Durante a gestação, é normal que as mulheres sofram de vasinhos, varizes e inchaços nas pernas. No caso dos inchaços, existe o incômodo, já em relação às varizes e vasinhos, o pior problema costuma ser a questão estética.
Em geral, essas condições não levam a consequências graves, o que não significa que não precisam de atenção. Além disso, existem maneiras de amenizar esses quadros na gravidez. Veja no blog do Dr. Fábio!
Varizes, vasinhos e inchaço na gravidez
Varizes, vasinhos e os inchaços, durante a gestação de uma mulher, têm como principal causa os hormônios femininos que estão em nível elevado causando edemas e dilatação das veias.
No final da gravidez, quando a barriga está grande, o útero faz uma compressão das veias no abdômen, causando retenção, dilatação e inchaço. Os dois pontos citados aqui fazem com que surjam novas varizes, e as já existentes aumentem.
Durante a gestação, varizes e vasinhos costumam aparecer em torno do sexto mês. Além dos fatores já citados, outro dado é que o volume de sangue aumenta e faz com que esses fiquem mais visíveis.
Normalmente, aparecem nas pernas, mas também é possível que surjam na vagina ou no ânus (hemorroidas).
Por mais que as varizes na gestação não sejam consideradas perigosas, merecem atenção. Costumam sumir naturalmente após a gravidez, cerca de seis meses após o parto.
Existem situações em que elas não somem sozinhas, precisando de tratamento médico.
Para evitar as varizes, vasinhos e inchaços durante a gravidez, existem algumas medidas que as gestantes devem tomar:
As varizes nas gestantes, em geral, não trazem grandes complicações. O comum são problemas de menor gravidade, como flebite, varicorragia (sangramento de uma variz estourada) ou úlceras.
Nos casos mais extremos, podem gerar trombos. Os trombos são coágulos sanguíneos formados nas veias ou artérias, que dificultam a circulação do sangue.
É uma condição mais complexa que pode comprometer a saúde da mãe e do bebê, especialmente se formar êmbolos, coágulos que se desprendem e transitam pela corrente sanguínea.
Fazer procedimentos para curar as varizes durante a gestação não é o ideal, o melhor é investir em cuidados de estilo de vida, como os já apresentados acima, que aliviem e evitem o problema. Entre os possíveis tratamentos recomendados para as gestantes estão:
Dr. Fábio Rocha Cirurgia Vascular
Angiologista e Cirurgião Vascular, com o Dr. Fábio Rocha as gestantes podem fazer check-ups de sua saúde vascular e também tratamentos quando forem necessários e indicados. Para marcar uma consulta, o agendamento pode ser feito através do telefone (16) 3442-7562 ou (16) 99704-7562.
As meias de compressão são importantes aliadas para a saúde vascular e costumam ser recomendadas por cirurgiões vasculares para prevenir…
Leia maisA Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), também chamada de doença de Willis-Ekbom, é uma condição neurológica que afeta milhões de…
Leia maisO Whey Protein é um dos queridinhos dos frequentadores de academias por auxiliar no ganho de massa muscular e de…
Leia mais