A Síndrome de Nutcracker, também conhecida como Síndrome de Quebra-Nozes, é uma doença vascular rara, que está ligada ao funcionamento das veias e artérias dos rins.
Essa condição vascular acontece quando há uma compressão da veia renal esquerda e o sangue não flui dentro dela, causando dores e outros sintomas agudos.
Para entender melhor o que é e como funciona esta condição, leia o texto abaixo!
O que é a Síndrome de Nutcracker?
Em nosso organismo, os rins são responsáveis por regular funções importantes, tais como a remoção de impurezas, o equilíbrio dos fluidos corporais e a remoção de urina.
A Síndrome de Nutcracker afeta todo o funcionamento do órgão. Essa condição ocorre quando a veia renal esquerda é comprimida pela artéria mesentérica superior, fazendo com que o sangue não flua dentro dela.
Quando o retorno venoso do rim esquerdo diminui, acontece uma sobrecarga e hipertensão venosa na veia renal esquerda, resultando em uma congestão sanguínea.
A doença é conhecida como “Síndrome do Quebra-Nozes”, porque o vaso fica comprimido entre duas estruturas, semelhante ao funcionamento de um quebrador de nozes. Existem duas maneiras diferentes da condição, a Síndrome de Nutcracker Anterior e Posterior:
Fatores de risco
Em geral, a doença é causada por questões da anatomia ou condições que alteram a pressão normal das veias. Muitas pessoas têm uma configuração anatômica venal que propicia a compressão das veias.
Porém, em muitos casos, existem fatores que geram a síndrome, como:
Sintomas
Os sintomas da síndrome muitas vezes são discretos e/ou silenciosos. Isso, aliado ao fato de ser uma doença pouco conhecida, faz com que as pessoas deixem de lado os sinais de quem tem algo errado.
Estão entre os sintomas:
Tratamentos
Quando falamos em tratamento para essa condição, os métodos variam entre práticas de estilo de vida, opções medicamentosas e procedimentos. Veja:
Em relação a procedimentos, existem alguns que podem ser realizados para a Síndrome de Nutcracker, como: inserção de stent intravascular, angioplastia da veia renal, derivação da veia gonadal esquerda e derivação da veia renal esquerda.
Dr. Fábio Rocha Cirurgia Vascular
Esteja sempre atento a qualquer possível sintoma de doenças vasculares e procure um especialista caso note algum deles.
Lembre-se também da relevância de fazer check-ups com um médico vascular regularmente. O Dr. Fábio Rocha é angiologista e cirurgião vascular, para agendar uma consulta com ele, clique aqui.
É muito comum, principalmente no público feminino, o surgimento de veias tortuosas, mais grossas e com aspecto azulado. A primeira…
Leia maisAs varizes são frequentemente associadas à estética feminina, mas essa condição também afeta muitos homens, mesmo que de forma menos…
Leia maisAs varizes, dilatações nas veias que afetam principalmente as pernas, são uma condição que atinge milhões de pessoas, especialmente mulheres. …
Leia mais