Afinal, o envelhecimento afeta a saúde das veias?

De fato, o envelhecimento é um processo natural – e faz parte do processo da vida humana. No entanto, traz consigo diversas transformações no corpo, incluindo para as veias. E é por isso que é preciso estar atento à saúde vascular.

As veias, que são essenciais para o retorno do sangue ao coração, também sofrem modificações ao longo dos ano e compreender esse impacto é fundamental para promover uma vida mais saudável e prevenir complicações circulatórias.

Para responder às principais questões sobre o tema, o blog do Dr. Fábio Rocha elaborou um texto sobre aspectos essenciais do envelhecimento e do sistema vascular. Continue a leitura e saiba mais!

Como o envelhecimento afeta a saúde das veias?

Como vimos, o envelhecimento impacta diretamente a saúde venosa por meio do enfraquecimento das válvulas, perda de elasticidade vascular e predisposição à hipertensão e varizes. 

Ainda assim, um estilo de vida ativo, alimentação saudável, controle do peso e cuidados médicos regulares podem reduzir significativamente esses efeitos. A prevenção é sempre o melhor caminho para envelhecer com mais conforto, circulação eficiente e bem-estar.

Mas o envelhecimento pode trazer algumas condições para a saúde vascular. São elas: 

  • Varizes e vasinhos: o enfraquecimento das válvulas venosas favorece o refluxo de sangue e o acúmulo em regiões periféricas, o que pode resultar nas veias dilatadas e tortuosas, incomuns esteticamente e causadoras de dor e inchaço (as varizes e os vasinhos);
  • Insuficiência venosa crônica: a incapacidade das veias de drenar adequadamente o sangue pode levar à insuficiência venosa, manifestada por sintomas como sensação de peso nas pernas, dor, edema e até úlceras; 
  • Hipertensão arterial e suas repercussões: o aumento da rigidez vascular eleva os níveis de pressão arterial, especialmente na fase de contração cardíaca (sístole), o que aumenta os riscos de problemas cardiovasculares.  

Quais são as principais alterações estruturais com a idade?

Ainda, há algumas alterações estruturais que merecem atenção. São elas: 

Perda de elasticidade e espessamento dos vasos

Com o tempo, as paredes das artérias, arteríolas e veias ficam mais espessas e rígidas devido à degeneração do tecido elástico e ao acúmulo de colágeno. 

Nas veias, especialmente nas pernas, essa rigidez compromete o funcionamento das válvulas venosas, responsáveis por evitar o refluxo sanguíneo.

Aterosclerose e hipertensão sistólica

A perda de flexibilidade das artérias leva ao aumento da pressão sistólica, contribuindo para o desenvolvimento de hipertensão. Simultaneamente, o estreitamento das arteríolas (característico da arteriosclerose) pode limitar o fornecimento de sangue aos tecidos vitais. 

E quais fatores podem acelerar o desgaste venoso?

Para cuidar da saúde vascular, é importante considerar fatores que aceleram o desgaste venoso ao longo dos anos. Entre eles, destacam-se:

  • História familiar e genética: a predisposição genética aumenta significativamente o risco de desenvolver varizes e outras disfunções venosas;
  • Obesidade e sedentarismo: o excesso de peso eleva a pressão sobre as pernas e, somado à falta de movimento, prejudica o retorno venoso;
  • Tabagismo: o tabaco compromete a qualidade dos vasos e acelera a deterioração vascular;
  • Alimentação inadequada: dietas ricas em sal ou pobres em nutrientes essenciais intensificam os danos.

Como cuidar das veias com o avanço da idade?

Os cuidados, na verdade, devem se manter os mesmos ao longo da vida. Afinal, eles são excelentes para a saúde vascular. Dentre eles, estão: 

  • Praticar exercícios regularmente, priorizando caminhadas e exercícios aeróbicos; 
  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, antioxidantes, baixa em sal e gorduras saturadas;
  • Controlar o peso para reduzir a sobrecarga vascular e o risco de varizes.
  • Evitar permanecer em pé ou sentado por longos períodos;
  • Usar meias de compressão e outras orientações profissionais;
  • Fazer acompanhamento médico com frequência.

Faça seu acompanhamento vascular com Dr. Fábio Rocha, especialista em saúde vascular!

Sente desconforto nas pernas, percebeu o surgimento de varizes ou deseja prevenir problemas circulatórios e cuidar da saúde vascular? 

Conte com o Dr. Fábio Rocha para um acompanhamento vascular humanizado e especializado, pensado para cuidar da sua saúde e bem-estar.

Atendendo na clínica TAS, em Ribeirão Preto, o Dr. Fábio alia experiência, tecnologia e atenção personalizada em cada consulta, oferecendo todo o cuidado que você merece.

Agende sua consulta agora acessando aqui e cuide da sua saúde vascular de forma segura e eficaz!

Veja também:

09-10-2025

Reconstrução vascular: o que é e como funciona? 

Ter uma veia ou artéria lesionada, ou bloqueada por doenças vasculares, traz preocupações para a saúde vascular dos pacientes. E,…

Leia mais
07-10-2025

4 procedimentos estéticos feitos por um cirurgião vascular

Sabia que o cirurgião vascular também pode realizar procedimentos estéticos, desde que indicado previamente? Especialmente porque, em grande parte dos…

Leia mais
03-10-2025

Quais são os mitos e as verdades sobre o AVC?

O AVC, conhecido também como “derrame”, é uma condição médica que necessita de atendimento urgente para minimizar seus danos. Ele…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por