Varizes em idosos: sintomas, prevenção e tratamentos

As varizes podem surgir em qualquer época da vida, mas são mais comuns em idosos.

“Estudos mostram uma prevalência média de 38% na população geral brasileira, sendo encontradas em 30% dos homens e 45% das mulheres, levando em consideração todas as faixas etárias”, diz a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

Porém, ela faz um alerta: “quanto mais idoso, maior a prevalência, sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes”.

O que são varizes?

As varizes são veias superficiais dilatadas e deformadas que aparecem ao longo das pernas na cor púrpura-azulada. São consideradas um problema vascular crônico. 

A hereditariedade e a idade são tidas como fatores de risco para o surgimento da doença. Contudo, outros fatores podem contribuir para o surgimento das varizes. São eles: obesidade, tabagismo, anticoncepcional e reposição hormonal, sedentarismo, traumatismo e gravidez. Para  detalhar cada um desses fatores, veja este texto aqui no blog. 

Varizes em idosos

Com a idade, ou devido a fatores hereditários, as veias podem perder a elasticidade e começam a apresentar dilatação, fazendo com que as válvulas não se fechem mais de forma eficiente. Dessa forma, o sangue passa a ficar parado dentro das veias, o que contribui para mais dilatação e refluxo. Essa dilatação anormal das veias leva à formação das varizes.

Veja alguns dos sintomas de varizes:

  • Veias visíveis (azuis), distorcidas e protuberantes;
  • Veias proeminentes (em pé);
  • Dores na perna (após muito tempo em pé);
  • Pernas cansadas;
  • Pernas pesadas;
  • Sensação de inchaço e queimação.

Formas de prevenção

  1. Faça atividades físicas;
  2. Não fume;
  3. Não fique em pé ou sentado (a) por longos períodos;
  4. Mantenha uma alimentação saudável e controle o peso;
  5. Cuidado com a exposição excessiva ao calor do sol e das saunas;
  6. Use meias de compressão.

Neste texto, você verá com mais detalhes cada forma de prevenção das varizes. 

Tratamento de varizes em idosos

Se mesmo com as medidas preventivas as varizes aparecerem, procure um angiologista e cirurgião vascular de sua confiança para uma consulta.

O médico será o responsável por escolher o melhor tratamento para o paciente, levando em conta o histórico de cada um. 

Em alguns casos, podem ser indicados tratamentos com aplicação de espuma, laser ou cirurgias. Sim, dependendo da gravidade e do estado de saúde da pessoa, o idoso pode passar por uma cirurgia.

Se não tratadas de forma correta, as varizes podem evoluir para problemas mais sérios, como: formação de coágulos, feridas nas pernas, mudança na cor da pele, além dela se tornar mais fina e frágil.
Ao surgirem os primeiros sintomas de varizes, o melhor a se fazer é marcar uma consulta médica. Para marcar um horário com o cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha, clique aqui.

Veja também:

11-07-2025

O que são stents bioabsorvíveis e como eles funcionam

A medicina cardiovascular evolui constantemente em busca de soluções menos invasivas e mais seguras. Um exemplo disso são os stents…

Leia mais
09-07-2025

Por que as varizes podem voltar depois de operar? 

Para controlar as varizes, muitos pacientes recorrem à cirurgia, que costuma ser vista como uma solução definitiva. No entanto, com…

Leia mais
03-07-2025

Isquemia crítica dos membros inferiores: o que é, sintomas e tratamento

Entre algumas das doenças vasculares que mais merecem atenção está a isquemia crítica dos membros inferiores, uma condição grave que…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por