Afinal, o envelhecimento afeta a saúde das veias?

De fato, o envelhecimento é um processo natural – e faz parte do processo da vida humana. No entanto, traz consigo diversas transformações no corpo, incluindo para as veias. E é por isso que é preciso estar atento à saúde vascular.

As veias, que são essenciais para o retorno do sangue ao coração, também sofrem modificações ao longo dos ano e compreender esse impacto é fundamental para promover uma vida mais saudável e prevenir complicações circulatórias.

Para responder às principais questões sobre o tema, o blog do Dr. Fábio Rocha elaborou um texto sobre aspectos essenciais do envelhecimento e do sistema vascular. Continue a leitura e saiba mais!

Como o envelhecimento afeta a saúde das veias?

Como vimos, o envelhecimento impacta diretamente a saúde venosa por meio do enfraquecimento das válvulas, perda de elasticidade vascular e predisposição à hipertensão e varizes. 

Ainda assim, um estilo de vida ativo, alimentação saudável, controle do peso e cuidados médicos regulares podem reduzir significativamente esses efeitos. A prevenção é sempre o melhor caminho para envelhecer com mais conforto, circulação eficiente e bem-estar.

Mas o envelhecimento pode trazer algumas condições para a saúde vascular. São elas: 

  • Varizes e vasinhos: o enfraquecimento das válvulas venosas favorece o refluxo de sangue e o acúmulo em regiões periféricas, o que pode resultar nas veias dilatadas e tortuosas, incomuns esteticamente e causadoras de dor e inchaço (as varizes e os vasinhos);
  • Insuficiência venosa crônica: a incapacidade das veias de drenar adequadamente o sangue pode levar à insuficiência venosa, manifestada por sintomas como sensação de peso nas pernas, dor, edema e até úlceras; 
  • Hipertensão arterial e suas repercussões: o aumento da rigidez vascular eleva os níveis de pressão arterial, especialmente na fase de contração cardíaca (sístole), o que aumenta os riscos de problemas cardiovasculares.  

Quais são as principais alterações estruturais com a idade?

Ainda, há algumas alterações estruturais que merecem atenção. São elas: 

Perda de elasticidade e espessamento dos vasos

Com o tempo, as paredes das artérias, arteríolas e veias ficam mais espessas e rígidas devido à degeneração do tecido elástico e ao acúmulo de colágeno. 

Nas veias, especialmente nas pernas, essa rigidez compromete o funcionamento das válvulas venosas, responsáveis por evitar o refluxo sanguíneo.

Aterosclerose e hipertensão sistólica

A perda de flexibilidade das artérias leva ao aumento da pressão sistólica, contribuindo para o desenvolvimento de hipertensão. Simultaneamente, o estreitamento das arteríolas (característico da arteriosclerose) pode limitar o fornecimento de sangue aos tecidos vitais. 

E quais fatores podem acelerar o desgaste venoso?

Para cuidar da saúde vascular, é importante considerar fatores que aceleram o desgaste venoso ao longo dos anos. Entre eles, destacam-se:

  • História familiar e genética: a predisposição genética aumenta significativamente o risco de desenvolver varizes e outras disfunções venosas;
  • Obesidade e sedentarismo: o excesso de peso eleva a pressão sobre as pernas e, somado à falta de movimento, prejudica o retorno venoso;
  • Tabagismo: o tabaco compromete a qualidade dos vasos e acelera a deterioração vascular;
  • Alimentação inadequada: dietas ricas em sal ou pobres em nutrientes essenciais intensificam os danos.

Como cuidar das veias com o avanço da idade?

Os cuidados, na verdade, devem se manter os mesmos ao longo da vida. Afinal, eles são excelentes para a saúde vascular. Dentre eles, estão: 

  • Praticar exercícios regularmente, priorizando caminhadas e exercícios aeróbicos; 
  • Manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, antioxidantes, baixa em sal e gorduras saturadas;
  • Controlar o peso para reduzir a sobrecarga vascular e o risco de varizes.
  • Evitar permanecer em pé ou sentado por longos períodos;
  • Usar meias de compressão e outras orientações profissionais;
  • Fazer acompanhamento médico com frequência.

Faça seu acompanhamento vascular com Dr. Fábio Rocha, especialista em saúde vascular!

Sente desconforto nas pernas, percebeu o surgimento de varizes ou deseja prevenir problemas circulatórios e cuidar da saúde vascular? 

Conte com o Dr. Fábio Rocha para um acompanhamento vascular humanizado e especializado, pensado para cuidar da sua saúde e bem-estar.

Atendendo na clínica TAS, em Ribeirão Preto, o Dr. Fábio alia experiência, tecnologia e atenção personalizada em cada consulta, oferecendo todo o cuidado que você merece.

Agende sua consulta agora acessando aqui e cuide da sua saúde vascular de forma segura e eficaz!

Veja também:

14-08-2025

Conheça os principais grupos de risco para trombose e como evitá-la

A trombose ocorre quando coágulos prejudicam a circulação do sangue, representando um risco maior para algumas pessoas.  Fatores como: obesidade,…

Leia mais
12-08-2025

Como a mudança brusca de temperatura afeta sua saúde vascular

Você já notou como seu corpo reage às mudanças bruscas de temperatura? Além do desconforto, essas variações podem ter um…

Leia mais
08-08-2025

Cãibras e circulação: qual é a relação?

As cãibras costumam provocar um forte incômodo quando ocorrem. O que poucos sabem é que isso pode estar diretamente relacionado…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por