Reumatismo ou má circulação: entendendo a diferença de dores nas pernas

Uma queixa bastante comum entre as pessoas é dores nas pernas. Mas essas dores não são causadas apenas por um único fator, podendo ser provocadas por problemas reumáticos ou circulatórios.

Então, como saber a diferença?

Neste texto, o cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha explica os principais sintomas e como é feito o diagnóstico.

Origem das dores nas pernas

As dores nas pernas podem surgir em diferentes horas do dia ou da noite, e em locais distintos dos membros inferiores.

Também podem ser causadas por vários fatores, porém os mais comuns são problemas reumáticos e problemas de circulação venosa.

Problemas de circulação venosa

Quando as dores nas pernas são causadas por problemas na circulação sanguínea, elas geralmente acontecem mais ao final do dia e surgem acompanhadas de inchaço, do joelho para baixo.

É comum sentir a sensação de peso nas pernas e, em alguns casos, é possível ver algumas varizes ou até mesmo a mudança de cor na pele, próximo aos tornozelos.

Quando o paciente descansa com as pernas elevadas, geralmente os sintomas melhoram, o inchaço diminui e o incômodo também.

Problemas reumáticos nas pernas

Já as dores nas pernas, quanto têm origem reumática, surgem normalmente nas articulações (nas juntas), como joelhos e tornozelos.

Ao contrário da dor causada por problema circulatório, a dor reumática tende a piorar com o repouso e a melhorar quando a pessoa está em movimento.

Inchaço e rigidez nas articulações podem ocorrer, principalmente ao acordar. Aftas, febre, perda de força nas pernas, problemas nos olhos e nas unhas e aumento de ínguas podem surgir, indicando problemas reumáticos.

Fazendo o diagnóstico

O diagnóstico pode ser complexo, por isso, é importante o paciente procurar um cirurgião vascular para fazer a avaliação correta.

O médico pode pedir exames como: ultrassom, tomografia ou ressonância, além de exames de sangue. Contudo, o mais importante é ouvir as queixas do paciente e, com o auxílio dos exames, fazer o diagnóstico correto e consequentemente, indicar o melhor tratamento.

Para agendar uma consulta com o doutor Fábio Rocha, que oferece um atendimento humanizado, eficaz e altamente especializado, clique aqui.

Veja também:

26-08-2025

14 motivos para consultar um cirurgião vascular

Dor nas pernas, inchaço no fim do dia ou manchas incomuns não devem passar despercebidas. Cuidar da saúde vascular é…

Leia mais
20-08-2025

Qual a relação entre varizes, estética e saúde vascular?

Quando falamos em estética, muita gente pensa apenas em beleza. Mas, na medicina vascular, esse termo tem um significado diferente:…

Leia mais
18-08-2025

Afinal, o envelhecimento afeta a saúde das veias?

De fato, o envelhecimento é um processo natural – e faz parte do processo da vida humana. No entanto, traz…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por