A saúde vascular entra em destaque neste mês. A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) está promovendo a campanha Agosto Azul Vermelho.
A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações de qualidade com a população e conscientizar sobre medidas de prevenção para as doenças vasculares.
A escolha das cores azul e vermelho foram inspiradas em como as veias (azul) e as artérias (vermelho) costumam ser representadas. Durante o mês de agosto também é celebrado o Dia do Cirurgião Vascular (15) e o Dia Nacional da Consciência Vascular (17).
Segundo dados da SBACV, os problemas vasculares atingem 40% da população. Deste total, 45% das mulheres e 30% dos homens são acometidos por varizes, que aumentam conforme a faixa etária do paciente.
Mas essa não é a única condição relacionada à saúde vascular. A obstrução de artérias dos membros inferiores pode causar desde a amputação de um membro até um infarto. Por isso, é muito importante conhecer sobre os cuidados de prevenção.
A saúde vascular se refere ao estado geral do sistema circulatório, que inclui artérias, veias e vasos sanguíneos menores.
Esse sistema é responsável por diversos processos corporais, como a regulação da pressão arterial, a entrega de oxigênio e nutrientes para as células e a eliminação de resíduos e dióxido de carbono do corpo.
Quando o sistema vascular está saudável, o fluxo sanguíneo é adequado e as células recebem a quantidade necessária de nutrientes e oxigênio.
Alguns fatores podem impactar negativamente na saúde vascular. A idade avançada e o histórico familiar são considerados os principais. Porém há hábitos que estimulam o aparecimento de doenças vasculares.
Confira alguns dos principais vilões da saúde vascular.
Fumar eleva a pressão arterial, danifica as artérias e aumenta a formação de placas de gordura nas paredes do vaso.
Ao deixar de fazer atividades físicas, aumentam as chances da pessoa ter obesidade. O excesso de peso aumenta o risco tanto de doenças vasculares quanto de cardiovasculares.
Alimentos processados e ricos em gorduras saturadas e açúcares podem prejudicar os vasos sanguíneos. Esses alimentos levam ao acúmulo de placas nas artérias, dificultando o fluxo adequado de sangue pelo corpo.
Confira também aqui quais são as principais doenças vasculares e como identificá-las.
Cuidar da saúde vascular é de extrema importância para promover a circulação adequada e prevenir doenças relacionadas aos vasos sanguíneos. Alguns hábitos podem ser implementados no cotidiano para minimizar os riscos.
O primeiro passo é adotar uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e grãos integrais. Não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia para se manter hidratado. Ela é imprescindível para facilitar a circulação sanguínea.
Outro fator relacionado à alimentação é a obesidade. Ela pode sobrecarregar o organismo e aumentar o risco de doenças vasculares. Por isso, é importante manter um peso saudável.
Em paralelo auma alimentação balanceada, a pessoa deve praticar atividades físicas. Ao se exercitar, há uma melhora na circulação, ajudando na manutenção do peso e fortalecendo os vasos sanguíneos.
Evite o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas. Além disso, fique de olho nos níveis de colesterol e pressão arterial, já que eles podem levar ao desenvolvimento de placas nas artérias.
Além das medidas de prevenção, o acompanhamento médico é fundamental para garantir as melhores condições da sua saúde vascular.
Quando uma doença é diagnosticada ainda no início, aumentam as chances de cura e a recuperação do paciente tende a ser mais fácil.
O Dr. Fábio Rocha é cirurgião vascular e angiologista e possui um consultório em Ribeirão Preto-SP. Agende uma consulta aqui.
O Whey Protein é um dos queridinhos dos frequentadores de academias por auxiliar no ganho de massa muscular e de…
Leia maisÉ muito comum, principalmente no público feminino, o surgimento de veias tortuosas, mais grossas e com aspecto azulado. A primeira…
Leia maisAs varizes são frequentemente associadas à estética feminina, mas essa condição também afeta muitos homens, mesmo que de forma menos…
Leia mais