As varizes podem causar desconforto nos pacientes quando os primeiros sintomas se tornam perceptíveis. Por isso, a primeira reação de muitos é buscar no Google soluções “mágicas” e caseiras para curar essa condição.
No entanto, é preciso esclarecer que não existe nenhuma fórmula caseira para curar as varizes. O ideal é que o paciente procure sempre agendar uma consulta com um médico especialista. Esse profissional vai avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado para a situação.
Apesar de não existir uma cura natural, algumas ações podem ajudar a amenizar as dores provocadas pelas varizes até que o dia da consulta chegue. Confira a seguir algumas delas.
As varizes são veias superficiais das pernas que se tornam dilatadas e tortuosas. Em pessoas com predisposição ao desenvolvimento da doença, veias normais das pernas passam por um processo degenerativo, no qual perdem sua elasticidade e se dilatam, dificultando o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração — o que causa acúmulo nas pernas.
Dores e sensação de cansaço são alguns dos principais sintomas. Outros sinais são a sensação de formigamento e coceira, que podem ocorrer desde a simples presença de vasinhos até quadros mais avançados.
Além disso, há uma preocupação com o aspecto estético, sendo muitas vezes o principal motivo para a consulta médica. Porém, vale ressaltar que as varizes podem gerar complicações mais graves, como insuficiência venosa crônica, tromboflebite, sangramentos e hematomas.
Eventualmente, a tromboflebite pode se estender para uma veia profunda, causando trombose venosa profunda (TVP) — um caso mais grave, que requer tratamento imediato.
As varizes são consideradas uma doença multifatorial, ou seja, provocada por diversos fatores. Um dos principais é a hereditariedade: filhos de pais ou mães com a condição têm maiores chances de desenvolvê-la.
As mulheres também apresentam maior probabilidade de ter varizes. Segundo dados do Ministério da Saúde, elas representam 76% dos casos registrados no Brasil.
Outros fatores de risco são idade avançada, obesidade e até mesmo a gestação — já que, durante a gravidez, a quantidade de sangue aumenta para sustentar o desenvolvimento do bebê.
Algumas atitudes simples podem ser adotadas no dia a dia para reduzir o desconforto causado pelas varizes. Veja algumas dicas:
Ficar parado por muito tempo pode agravar ainda mais as varizes — tanto para quem trabalha em pé quanto para quem fica muito tempo sentado. Por isso, movimentar as pernas é fundamental para aliviar a dor.
Quem trabalha em pé pode utilizar um banquinho para se sentar e descansar por alguns minutos. Já quem trabalha sentado deve fazer pequenas pausas e levantar-se para caminhar. Apenas 10 minutinhos desse hábito já ajudam a aliviar a pressão nas veias.
Beber sucos naturais é um hábito saudável que auxilia na prevenção e redução das dores provocadas pelas varizes. Aposte em frutas vermelhas escuras — como o suco de uva preta, rico em resveratrol, substância que favorece a circulação sanguínea.
O chá de gengibre também é uma ótima opção. Ele é rico em compostos fenólicos como gingerol, chogaol e zingerona, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a melhorar o fluxo sanguíneo nos vasos.
Uma boa massagem pode aliviar a dor, desde que realizada com movimentos ascendentes — iniciando pelos tornozelos e subindo até a coxa.
Movimentos suaves e repetitivos com tornozelos, panturrilhas e pés também ativam a circulação, diminuindo os desconfortos. Se forem feitos com as pernas elevadas, o efeito é ainda melhor.
O calor, como o de duchas quentes ou da exposição prolongada ao sol, dilata os vasos e pode agravar os sintomas das varizes. Por isso, duchas frias, especialmente nos membros inferiores, ajudam a aliviar os sintomas momentaneamente.
Soluções naturais podem ajudar a amenizar os sintomas das varizes, mas é essencial que o paciente busque um especialista para avaliar o quadro.
Com uma trajetória sólida e um olhar atento a cada detalhe, o cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha alia experiência e empatia para cuidar da sua saúde vascular.
Marque sua consulta em Ribeirão Preto-SP e comece seu tratamento personalizado.
O linfedema é uma complicação que pode aparecer após o tratamento do câncer de mama e merece atenção especial. Muitas…
Leia maisDor nas pernas, inchaço no fim do dia ou manchas incomuns não devem passar despercebidas. Cuidar da saúde vascular é…
Leia maisQuando falamos em estética, muita gente pensa apenas em beleza. Mas, na medicina vascular, esse termo tem um significado diferente:…
Leia mais