Por que as varizes estouram e o que fazer nessa situação?

As varizes, por si só, preocupam, não apenas pelo desconforto estético ou pelas dores e inchaços que causam, impactando a mobilidade, mas também pela possibilidade de se romperem, condição chamada clinicamente de varicorragia, quando não tratadas adequadamente. 

Varizes estouradas causam sangramento súbito e intenso e manchas roxas, podendo resultar em hematomas internos, o que altera e dificulta ainda mais a rotina do paciente.

O blog do Dr. Fábio Rocha explica por que as varizes podem se romper, quais são os sintomas dessa situação e o que fazer para tratar a condição. Acompanhe e saiba mais!

Por que as varizes podem estourar? 

Os fatores que levam à varicorragia podem variar. Confira:

  • Fragilidade capilar: pacientes com a pele mais fina ou com deficiência de algumas vitaminas, como a vitamina C, podem ter vasos mais vulneráveis ao rompimento;
  • Pressão: algumas varizes têm as paredes mais frágeis e, quando ocorre aumento de pressão nas veias, pode haver extravasamento de sangue;
  • Exposição solar: ao longo dos anos, a pele pode sofrer danos causados pela exposição solar excessiva, o que fragiliza as paredes dos vasos, tornando-os mais visíveis e, consequentemente, mais propensos ao rompimento;
  • Coagulação: condições que afetam a capacidade de coagulação do sangue (como o uso de medicamentos anticoagulantes ou deficiência de plaquetas) podem elevar o risco de sangramentos e hematomas; 
  • Doenças no fígado: condições hepáticas podem afetar a produção de fatores de coagulação, resultando na fragilidade dos vasos sanguíneos;
  • Envelhecimento: o avanço natural da idade torna a pele e as paredes dos vasos mais finas e com menos elasticidade, aumentando a chance de rompimento.

Quais os sinais de varizes estouradas? 

O sintoma mais preocupante, e o que mais assusta à primeira vista, é o sangramento, principal sinal de que uma veia se rompeu. Normalmente, não causa dor e costuma ser percebido durante atividades do dia a dia, como banho, troca de roupas ou ao calçar sapatos.

Após o sangramento, é comum que manchas arroxeadas ou azuladas se formem ao redor da região afetada. Esses hematomas podem vir acompanhados de dor, inchaço e inflamação, resultado do sangue acumulado nos tecidos.

Em casos mais graves, o sangramento pode ser volumoso e intenso, podendo causar queda na pressão arterial, sudorese e tontura.

Esses sintomas precisam ser tratados rapidamente, pois, se demorarem a ser controlados, podem causar feridas abertas, aumentando o risco de infecções no local.

Como tratar as varizes estouradas? 

O recomendado é que a varicorragia seja tratada imediatamente por um médico. No entanto, existem algumas práticas que o próprio paciente, ou pessoas ao redor, podem realizar após o rompimento da variz, antes de chegar ao atendimento médico. Confira:

  • O paciente deve se acalmar e se deitar;
  • A perna afetada deve ser elevada acima do nível da cabeça;
  • A região do sangramento deve ser comprimida com um pano limpo umedecido em água fria;
  • Com o sangramento controlado, o paciente deve ser levado rapidamente ao atendimento médico, onde a situação será avaliada e tratada de forma adequada.

Importância do acompanhamento vascular no tratamento das varizes

Como visto, as varizes estouradas podem ocorrer por diversos fatores, o que reforça a importância do acompanhamento com um cirurgião vascular.

Pacientes com varizes precisam de consultas regulares para monitorar a doença, avaliar o grau da condição e permitir que o especialista monte o melhor plano de tratamento, que pode incluir:

  • Uso de meias de compressão;
  • Prática regular de atividade física (como caminhadas);
  • Elevação das pernas ao descansar;
  • Manutenção do peso adequado;
  • Uso de alguns medicamentos (sempre com prescrição médica) para aliviar os sintomas.

Em alguns casos, podem ser recomendados procedimentos como laser, radiofrequência, escleroterapia (também chamada de “secagem de varizes”) ou cirurgia, que costuma ter rápida recuperação e bons resultados funcionais e estéticos, contribuindo para a melhora da qualidade de vida do paciente.

Agende sua consulta com o Dr. Fábio Rocha! 

O tratamento de varizes requer o cuidado de um profissional que garanta segurança e bem-estar em cada consulta e procedimento.

O Dr. Fábio Rocha é referência e tem ampla experiência no cuidado com varizes e outras condições venosas, como trombose, linfedema, lipedema, erisipela, úlceras varicosas, doença isquêmica das pernas, entre outras.

Seguindo os princípios da Slow Medicine, o Dr. Fábio Rocha valoriza o tempo de consulta e a escuta cuidadosa de cada paciente, oferecendo um atendimento individualizado, focado na promoção do bem-estar e da qualidade de vida.

Agende sua consulta acessando nosso site. 

Veja também:

03-02-2026

Grávida com varizes: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por mudanças intensas. Nessas condições, é comum que a grávida note veias…

Leia mais
30-01-2026

Mobilidade comprometida: a importância dos exercícios para a prevenção de problemas circulatórios

Com tanto acesso a informações, já não é novidade que as atividades físicas são parte essencial de uma vida longa…

Leia mais
28-01-2026

Muito além da aparência: a importância dos cuidados com as varizes para a saúde e qualidade de vida

Quando se pensa em varizes, logo vêm à mente as veias inchadas e saltadas, acompanhadas de desconforto estético. No entanto,…

Leia mais

Copyright © 2026 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por