Os pacientes que enfrentam alguma condição vascular nos membros inferiores, como a doença arterial periférica (DAP), podem recorrer à angioplastia de membros inferiores como uma forma de tratamento.
Esse procedimento médico é minimamente invasivo e utilizado para tratar, principalmente, a DAP, condição caracterizada pela obstrução das artérias das pernas, geralmente causada pelo acúmulo de placas de gordura (aterosclerose).
Quando não tratada, essa doença pode evoluir para quadros graves, como úlceras, dor constante, infecções e até amputações das pernas e/ou pés. No entanto, a angioplastia é uma alternativa eficaz para combater o quadro.
Para que você possa entender melhor sobre esse procedimento, o blog do Dr. Fábio Rocha elaborou um texto completo com informações relacionadas à angioplastia de membros inferiores. Confira!
A angioplastia de membros inferiores consiste na desobstrução de artérias das pernas com o auxílio de um cateter com balão em sua ponta, que é inserido na artéria afetada.
Esse procedimento é realizado por um cirurgião vascular e ocorre sob anestesia local, geralmente com uma pequena punção na região da virilha, por onde se acessa a circulação arterial.
Por meio dessa punção, é inserido um cateter fino e flexível, que possui um balão em sua extremidade. Esse cateter é conduzido com precisão até o ponto da obstrução arterial.
Ao atingir o local comprometido, o balão é inflado e esvaziado repetidamente, promovendo a dilatação da artéria e permitindo que o sangue volte a circular adequadamente.
Em muitos casos, o médico pode optar pela colocação de um stent, uma estrutura metálica que permanece dentro da artéria para manter o vaso aberto e reduzir o risco de uma nova obstrução no futuro.
O procedimento dura em média entre 1 a 2 horas e, em muitos casos, o paciente pode ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte.
Esse procedimento é indicado para pacientes com fluxo sanguíneo comprometido nos membros inferiores.
A angioplastia de membros inferiores é indicada para pacientes com doença arterial periférica, especialmente em casos de:
Quais são os benefícios da angioplastia?
Esse procedimento minimamente invasivo oferece diversos benefícios para os pacientes:
Além disso, é uma alternativa eficaz para pacientes que não têm condições clínicas para procedimentos cirúrgicos mais invasivos.
A angioplastia de membros inferiores é um procedimento eficaz, seguro e cada vez mais utilizado para tratar a obstrução arterial nas pernas, causada principalmente pela aterosclerose.
A recuperação após a angioplastia é geralmente rápida. O paciente pode voltar às atividades leves em poucos dias, desde que siga as orientações médicas. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis é fundamental para evitar novas obstruções.
Se você apresenta sintomas relacionados à circulação nas pernas, é importante consultar um especialista para avaliação e orientação adequadas.
O Dr. Fábio Rocha é angiologista e cirurgião vascular com grande experiência em doenças vasculares. Graduado em Medicina pela USP Ribeirão Preto, com residência médica em Cirurgia Geral e especialização em Angiologia e Cirurgia Vascular, o Dr. Fábio Rocha prioriza um tratamento humanizado ao paciente.
Vale destacar que ele é adepto da abordagem de Slow Medicine, que prioriza o tempo e a atenção individualizada para cada paciente.
Para agendar a sua consulta, acesse aqui.
Entre algumas das doenças vasculares que mais merecem atenção está a isquemia crítica dos membros inferiores, uma condição grave que…
Leia maisConsiderada uma doença infecciosa da pele que pode ser facilmente adquirida, a erisipela bolhosa pode causar muito sofrimento ao paciente…
Leia maisSuas dores nas pernas não devem ser ignoradas em nenhuma circunstância – elas podem ser um sinal de alguma doença,…
Leia mais