tamanho das pernas e não devem ser excessivamente apertadas para não causar desconforto durante os exercícios de força.
É muito importante ressaltar que, antes de utilizar as meias de compressão, é fundamental contar com a orientação de um profissional de saúde, que vai indicar o modelo ideal para o seu corpo e para o tipo de exercício que você pratica.
É fundamental usar as meias de compressão de forma consciente e sob a orientação de um médico especializado, como um cirurgião vascular.
Somente ele pode ajudar a identificar o tipo de compressão mais adequado para cada pessoa, levando em consideração a saúde vascular individual e as necessidades específicas de cada corpo.
Você tem que ter em mente que as meias de compressão não substituem outros cuidados com a saúde, como uma boa alimentação, a prática regular de exercícios físicos e o acompanhamento médico periódico.
O uso adequado delas, combinado com outros hábitos saudáveis, pode maximizar os benefícios e melhorar significativamente a sua qualidade de vida.
O cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha está à disposição para oferecer um atendimento personalizado e orientações adequadas para a sua saúde. Para agendar uma avaliação, clique aqui.
As varizes, por si só, preocupam, não apenas pelo desconforto estético ou pelas dores e inchaços que causam, impactando a…
Leia maisDurante a gestação, o corpo da mulher passa por mudanças intensas. Nessas condições, é comum que a grávida note veias…
Leia maisCom tanto acesso a informações, já não é novidade que as atividades físicas são parte essencial de uma vida longa…
Leia mais