Reumatismo ou má circulação: entendendo a diferença de dores nas pernas

Uma queixa bastante comum entre as pessoas é dores nas pernas. Mas essas dores não são causadas apenas por um único fator, podendo ser provocadas por problemas reumáticos ou circulatórios.

Então, como saber a diferença?

Neste texto, o cirurgião vascular e angiologista Fábio Rocha explica os principais sintomas e como é feito o diagnóstico.

Origem das dores nas pernas

As dores nas pernas podem surgir em diferentes horas do dia ou da noite, e em locais distintos dos membros inferiores.

Também podem ser causadas por vários fatores, porém os mais comuns são problemas reumáticos e problemas de circulação venosa.

Problemas de circulação venosa

Quando as dores nas pernas são causadas por problemas na circulação sanguínea, elas geralmente acontecem mais ao final do dia e surgem acompanhadas de inchaço, do joelho para baixo.

É comum sentir a sensação de peso nas pernas e, em alguns casos, é possível ver algumas varizes ou até mesmo a mudança de cor na pele, próximo aos tornozelos.

Quando o paciente descansa com as pernas elevadas, geralmente os sintomas melhoram, o inchaço diminui e o incômodo também.

Problemas reumáticos nas pernas

Já as dores nas pernas, quanto têm origem reumática, surgem normalmente nas articulações (nas juntas), como joelhos e tornozelos.

Ao contrário da dor causada por problema circulatório, a dor reumática tende a piorar com o repouso e a melhorar quando a pessoa está em movimento.

Inchaço e rigidez nas articulações podem ocorrer, principalmente ao acordar. Aftas, febre, perda de força nas pernas, problemas nos olhos e nas unhas e aumento de ínguas podem surgir, indicando problemas reumáticos.

Fazendo o diagnóstico

O diagnóstico pode ser complexo, por isso, é importante o paciente procurar um cirurgião vascular para fazer a avaliação correta.

O médico pode pedir exames como: ultrassom, tomografia ou ressonância, além de exames de sangue. Contudo, o mais importante é ouvir as queixas do paciente e, com o auxílio dos exames, fazer o diagnóstico correto e consequentemente, indicar o melhor tratamento.

Para agendar uma consulta com o doutor Fábio Rocha, que oferece um atendimento humanizado, eficaz e altamente especializado, clique aqui.

Veja também:

24-10-2024

Impactos da menopausa na saúde vascular: alteração, prevenção e tratamento

A menopausa é uma fase marcante e inevitável na vida de todas as mulheres, trazendo transformações significativas no corpo e…

Leia mais
18-10-2024

Diagnóstico precoce facilita o tratamento contra as doenças vasculares 

“Prevenir é melhor do que remediar”. Esse ditado popular expressa a ideia de que é mais vantajoso evitar problemas do…

Leia mais
08-10-2024

Pesquisa revela que óbitos por AVC já são maiores do que por infarto 

O Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações ao redor…

Leia mais

Copyright © 2024 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por