Quando fazer uma consulta médica preventiva? 

É muito comum agendar uma consulta médica somente quando sintomas como dores ou  marcas na pele começam a aparecer. Isso é preocupante, pois, em alguns casos, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, tornando o tratamento ainda mais desafiador.  

Em situações como essa, uma consulta médica preventiva pode ser um divisor de águas, visto que diagnósticos precoces permitem um monitoramento e tratamento mais eficazes, independentemente do gênero ou idade do paciente, garantindo sua saúde, bem-estar e, em alguns casos, até a cura da doença.  

Receber um diagnóstico tardio resulta em um prognóstico mais desfavorável, com menor chance de cura quando a doença é identificada em estágio avançado. 

Dados do Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde (SUS), divulgados em 2022 pela Agência Brasil, mostram que, no período de 2020 a 2021, 45% dos casos de câncer de mama tratados com quimioterapia foram diagnosticados em estágios avançados (3 ou 4).

Com base em dados do DataSUS, um estudo mais recente, também divulgado pela Agência Brasil em agosto deste ano, estima que 60% dos casos de câncer de colo do útero são diagnosticados em estágios avançados no país. 

Por outro lado, a descoberta inicial de uma doença aumenta consideravelmente suas chances de recuperação total. O câncer de mama, por exemplo, pode ter até 95% de cura quando diagnosticado em estágio inicial, de acordo com a Febrasgo

Fica evidente que uma consulta médica preventiva pode ser determinante para a saúde. Pensando nisso, o blog do Dr. Fábio Rocha preparou este conteúdo, que explica o que é uma consulta preventiva, sua importância e quando é indicado agendá-la. Continue a leitura para saber mais!

O que é uma consulta médica preventiva?

A consulta médica preventiva faz parte da Medicina Preventiva que, ao contrário da medicina convencional, foca na prevenção e no desenvolvimento saudável do paciente, buscando reduzir os efeitos e possíveis complicações de doenças e promovendo a melhoria da qualidade de vida.

É na consulta preventiva que o médico estuda o histórico de vida e de saúde do paciente, avaliando fatores como hábitos, alimentação, qualidade de sono, traumas, predisposição genética para determinadas doenças e comorbidades, como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias crônicas e até transtornos mentais.  

Após essa primeira análise, são realizados exames físicos, que incluem a avaliação da altura e do peso (para cálculo do IMC), medição da pressão arterial, da temperatura corporal, bem como da frequência cardíaca e respiratória.

Exames adicionais, específicos para idade e gênero, como exame genital, das mamas e ginecológico, costumam ser solicitados. Exames laboratoriais e de imagem, como hemograma, eletrocardiograma, glicemia, perfil lipídico e ultrassons, também são feitos para complementar a avaliação. 

A partir dos resultados dos exames, o médico recomenda hábitos preventivos, orienta sobre mudanças necessárias e, caso seja detectada alguma doença, indica o tratamento mais adequado para alívio dos sintomas e, quando possível, reversão do diagnóstico.

Quais são os benefícios da consulta preventiva?

Os benefícios da consulta preventiva vão muito além de “ver se está tudo bem”, ela é uma das formas mais eficazes de cuidar da saúde. 

Um diagnóstico precoce permite a identificação de condições ainda em fase inicial, quando o tratamento tende a ser mais simples e apresenta maiores chances de sucesso. Condições como hipertensão, diabetes, cânceres de mama, de colo do útero ou de próstata podem ser controladas e até curadas quando detectados cedo.

A consulta preventiva ajuda a corrigir hábitos que aumentam o risco de doenças, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo e consumo excessivo de álcool. O médico pode orientar sobre mudanças no estilo de vida, ajudando o paciente a desenvolver uma visão mais completa do autocuidado. 

Essa prevenção também beneficia nas finanças dos pacientes, pois, ao detectar doenças precocemente, o tratamento tende a ser menos custoso do que quando realizado em estágios avançados, evitando internações, cirurgias e o uso prolongado de medicamentos.

Como a consulta preventiva pode auxiliar na saúde vascular?

Para a saúde vascular, em especial, a consulta preventiva tem um papel fundamental, pois ajuda a identificar e controlar precocemente fatores que comprometem o sistema circulatório, prevenindo doenças como infarto, AVC, varizes, trombose e até amputações.

Além da hipertensão, diabetes e colesterol alto, durante a consulta preventiva o médico avalia outros sinais que indicam risco para doenças vasculares, como níveis de triglicerídeos, glicose alterada, sedentarismo e sobrepeso. Esses fatores, quando não controlados, podem causar o endurecimento e obstrução das artérias (aterosclerose), principal causa das doenças vasculares.

A consulta pode levar à solicitação de exames de palpação de pulsos, verificação de varizes e inchaços, além de Doppler vascular, que detecta obstruções, refluxos venosos ou aneurismas, e avaliação do índice tornozelo-braquial, que mede a circulação nas pernas e auxilia no diagnóstico precoce da doença arterial periférica.

Na prevenção de varizes e tromboses, a consulta ajuda a tratar pequenas varizes antes que evoluam para quadros mais complexos, avalia a predisposição genética do paciente e orienta sobre uso de meias de compressão, exercícios e posturas adequadas. 

Quando agendar uma consulta preventiva?

A consulta preventiva pode ser feita em qualquer idade, mas é principalmente recomendada na fase adulta, anos antes do início da terceira idade, quando doenças mais graves costumam aparecer, tornando a mudança de hábitos e prevenção essenciais

Pacientes com predisposição genética ou histórico familiar de condições como AVC, câncer, diabetes, infarto e hipertensão devem estar sempre atentos e realizar consultas preventivas e exames de check-up pelo menos uma vez por ano. 

Assim, os riscos são diminuídos e o bem-estar, qualidade e expectativa de vida são aumentados. 

Agende sua consulta com o Dr. Fábio Rocha!

Se você tem em sua família histórico de doenças vasculares, ou a predisposição para desenvolver condições como trombose, varizes e outras doenças venosas, agende uma consulta com o Dr. Fábio Rocha. 

Adepto aos princípios da Slow Medicine, o Dr. Fábio Rocha valoriza o tempo e escuta cada paciente, oferecendo cuidados personalizados que promovem bem-estar e qualidade de vida.

Clique aqui e agende online! 

Veja também:

21-10-2025

Síndrome de May-Thurner: o que é e como tratar?

A síndrome de May-Thurner é um distúrbio da circulação sanguínea que afeta a região pélvica. Como o nome não é…

Leia mais
17-10-2025

Retorno venoso: o que é e qual a sua importância?

Você com certeza já ouviu falar que o coração é o responsável por bombear o sangue pelo corpo, mas já…

Leia mais
15-10-2025

Veias saltadas: quando se preocupar e o que fazer?

Você já notou que estava com algumas veias saltadas e ficou preocupado? Saiba que a condição pode acontecer naturalmente, por…

Leia mais

Copyright © 2025 Dr. Fábio Rocha. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por